Em fevereiro deste ano postei no meu outro blog (
Um Blog Simples) um trabalho voluntário que faço parte e o meu grande desejo de montar uma biblioteca comunitária -
postagem aqui.
Com o passar dos dias e os acontecimentos da vida o meu grande desejo adormeceu. Mas como acontece nos contos de fada, não foi um beijo que despertou e sim a chegada de uma caixa de livros enviada via Correios por uma amiga e leitora do meu blog, a
Ana Paula -
postagem aqui.
A chegada da caixa lotada de livros trouxe também, além da chama do incentivo e entusiasmo, várias respostas que eu precisava. Por maiores que sejam as dificuldades que apareçam em nossos caminhos, não devemos nunca desistir daquilo que tanto desejamos. Principalmente quando várias pessoas serão, de alguma forma, beneficiadas.
Então, na mesma semana comecei a preparar a biblioteca.
Separei dois cadernos: um para cadastrar todos os livros e o para controlar os empréstimos.
Cadastrei os livros, numerei e colei em cada um o aviso de como ser amigo do livro com os cuidados que devemos ter: não rasgar, não sujar nem rabiscar as páginas juntamente com o lembrete que emprestar é um prazer e devolver é um dever.
Fiz também um ficha com cadastro, para pegar os dados de cada criança. Inclusive tenho como projeto de que no aniversário dos 'sócios' da biblioteca fazer campanha para presenteá-los com um livro e material escolar supérfluo (canetas coloridas, lápis de cor de 24 cores... essas coisinhas que todo mundo adooora mas que para eles é uma realidade distante).
No domingo, dia 29 de abril, assim iniciou a "Biblioteca Ler é Bom!":
O nome da biblioteca foi escolhido por eles. Levei uma relação com os nomes e fizemos uma votação:
- Amigo do livro
- Vamos ler
- Ler é bom!
- Livroteca
- Ler e aprender
- Livrolândia
Houve um empate entre os nomes 'Ler é bom!' e 'Ler e aprender', vencendo o Ler é bom!. O que me deixou muito satisfeita em saber que eles associam a leitura como algo bom e que traz o aprendizado.
Expliquei as normas da biblioteca, entreguei as fichas de cadastro e tirei de cada um foto estilo 3x4. Enquanto tirava as fotos, para a minha surpresa, aqueles que estavam esperando ficaram lendo.
Na semana seguinte encomendei dois carimbos: "BIBLIOTECA LER É BOM!" e "DEVOLVIDO". Carimbei os livros, fiz as carteirinhas e quando a criança devolver os livros no caderno de controle de empréstimo será utilizado o carimbo "DEVOLVIDO".
No dia 06 de maio entreguei as carteirinhas e os primeiros empréstimos foram feitos.
A alegria deles em receber as carteirinhas foi algo contagiante. Quando mostrei as carteirinhas, a Isabelle, uma menina de 04 anos gritou e comemorou tanto que deixo todos os outros eufóricos também.
Ficou claro que toda vez que eles pegarem livros terão que apresentar a carteirinha e assinar no caderno de controle de empréstimos. Que cada um poderá ficar uma semana com o livro e mesmo que não tenha terminado a leitura terá que renovar o empréstimo. E que se não devolver o livro não poderá pegar novos livros.
A cada domingo meu coração se enche de alegria quando vejo aquela meninada chegando com os livrinhos debaixo do braço.
Comprei alguns livros de auto - ajuda e alguns adultos já estão fazendo empréstimos.
Sei que muitos livros não voltarão até por falta de incentivo dos próprios pais. Mas é uma boa forma também de trabalhar com eles alguns valores como: ser responsável, cuidar do que não é seu...
Ainda não consegui uma estante, mas sei que na hora certa ela chegará. E com ou sem estante a biblioteca existe e funciona!
Preciso desenvolver algo para aproveitar a leitura dos livros e incentivar aqueles que não estão lendo. Se alguém souber de alguma atividade ou tiver alguma sugestão, por favor me conte.
A ideia do blog é essa: apresentar a Biblioteca Ler é Bom! e trocar experiências.
E caso você tenha outra sugestão é quiser me enviar um e-mail tudo é sempre bem vindo: carolinalima86@gmail.com