Redirecionamento

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Repelentes do bem

Assim como os morcegos preferem a noite para flanarem à vontade, os mosquitos preferem o calor do verão. E o uso de repelentes químicos aumenta, embora não sejam uma boa alternativa para afastá-los das casas. Os de aplicação cutânea podem causar alergias e os específicos para o uso doméstico causam danos ao meio ambiente. Uma alternativa é aproveitar as opções que a natureza oferece.

Citronela

Arruda

Hortelã

Alfazema

Andiroba

Fonte: Portal da decoração.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Jardim organizado

Cuidar das plantas é ainda mais gostoso quando os acessórios estão à mão e em seus devidos lugares. Abaixo, ideias para acomodar ferramentas, cachepôs e objetos de jardinagem:









Fonte: Casa e Jardim

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Jardins que desafiam a gravidade

Se quiser um cantinho verde diferente em sua casa faça como o holandês Fedor van der Valk.

O paisagista cria jardins suspensos, em que as plantas ficam penduradas por linhas. Funciona assim: dentro de uma esfera, formada por terra e musgo, a raiz da planta é envolvida por uma espécie de rede feita com fios resistentes.

Depois, o arranjo é fixado no teto e parece flutuar no ar. Confira as imagens.





Fonte: Casa e Jardim

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Seu jardim, suas características

Acompanhe este vídeo muito interessante sobre como você pode fazer um jardim prático em sua varanda.

A dica é que você procure as plantas que se adaptem aos ambientes onde vão ficar e que tenham características parecidas com você.

Assim, será mais gostoso trabalhar num jardim que tenha o seu estilo:

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Aprenda a fazer uma horta vertical

Em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente, o blog da Butzke vai dar uma dica bacana de sustentabilidade.

A ideia é montar uma horta vertical em casa. Isso mesmo, você fazendo sua horta vertical!

Você vai precisar de:

- Jardineira (aqui usamos 3, mas você pode escolher quantas quiser colocar em sua parede)
- suporte para jardineira (na mesma quantidade de jardineiras)
- Terra preta
- Palha seca
- argila expandida
- mudinhas de sua preferência
- pá, chave de fenda, furadeira, parafusos e buchas.

Para plantar temperos, podem ser usadas jardineiras com a partir de 10 cm de altura. Se você deseja plantar hortaliças, escolha jardineiras mais altas, com 20 a 30 cm de altura.

Forre a jardineira com uma camada de aproximadamente um dedo de argila expandida. Esse material serve para reter a umidade e ajuda na drenagem do vaso.

Coloque a terra preta até a metade do vaso. As terras mais escuras geralmente têm mais material orgânico, o que significa mais nutrientes para a planta. O húmus de minhoca também é uma boa opção para o plantio.

Plante as mudinhas. Retire-as dos vasinhos ou saquinhos originais, mantendo a terra em volta da raiz. Você pode plantar diferentes espécies no mesmo vaso, desde que tenham mais ou menos o mesmo porte. Aqui escolhemos uma muda de salsinha e duas de cebolinha.

Coloque mais terra, até que as raízes das mudas fiquem completamente cobertas.

Escolha a parede da casa que irá receber a horta. O ideal, para temperos e hortaliças, é um local em que haja sol por pelo menos 4 horas por dia. Como as jardineiras são soltas, você pode levá-las para tomar sol em um local mais adequado (como uma varanda, por exemplo) durante o dia, e depois recolocá-las na parede. Há espécies de plantas que não necessitam de sol direto, como é o caso da maria-sem-vergonha, a violeta, o beijo de frade, que também podem ser plantadas seguindo os mesmo passos, compondo um jardim vertical.

Para fixar o suporte da jardineira, faça dois furos paralelos na parede (siga a distância entre as hastes do suporte). Coloque as buchas, posicione o suporte e fixe os parafusos com a ajuda da chave de fenda.

Repita o processo com as outras jardineiras, deixando uma distância de pelo menos 30 cm entre cada uma. Outras formas de dispor os vasos também podem ser criadas, formando linhas diagonais ou posicionando-os lado a lado.



Pronto, sua horta está completa. Logo após o plantio, é comum que as mudas murchem um pouco, pois sofrem com o processo de transposição. Mas não se preocupe, basta regá-las bem e aguardar alguns dias até que estejam fortes novamente.

Fonte: Casa Cláudia

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Orquidário com amor

Veja que interessante esta matéria da Revista Casa Cláudia:

Orquídeas cuidadas com amor: um impecável orquidário com 4 mil plantas

Este orquidário é o sonho de um aficionado, o administrador de empresas Luís Lima, que criou o ambiente ideal para o cultivo da planta em casa.

Pássaros evitam pragas, outras espécies oferecem sombra e um lago, recoberto de seixos, favorece a umidade, além de abrigar centenas de peixes.

Conheça também algumas dicas de cultivo e se familiarize com algumas espécies de orquídea.






Deu vontade de cultivar flores também?

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Escada na área externa

O sobe e desce do lado de fora da casa pode ser rodeado por arbustos, árvores, flores.

A dica é usar vasos grandes e criar espaços com mais vida e harmonia.

Nas áreas onde é comum haver limpezas pesadas, por exemplo, é interessante manter a vegetação em grandes floreiras, pois facilita a limpeza do ambiente.

Inspire-se nas imagens a seguir e transforme os degraus em mais uma atração do jardim.




Fonte: Casa e Jardim