sexta-feira, 26 de junho de 2009

A PANTERA E MENINO DO HARLEM


Qual jovem a mais tempo (como eu, beirando os 50) não teve no seu imaginário adolescente a presença de Jill Munroe?
Não se lembram? Vou ajudar: - Era uma vez 3 panterinhas que entraram para a polícia......
Ainda não? Vamos mais então.... : - Bolslei....? Ainda não? Charlie? Agora sim..... Tenho certeza que agora se lembram, daquelas Panteras gostosas, que habitavam a mente dos garotos cheio de espinhas no rosto(confesso que não tinha tantas espinhas, mas meu corpo estava naquela maluca transformação da puberdade).
Não lembra daquele quinteto do Harlem? Jackson Five? Esses vocês lembram fácil.
Então... Ontem o imaginário de milhões de pessoas no mundo sofreu um desfalque, uma grande perda.
Perdemos a pantera que lutava contra um câncer (e esse nem Charlie conseguiu evitar), e talvez o maior ídolo da musica POP.

Não sei se o resultado da carreira de Michael era previsível, afinal um garoto de 5 anos, sair do Harlem e virar no maior vendedor de discos da história da humanidade não deve ser tarefa fácil.
Não abro mão do lugar do Elvis (muitos críticos já o fizeram) para elevar ao ponto máximo esse menino, dono da Terra do Nunca e das musicas dos Beatles.
Não vou falar da vida particular do homem, quero somente registrar, provocar nos leitores um rápido exercício da trajetória, da dança, da voz, dos vídeos.... de tudo que esse menino (que nunca quis sair da Terra do Nunca), conseguiu entregar ao mundo na forma da sua arte.
As trocas de cor da pele, de nariz, as transformações, possivelmente faziam parte da insessante tentativa de permanecer na Terra do Nunca.
Não adianta, não existe Peter Pan, sem Sininho. talvez ai tenha estado o motivo de tudo.
Ontem perdemos 2 estrelas. De grandezas diferentes, mas que para meu imaginário são esplendorosas.
Não sei como é avida depois da morte, mas se vale a poesia e o sonho....
A Terra do Nunca, vai receber seu Peter Pan (Black or Whyte), com a segurança da nossa Panterinha.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

O SUBJETIVO E O HUMANO ou O SUBJETIVO É HUMANO?


¨Subjetivo é o oposto de objetivo (objetivo: claro, direto;
subjetivo: passivo de interpretação pessoal, indireto
Porque o Subjetivo é tão determinante em nossas vidas? Porque o óbvio perde seu poder determinante, daquilo que nos é claro, para o que é passivo de interpretação?
Os sentimentos...... ah os sentimentos, todos subjetivos. Todos eles nos movem, removem, empurram e nos travam. Os traumas são subjetivos.... As paixões são subjetivas (amamos bandidos, prostitutas, vagabundos, burros, gênios, ricos e pobres). É... a paixão é subjetiva. O ódio também é subjetivo (odiamos pessoas que nos amam, pais, professores, vizinhos e ex-amores).
A dor, a alegria, a saudade......
Sem dúvida o Subjetivo é o que nos difere das outras espécies.....
Mas me fica um duvida. E os animais que denotam alguns sentimentos (amor, companheirismo, ódio, e outros tantos a enumerar)? São subjetivos esses sentimentos.....
Afinal o subjetivo é Humano, ou é um forte elemento humano.
Somos o que somos porque somos subjetivos? Ou somos subjetivos e a partir daí nos tornamos o que somos?

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O INVERNO TAMBÉM É TARJA PRETA


Ainda na mesma linha de raciocíno do texto anterior.
Não tenho dúvida, o Inverno também é tarja Preta.
Com a chegada do frio, as pessoas ficam mais introspectivas, mais carentes. Aí, os complementos dessa estação Tarja Preta logo se manifestam: - vinho, lareira, founde, cobertor (de orelhas ou não). E tudo fica mais bonito, (pra quem esta com companhia).
Aí, é claro vem a Bipolaridade: E os que estão sozinhos? E os velinhos nos asilos? E os meninos de rua, calçando suas havaianas? E os sem havaiana? Aí aparece a solidão, a ausência do ser humano nesses que são humanos desvalidos. ai aparece a ausência de Deus (que em nós se manifesta para ajudarmos).
E vem aí a dor, a cacahaça, o sofrimento do ser pelo ser.
Não vou me alongar, pra estragar por completo esta estação Tarja Preta.
Mas ao aquecer seu corpo, não esfrie sua mente. Não esqueçe que esse frio que proporciona o calor humano, na sua bipolaridade, provoca também o ódio, o desespero dos menos favorecidos.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

