sábado, 5 de outubro de 2019

Reformar em Orlando

          Como muitos sabem nós pegamos uma Flip em Orlando há alguns meses atrás. Uma Flip é uma propriedade que se compra, reforma e depois vende. Eu já assisto programas de Flip na TV por anos. E agora virou moda nos EUA pois esses shows mostram impressionantes transformações e lucro formidável. Porém não é sempre assim. Até mesmo nesses shows eles mostram algumas vezes onde o negócio não deu tão certo assim e muitos pesadêlos durante a reforma afinal, nunca se sabe o que vai aparecer quando se abrem as paredes. Uma coisa é certa em 100% dos casos. O orçamento estimado sempre estoura e isso aconteceu conosco também. 

           Nós adquirimos uma casa aqui no bairro onde moramos, que é considerado um bairro A de Orlando com muita procura. Atualmente só há 4 imóveis no bairro inteiro à venda. Um bairro de aproximadamente 8 mil pessoas. Aliado a isso uma escola K-8 (Kindergarden até 8 série) nota 10 foi inaugurada dentro do bairro em 2018. Adicionando a proximidade ao centro de Orlando e a tudo que se pode desejar como bares, restaurantes, casas de espetáculos, ginásios de esportes e de futebol faz com que seja a área ideal para fazer um Flip. Porém é muito difícil de aparecer um. Mesmo porque quando aparece, mesmo o imóvel estando inabitável, o valor que pedem é alto. 

              Nós arriscamos e compramos a casa por 213,500. Dois quartos, 2 banheiros em 110m². A ideia original era trasnformá-la em uma 3/2 o que daria um lucro muito maior trasnformando a garagem em uma suite, porém a prefeitura não nos autorizou fazer a mudança e tivemos que reformar do jeito que estava. 

          Eu já fiz várias reformas e decorei pelo menos 55 casas em Orlando mas nunca fiz uma Flip. No Final conseguimos fazer a reforma toda em 4 meses (do dia que começou até o dia final). Eu mesmo fiz o Staging (decoração somente para venda) e colocamos a casa no mercado por um valor que jamais foi vendido no bairro para uma casa 2.2 (2 dormitórios/2 banheiros) e...a casa vendeu em apenas 2 dias por USD 358,800.00 sem nenhum desconto. Agora já estamos procurando um novo imóvel pois agora que adquirimos uma tonelada de experiência, as próximas serão não somente melhores, mas o lucro aumentará também. 

      Se você se interessa pelo investimento, envie um email pra gente renato@unorealtygroup.com . Nós temos um pool (grupo) de investidores para os próximos projetos. A taxa de retorno está sendo calculada entre 10 a 18% para 6 meses. Grande abraço e fique agora com as fotos do nosso Antes e Depois:



A cozinha ficava dentro desse quadrado de paredes que retiramos. Isolamos
essa janela onde hoje é o refrigerador































domingo, 15 de setembro de 2019

Como se tornar Cidadão Americano

    

          Puxa vida, parece que foi ontem que eu escrevi para o blog e, na verdade, são quase 2 meses sem escrever. A vida é complicada hoje em dia e aqui nos EUA, como a maioria sabe, custa muito caro ter uma ajudante de casa. Nós é que temos que fazer tudo. Trabalhar, cuidar da casa, dos cachorros, da roupa, da comida e do quintal (que dá um trabalho imenso). Mas o post de hoje é para contar uma grande novidade. Na sexta feira me tornei cidadão americano. Quem lê o blog desde o início conhece a jornada. Não é nada fácil, passaram-se 9 anos e 10 meses até que eu pudesse adquirir a cidadania americana. Alguns me perguntaram, "mas porque você deseja ser cidadão americano"? por alguns motivos que vou explicar. 

