Gente, como vocês sabem, antes de ser uma dona de brechó eu sou uma consumidora de brechós. Adoro passear pelos brechós e conhecer as pecinhas das amigas.
Mas tenho notado uma coisa ultimamente que não acho legal, por isso resolvi compartilhar aqui.
Sei que a febre do momento é a FARM, todo mundo ama, quer e idolatra as roupas dessa marca. Com essa procura, aumentaram também os "brechós" cheios de roupa dessa marca.
Apesar do nome "brechó", na verdade algumas meninas (
não são todas!) tem atuado como revendedoras da marca. Só tenho visto roupas com etiqueta por ai. Até ai tudo bem, todas podem vender o que bem entenderem, até porque, como todo mundo sabe a FARM pratica dois preços, um para o Rio de Janeiro e outro para os outros estados.
Assim, muitas vezes essas meninas vendem as roupas novas com uma margem de lucro, que acaba valendo a pena tanto para quem compra de outro estado, como para quem vende.
Mas andando por ai e também vi certas coisas que me deixaram chateada. Um dia desses passeando pelos brechós, cheguei a um de uma menina que vendia, dentre muitas outras peças novas da marca, um vestido da FARM. Ela dizia ter usado o vestido algumas vezes, e estaria vendendo por
menos do que ela pagou.
Me chamou a atenção pois eu tenho exatamente o MESMO vestido aqui no meu armário... Quando vi o preço que ela estava cobrando, não acreditei. Era o simplesmente o
TRIPLO do que eu tinha pago pelo mesmo vestido, novo, na loja. Isso porque ela estava vendendo o vestido usado.
Eu não sei como chamar isso, além de deslealdade. Acho desleal com as consumidoras do bazar, e desleal com as outras donas de bazar, pois acaba atingindo a boa reputação dos bazares online de uma forma geral.
Não acho que o pessoal precisa abusar nos preços. Principalmente, fazendo uma falsa propaganda de que está vendendo por menos do que pagou. Não acho legal, pois a pessoa compra achando que está fazendo um grande negócio quando na verdade está fazendo um péssimo.
Todo mundo reclama quando tem que comprar ingressos de um show através de cambistas, não é verdade? Pois essa prática de "vender FARM a qualquer preço", para mim, é a mesma coisa.
Então meninas consumidoras, tomem cuidado ao comprar essas pecinhas, e tenham em mente que nem sempre pode ser um bom negócio.
CLARO, que o que eu estou falando aqui NÃO se aplica a todas as meninas que vendem FARM ou roupas com etiquetas. Dá para fazer ótimos (e justos) negócios por ai. Mas essa prática existe, então achei que deveria falar.
Para as meninas donas de brechós, vamos ser sinceras com a cobrança. Se está cobrando mais do que na loja, avise, seja honesta. Justifique o preço, "a peça tem valor sentimental" ou "está esgotada" sei lá, mas enganar ou omitir, são práticas muito pouco cordiais nesse mundo dos bazares online em que a principal ferramenta de trabalho é a confiança.
Bom garimpo a todas ;)