ESSE MUNDO É TARJA PRETA


É isso mesmo, esse mundo é Tarja Preta. É Bipolar mesmo.
E não é de hoje que é assim não. Desde o pós guerra, é assim... De um lado os Americanos, de outro os Russos. Ocidente e Oriente. Tudo Bipolar. Bem e o Mal, o Ying e o Yang.
E a loucura desse mundo segue firme. Quer mais? Coreia do Norte, Coreia do Sul, Judeus e Palestinos.
Tudo nesse mundo é antagonico, (Bipolar).
Os Chineses tão virando Ritalina, o Obama, tá virando o Prozac, e o Brasil continua no Projac (isso mesmo.... nossa droga estabilizadora ainda é a Globo).
Enquanto isso a Bipolaridade chega as nossas vidas.
Bom aluno e Mau aluno, Bonita e Feia, Gorda e Magra, Rico e Pobre, com tatuagem e sem tatuagem (veja o caso da Canadense que teve que mostrara Bunda pra provar que era ela). É tarja Preta ou não é?
No transito, espaço de convivência e espaço a conquistar.
E nossos filhos? Como vão viver nossos filhos? Até quando essa Bipolaridade vai determinar a vida dos povos?
E vamos seguir vivendo nesse mundo Tarja Preta? Me dá o meu Projac.

terça-feira, 16 de junho de 2009

CONSELHO DE GUARDIÕES, O VELHACO KIM JONG IL, E O ORGULHO GAY



O Conselho de Guardiões do Irã, parece que vai recontar alguns votos, de algumas urnas, de algumas regiões do Irã. Tá respondido?
Com todo respeito a soberania dos povos e seus respectivos países, acho inconcebível que governantes (de qualquer regime) esqueçam em pleno Século 21 (apesar que no Irã em muitas áreas ainda estamos no século 18), que a soberania maior ainda é a vontade do povo. que eles (quando digo eles é todos esses malucos Presidentes, Reis, Déspotas disfarçados, que andam brincando de governar pelo mundo afora) que o poder emana do povo, e não do seu umbigo.

Agora no Irã, após uma campanha acirrada, e de uma suposta telefonada do Conselho de Guardiões para o canditado Mousavi, onde dava como certa uma disputa acirrada entre ele e Ahmadinejad. Logo depois o atual Presidente é consagrado vencedor das eleições.
já foram 7 mortos (os divulgados), e as manifestações não param. Então para acalmar o mundo e nao deixar Ahmadinejad incomodado (olha que o cara tem o botão da bomba na sua frente).

Bem... a forma que encontram para apaziguar tudo isso? Simples... recontam algumas urnas, de algumas regiões e referendam o cara no Poder. tá bom assim?
Enquanto isso, o velhaco Kim Jong Il na Coreia do Norte pra sacanear o Obama, condena as duas jornalista (lee e Ling) 12 anos de Recuperação através do Trabalho. (parece pena da Colonia Penal de Mariante). Meu...... isso são Doze anos, isso mesmo Doze anos de trabalhos forçados, submissão, estupros, abortos forçados entre outras coisas. Como o Ob, ops.. o Obama (lembra que já falei do lugar certo na hora errada), não ligou pra apelação do Kim Jong Il, agora o cara avisa, que vai fazer a bomba mesmo, e que não se metam....
No meio dessa loucura toda no mundo, São Paulo consegue fazer uma baita festa para a comunidade GLS. Fatura milhões, enche São Paulo, lota os os Hotéis, o comercio fatura, tudo em nome da alegria.

Ai aparecem uns recalcados pra jogar uma bomba, e mais outros imbecis pra surrarem dois simpatizantes. Acho sinceramente (me desculpem os Gays pelo termo) que esses caras tem no fundo uma profunda vontade de dar a B..... . Só isso que posso pensar de um tipo de gente que age assim.
Parabéns são Paulo, Parabéns aos Guardiões do Irã, e sinto muito Lee e Ling.... mas vocês duas sifu.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