          Em primeiro lugar eu me sinto como cidadão do mundo. Não há especificamente um lugar que eu tenha no fundo do meu coração como "minha casa". Eu sinto que eu poderia facilmente morar também no Canadá, na Europa ou até mesmo no Japão. É um sentimento esquisito. Você não se sente mais cidadão brasileiro porque não mora lá. Mas também não se sente cidadão americano pois não nasceu aqui. O presidente Trump falou através de um vídeo na cerimônia. Ele disse: "Hoje você faz parte da nossa família. Os americanos são seus irmãos e irmãs e o país é seu também." Humm sim, mas talvez seja o mesmo sentimento de um filho adotado, sabe? Ele é parte da família, mas lá no fundo ele sabe que ele veio de fora, mesmo sendo amado e muito bem aceito. 



             Já no Brasil, quando disse que estava de mudança para os EUA por vontade própria, fui chamado de "traidor da Pátria" e "egoísta". Em certo sentido sim, foi e é egoísmo da minha parte querer uma vida melhor pra mim deixando pra trás o país e as pessoas aonde eu nasci. Mas depois de tantos anos sofrendo no Brasil com todas as dificuldades que todo mundo conhece como se pode amar um país que não te ama de volta? Muitas pessoas não gostam. Veja só, no meu perfil do Instagram renato_s_alves, quando eu postei a foto da cerimônia de naturalização, 20 pessoas deixaram de me seguir. Até mesmo hoje, muitas pessoas não gostam que você saia do Brasil. Mas em resumo a vida é muito mais fácil, prazerosa aqui nos EUA, essa é a verdade. As oportunidades e as facilidades são muito maiores e a criminalidade muito menor. 

             Ter a cidadania americana em primeiro lugar é ter a certeza que eu não vou ter que sair daqui se não quiser. Se você possui um Green Card, você é um residente permanente, mas o governo pode tirar seu Green Card a qualquer momento e pedir que você se retire. Um simples acidente de carro onde você tomou 2 cálices de vinho um pouco antes do acidente é motivo suficiente para as autoridades acharem que você é um perigo à sociedade. Uma briga em um bar, um processo civil etc. Então, sendo cidadão é mais difícil. ë possível você também perder a cidadania, mas é uma coisa muito difícil de acontecer. A pessoa tem que fazer algo muito grave para perder a cidadania. 

            A cidadania também me permite ter um passaporte americano e eu não precisarei de visto para entrar em muitos países que o brasileiro é exigido o visto como Canadá e outros. Eu posso entrar no Brasil com meu passaporte brasileiro e entrar aqui com meu passaporte americano. É muito mais fácil. 


         Há outras vantagens também em ser cidadão americano. Pode-se trabalhar ou concorrer a postos de trabalho no governo e também votar o que eu acho importante. É importante você poder dar o seu voto a alguém que você acha que vai melhorar a condição do país. E aí, vai votar no Trump? Ainda não sei, pois embora a economia vá muito bem obrigado, não vejo o Trump como um presidente que a grande maioria dos americanos se orgulha em ter. As brigas no Twitter são a reclamação número um dos que votaram no Trump. Porém se aparece uma mulher igual a Hillary Clinton que tinha interesses escusos que vão de encontro ao bem geral, se só sobrar essas duas escolhas, terei que votar no homem. 

               Apenas com o Green Card, o residente só pode se ausentar dos EUA por 6 meses. Caso deseje um período maior é preciso pedir autorização para imigração e no máximo ficar 2 anos. Agora sendo cidadão eu posso, por exemplo, passar 8 meses na Europa sem pedir autorização e voltar e entrar no país sem nenhum problema. 

             Por todos esses motivos eu decidi aplicar para ser cidadão americano. Eu nem sei se um dia volto a morar no Brasil. Eu não gostaria sinceramente pois não vejo no país inteiro um lugar seguro o suficiente onde eu não tenha que ficar atrás de muros altos, grades, carro blindado ou com medo de andar na rua e ser assaltado, coisa que aqui eu nem sequer penso nessas coisas.

             Quando eu mudei para os EUA em 24 de Dezembro de 2009 o Green Card e a cidadania eram apenas um sonho distante que hoje se realizou. Vejo esse mesmo sonho em muitos dos meus amigos brasileiros aqui. Espero que todos que têm o mesmo desejo consigam assim como eu consegui. Foi uma jornada longa, de muito trabalho, muita luta, mas enfim chegou ao fim. E agora, qual o próximo passo? Sinceramente eu não sei. Eu gostaria muito de poder passar meses em outros países. Mas para isso é preciso ter renda não é mesmo? Talvez esse seja o próximo passo. Adquirir rendas hehehe. 

Na época da faculdade trabalhei de tudo o que se
pode imaginar. Foi um tempo de muito
aprendizado...
           Para se tornar cidadão americano é só visitar a página da imigração e ver os requisitos. No geral é preciso ter um Green Card por 5 anos (3,5 anos se for casado com o mesmo cidadão americano. Se trocar de conjugê daí cai nos 5 anos). É preciso também mostrar que pagou impostos por 5 anos. Além disso é preciso estudar para o exame (que é muito fácil), saber falar, ler e escrever em inglês. O exame é oral e acontece durante a entrevista final. Também o oficial te dita o que você deve escrever. Não há exame em nenhuma outra língua. Na cerimônia se jura à bandeira e recebe o certificado que mais parece com uma certidão de nascimento. Algumas pessoas na cerimônia esperaram 25 anos para adquirir a cidadania e na sala havia 76 pessoas de 30 países!

          E para finalizar, quero informar que a casa que compramos para reformar está quase pronta. Assim que ficar pronta, fotografarmos e vendermos, vou postar sobre a experiência. Um grande abraço a todos!


sexta-feira, 12 de julho de 2019

Fliping Houses é um Bom Negócio?

          

          Hoje em dia todo mundo sabe o que é uma "Flip". O termo Flip em inglês significa virar, às vezes virar ao contrário. Quando usado no mercado imobiliário, significa adquirir um imóvel em péssimo estado e "virar" o jogo. Os brasileiros já "aportugusaram" o termo dizendo "flipar". É comprar um imóvel em estado ruim, reformar e vender com lucro em pouco tempo. No Brasil já são bem comuns esses programas de TV onde se faz este tipo de trabalho. Quase todo mundo conhece os "Irmãos à Obra" (se bem que eles não têm nenhum programa onde só se flipa para vender em seguida com lucro. A maioria é para novos proprietários morar), Tarek e Christina do programa Flip or Flop e aqui nos EUA tem, pelo menos, mais uns 15 outros programas no mesmo gênero. Cada um em cidades diferentes como Chicago, Las Vegas, Los Angeles e assim por diante. 


Tarek e Chirstina no programa Flip or Flop
Fofoca básica: Eles se divorciaram e Christina tem um novo show
"Christina on the Coast" onde ela reforma para clientes e mostra
a nova vida com o novo namorado inglês. Aliás, o próximo
episódeo já vai mostrar o casamento deles.
Pobre Tarek, mas vai saber né?

          Em 2017 o número de "flips" nos EUA atingiu o record no país de 207.088 casas. Este número são só os que foram registradas as licenças na prefeitura. Se contar os que fazem sem licença, então este número pode dobrar. Hoje todo mundo quer comprar reformar e vender e ganhar bastante dinheiro em poucos meses. Afinal é isso o que os programas mostram não é mesmo? Mas será que é assim sempre?

       Não, absolutamente. Eu mesmo já assisti uns 4 programas em que o flip fica negativo, ou seja, não foi possível vender o imóvel a um valor que gerasse lucro e os proprietários terminaram com um prejuízo. E por que?