DE VINHOS, PIZZAS. CHARUTOS E FAMILIA


Sexta-feira, minha esposa pede pra eu fazer aquela Pizza. Minha família adora a pizza que eu faço, e nessa sexta estava inspirado. Passei no mercado, comprei os ingredientes, inclusive a massa pronta(essa ainda não me aventurei a fazer, mas em breve....).
No caminho de casa, pensei..... cabe bem um vinho também....
Cheguei em casa, e as crianças estavam incrivelmente calmas (mais um ponto pro vinho, hehehe).
Enquanto preparava os ingredientes(sim... eu preparo cada ingrediente, corto, separa, lavo), pensei: nossa, o clima esta perfeito pra Pizza, pro vinho (um Paula Malbec 2007, que a essa altura já respirava) ai pensei no presente que o Guy havia me dado a alguns dias, Um Romeo y Julieta. Nossa....... sexta-feira perfeita.
Minha esposa que não bebe, se aventurou a uns goles de Vinho (tudo por conta do nome, pois nossa filha chama-se Ana Paula). Os ingredientes e temperos da pizza, se juntando aos poucos, aromas diversos, o delicioso paladar do vinho. O sorriso da minha esposa, um afago, as crianças a volta.
Foram as pizzas ao forno; junto com os temperos, um tanto de atenção, carinho, cuidado e amor.
Pronta a pizza, já ia quase meia garrafa do Malbec, quando finalmente sentamos a mesa.
Estar em família..... poder viver pacatamente em família.....
Bela desculpa a pizza, pra se divertir, viver e ser feliz, ao lado da minha amada Alessandra, de meus queridos filhos Thiago e Ana Paula.
Tudo tão maravilhoso, a união da minha família, a alegria por estarmos juntos, desfrutando um do outro....
Agora sentado na varanda, com nosso cachorro Figo (um filhote de Australian, muito danado), sorvendo o final do Malbec, fumando uma cigarillha.... E você vai perguntar: e o Charuto? Bem... o Romeo y Julieta vai ficar pra outra oportunidade.
Mas o melhor de tudo, é viver pacatamente em família... na zona sul de Porto Alegre.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

DE AMIGOS E ÍDOLOS



Essa historia exige um Flash Back (não o do ácido, mas exige uma volta no tempo).
1970 - Novembro..... Tinha 10 anos quando vi o Opala 84 rasgando a Curva 3, começando a alça da Curva do Laço, depois fazendo a Tala Larga....fiquei arrepiado. Tamanha emoção, pra um garoto que acompanhava o ídolo pelas Revista 4 Rodas e Auto Esporte.
Depois acompanhei não só o Opala (o mais bonito que já vi), mas o ídolo Pedro Victor De Lamare. Carreira prodigiosa, que pude acompanhar... De 70 a 73 foram 3 campeonatos com o Opala 84, depois várias outras vitorias, uma carreira vitoriosa na Europa. (ia esquecendo, depois o Opala virou amarelo, por conta do patrocínio. E o mais legal, é que nessa época já corria de autorama na Hobby no centro de Porto Alegre, e depois na Rodal, onde consegui meu primeiro motor sebring, e é claro, meu Opala amarelo).
Mas estou aqui pra falar do homem, da pessoa.
A pessoa de Pedro Victor de Lamare, conheci em 1996, primeiro como o ídolo do garoto, e aí como colega de trabalho.
Foram alguns anos de convivência esporádica, pois Pedro atuava em Uruguaiana e eu em Porto Alegre.
2009 - Passaram-se 29 anos, e tive o privilegio de encontrar no Leilão da Catanduva, e depois em Bagé (sempre rapidamente). E nessa segunda-feira recebo um telefonema logo cedo, perguntando se não gostaria de voltar a Porto Alegre com o Pedro. que alegria. Aquele garoto de 10 anos que correu pra cerca do Tala Larga a 29 anos atrás, saltou da cama com um sorriso (imagino como era pois não estava me olhando, mas sentia que minha alma tinha a mesma alegria de quando vi aquele Opala nº 84, rasgando a pista de Tarumã.)
Foi uma das viagens mais agradáveis que fiz nos últimos tempos (e olha ....eu viajo).
Poder estar com o Pedro Victor, desfrutar da sua companhia e constatar, que aos 72 anos, ainda permanece o mesmo Cavalheiro, a mesma educação, a mesma fidalguia, e a mesma alma inquieta....
E numa das curvas da estrada ao beliscar o freio do 307, e baixar a velocidade para 170Km/h, Pedro Victor num sorriso discreto e o mesmo brilho nos olhos de antes, me disse: Se fosse mais jovem, não beliscava o freio nessa curva....
Pedro Victor, pra mim é um privilégio poder privar da sua companhia.
O ídolo de 30 anos atrás, continua vivo, e o homem de 30 anos atrás também segue com o mesmo olhar e a mesma alma inquieta.
Muito obrigado pela companhia.....