                Por vários motivos. Em primeiro lugar é preciso, antes de comprar examinar os imóveis no local em que o imóvel está à venda. Qual o valor de venda de imóveis novos nestes lugares? Qual o valor de imóveis reformados? Qual o valor médio por pé quadrado (aqui são pés quadrados e não metros quadrados) na região? Para o mesmo tamanho de imóvel qual o maior valor atingido? Que estado estava o imóvel?
              Após este estudo já dá para se perceber se o imóvel está em um preço bom ou não. Se vai ser possível "flipar" ou não. É preciso fazer as contas. Quando se compra um imóvel que parece estar em um bom valor, mas depois de reformado ele está em um preço muito acima do valor do bairro, geralmente vai ser difícil vender o imóvel. Veja por quê:

             Digamos que o imóvel reformado terá que ir para o mercado por 420,000 dólares. Se neste bairro não existe casas de 420 mil vai ser um problema vender o imóvel. É preciso se perguntar: Uma pessoa que tem 420 mil de crédito ou mesmo em dinheiro vai querer morar neste bairro? É o perfil de alguém com essas possibilidades? Isso também influencia na venda. Flipar uma casa em um bairro que só tem casas para vender por 100 mil vai ser difícil achar um cliente para pagar 300 mil. O perfil da área é 100 mil e não 300 mil. O imóvel pode ficar encalhado.

              Por último também há o fator surpresa. Pode-se, no meio da reforma descobrir problemas escondidos como problemas de fundação e outros que podem estourar o orçamento e fazer com que o lucro diminua e até mesmo desapareça. Uma inspeção seria muito bom neste caso. No entanto, uma inspeção custa e há inúmeras pessoas fazendo oferta em um imóvel no mesmo dia e, na maioria das vezes não dá tempo de fazer uma inspeção. Quando a inspeção termina o imóvel já foi vendido. A melhor coisa é fazer uma oferta rápida para garantir o imóvel, depois faz-se a inspeção e se aparecer algo sério o comprador tem o direito de cancelar o contrato. Isso é impossível com imóveis de leilão onde não é possível cancelar o contrato de compra e venda. 

              Há também aqueles que querem ganhar muito em uma vez só. Vemos pelos shows que o lucro esperado é entre 10 e 20% do valor investido. Na venda o proprietário ainda tem que pagar 6% de comissão, a documentação e também taxas para a prefeitura. É preciso fazer as contas, ver o tempo necessário para reforma e ver se o negócio é viável. Um bom corretor (que tenha experiência e conhecimento) é excencial na escolha do imóvel. Um bom empreiteiro também é excencial para visitar o imóvel e tomar a decisão de adquiri-lo pois ele pode dar um valor estimado de quanto vai custar a reforma total. Alguns, mesmo experientes, colocam os imóveis a um valor muito alto e estes ficam no mercado por muito tempo. Veja por exemplo o antes e o depois desta flip que não deu o lucro esperado aqui mesmo no meu bairro:



















  
              Espetacular não é mesmo? Eu mesmo pensei em comprar esta casa pra mim, mas USD 550,000 sem piscina? O proprietário adquiriu por 299 mil, deve ter gasto pelo menos 120 mil nesta reforma e colocou no mercado por 550 mil. O imóvel ficou 1 ano no mercado (o que queima o filme do imóvel) e foi vendido por 465 mil. Despois de comissões de 30 mil dólares e custas de fechamento em 5 mil, o proprietário terminou com 430 mil. Talvez teve 10 mil de lucro se a reforma não ficou mais do que eu estimei. Pode ter ficado mais e ele terminou com prejuízo. Isso que é reformar demais em um bairro que não comporta este valor de venda. A média de valores de venda no bairro é por volta dos 400-450. Ninguém vai pagar meio milhão de dólares por uma casa de 3 quartos, sem piscina e construída em 1955. Além do mais alguns erros são imperdoáveis. Gastou-se uma fortuna nesta cozinha, mas deixou-se as janelas originais que são péssimas para a calefação, aumentam o custo da energia e não tem atrativo estético. Conclusão...encalhou!



               Meu vizinho comprou um flip por 299 mil, gastou 100 mil dólares e listou o imóvel por 495 mil. É muito dinheiro para ganhar de uma só vez e eu, por curiosidade fui olhar o imóvel na Open House (visita aberta ao público). O imóvel é espaçoso porém a casa é de 1955. Houve uma ampliação mas a qualidade do acabamento deixou muito a desejar. Uma gambiarra atrás da outra e o pior, tudo vizível. Imediatamente eu sabia que a casa não ia vender. Quem vai pagar meio milhão de dólares em uma casa e se endividar por 30 anos deseja que, pelo menos, não haja nada para se fazer no imóvel e este não era o caso. Acabamento mal feito, rodapés horrivelmente pintados, buracos, pregos aparecendo etc. Conclusão, o vizinho teve que tirar o imóvel do mercado e mandar consertar tudo e depois listar novamente. O feedback dos corretores e pessoas que visitaram foi muito ruim. 

                 Quando listar o imóvel novamente esse proprietário terá que repensar o valor do imóvel. Este valor está muito alto para o bairro e para a idade da casa. Eu acredito que o valor correto da propriedade seria em torno de 450 mil. Depois de pagas as comissões e taxas ele ficaria com 25-30 mil dólares. É muito bom no entanto, as pessoas querem sempre mais dinheiro. Quem não quer? Mas é preciso ser realista. 

       Tome por exemplo o apartamento que compramos e reformamos e está descrito no post anterior a este. Se fôssemos vender, com o valor da compra mais a reforma de 42 mil chegaríamos a um valor de 208 mil. Com 12 mil de comissões e digamos 15 mil de lucro, teríamos que vender por 235 mil. Não venderia. E mesmo que alguém quisesse comprar, teria que ser à vista pois não acredito que uma avaliação para financiamento chegaria neste valor. Ficaríamos amarrados ao apartamento ou teríamos que vender com prejuízo. Isto é reformar "demais" a um ponto que para vender está muito acima do valor de mercado. Muita gente comete este erro. Como nosso objetivo foi alugar para ter uma renda no futuro, concordamos em reformar da melhor maneira possível. Se bem que hoje, eu teria feito uma reforma mais humilde. Embora o aluguel que conseguimos bateu o record do condomínio. 









              Eu adquiri minha primeira Flip no finalzinho  ano passado. Como ainda estamos em uma curva de aprendizado, ela demorou um pouco para começar. Está em pleno vapor agora e eu acredito que em mais um mês conseguiremos colocar no mercado para vender. Depois de vendido, vamos à procura de outro imóvel. Eu tenho agora também uma equipe completa para este tipo de trabalho e aprendi muito com respeito à documentação. Já fiz muitas reformas qui nos EUA, mas nada que precisasse licenças da prefeitura. Esta é diferente. 

           Nós adquirimos esse imóvel com dois clientes investidores e esperamos obter um lucro nesta primeira vez entre 10 e 15% do valor investido por 8 meses. Aqui nos EUA que não há muitas opções de investimento, é um excelente negócio. Só o futuro próximo dirá. 

                Uma avaliação final do negócio pode se dizer que é possível ganhar dinheiro com isso uma vez que se adquire  conhecimento e experiência, têm-se uma boa equipe e o mercado local mostra possibilidade de adquirir imóveis baratos para flipar e vender. Imóveis de leilão também são boas opções, mas tem que tomar cuidado na compra desses imóveis, pois nem sempre a escritura está limpa e não se pode cancelar o contrato. É como comprar de olhos fechados. Foreclosures, onde os bancos são proprietários do imóvel são uma melhor opção para quem não tem muita experiência no negócio. Porém o valor que o banco disponibiliza para venda é: Valor do imóvel reformado menos o valor da reforma. Não é porque é Foreclosure que vai dar lucro.

                 No momento estamos fazendo flips e reformas com investidores que já foram nossos clientes. Há uma base de confiânça já estabelecida entre eles e nós. Mas estamos abertos a outros investidores para prováveis novas flips no futuro. 
                       
Grande abraço a todos

Renato Alves
           
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...