terça-feira, 31 de março de 2020

"Andrá tutto bene" - Cristóvam




Realizador / Director: Pedro Varela Musica & letra / Music & Lyrics: Cristóvam Misturado & Masterizado / Mixed & Mastered: Pedro Villas Silva @ Namouche Studios

Concurso "A melhor carta 2020" - prazo alargado


Atenção que o prazo para submissão de "A melhor carta 2020" no âmbito do concurso da Fundação Portuguesa de Comunicações foi dilatado de 2 para 16 de abril.

Consulta o regulamento (V. notícia aqui) e envia a tua carta por correio até 16 de abril (data do carimbo de envio) para:

Fundação Portuguesa das Comunicações
Concurso “A melhor carta”
Rua do Instituto Industrial, 16
1200-225 Lisboa

Ou, se não for possível o envio por correio, envia a tua carta por email, juntamente com a tua inscrição, para o endereço: amelhorcarta@fpc.pt 

Entretanto, aproveita para fazer uma visita virtual ao Museu das Comunicações (clica na imagem abaixo):



quinta-feira, 26 de março de 2020

"Leya histórias ao deitar" do Grupo Editorial Leya


“Dando continuidade ao projecto #LeYaemCasa, motivado pela situação de confinamento a que os portugueses estão neste momento obrigados, a LeYa solicitou aos seus autores que gravassem curtas histórias para serem ouvidas à hora de deitar e em família, por adultos e crianças. Nasce assim o desafio 'LeYa histórias ao deitar'" (Nota de imprensa Leya).

Assim, a partir de amanhã (dia 27 de Março) estas histórias serão publicadas diariamente, às 21 horas, no canal de Instagram da LeYa. A ideia é, enquanto a situação de confinamento durar, publicar “um conto por dia e, a cada dia, um autor diferente a lê-lo para todos”, explica a editora.

A primeira história trata-se de um conto lido por António Mota, ao qual se seguirão histórias lidas por: Alice Vieira, Cristina Norton, Luísa Ducla Soares, Sónia Gomes da Costa, Francisco Moreira, Padre José Luís Borga, entre muitos outros.

In Leya e DN.pt

Biblioteca de Recursos Digitais - Ensinar e aprender "online"


Neste tempo de exceção em que vivemos, a Rede de Bibliotecas Escolares vem lembrar os recursos digitais como formas inovadoras de ensinar e aprender, "cada vez mais formativos e educativos, não só porque estão acessíveis a todos, em qualquer lugar e a qualquer hora, mas, sobretudo, porque promovem aprendizagens informais que se consubstanciam nas formais.

Cada educador/professor/formador deverá selecionar o recurso que pretende e apresentá-lo de forma clara e simples, sugerindo-se que siga as quatro etapas apresentadas no post O ensino a distância na escola | etapas e plataformas.

Estes recursos, cujo acesso  é aberto e universal e que estão em atualização permanente, estão organizados em cinco tipologias: 

1. Salas de streaming - tal como o nome indica, aqui, encontra vídeos com potencial educativo, organizados por áreas, como ciência, leitura e até cidadania.

2. Livros digitais - repositório de eBooks para descarregar e/ou ler em diferentes plataformas; disponibilizam-se também audiolivros.

3. Índice de autores - menu organizado por autores que recolhe conteúdos relacionados, muito diversificados e apelativos para utilização educativa. Aqui encontra entrevistas, biografias, documentários..., em suportes variados (podcast, vídeo, imagem, texto...).

4. Os media em revista(s) - revistas temáticas que apresentam artigos atuais e significativos que contribuem para o aprofundamento dos diferentes assuntos. Aqui se encontram artigos nacionais e internacionais, desde a neurociência à gamificação.

5. Podcasts - para os amantes do áudio, aqui se disponibilizam recursos incontornáveis para ambiente educativo/formativo na voz de professores, alunos, mas também especialistas e personalidades de renome em cada uma das suas áreas."


quarta-feira, 25 de março de 2020

Alanna Shaikh: "Por que razão o COVID-19 nos está a atingir agora - e como nos podemos preparar para o próximo surto"



Qual é a origem do novo coronavírus e como se propagou tão rapidamente — e o que se seguirá? A partilhar informações sobre o surto, a especialista em saúde mundial e TED Fellow Alanna Shaikh segue a propagação do COVID-19, discute por que razão as restrições de viagens não são eficazes e destaca as mudanças necessárias em todo o mundo para nos prepararmos para a próxima pandemia. "Temos de garantir que todos os países do mundo têm a capacidade de identificar novas doenças e de as tratar," diz.

"Volveremos a brindar", Lucia Gil



Tenhamos esperança, paciência e resiliência, e sigamos à risca as orientações da DGS. Vamos ficar bem!

terça-feira, 24 de março de 2020

“Guerreiros da Saúde contra o Coronavírus”


O livro "Guerreiros da Saúde contra o Coronavírus" foi desenvolvido pela equipa da Betweien para manter os mais jovens informados sobre o que se está a passar no mundo, com as ferramentas necessárias para agir da melhor maneira possível e disponibilizá-lo online. Através deste livro, a Betweien procura manter-se junto de todos os jovens que se viram privados de aulas, devido à mais recente pandemia, enquanto explica, de forma totalmente descomplicada, a realidade vivida atualmente e de que forma podemos combatê-la.

O livro encontra-se disponível para download em todas as páginas oficiais da Betweien, no Facebook, Instragram e Linkedin, e através do seu website. Também se pode solicitar o envio por WhatsApp: 912017440

Mensagem da equipa Betweien para todas as crianças:
Guerreiros e Guerreiras,

Todos os dias, trabalhamos para levar às crianças, de todo o país, histórias, contos, atividades, eventos, que sensibilizem para muitos temas que são de interesse.

Agora, tal como vocês que estão limitados de irem à escola, estamos também limitados no desenvolvimento do nosso trabalho diário... Mas, vocês não saem do nosso pensamento! Por isso, decidimos fazer este livro, para vos ajudar a entender melhor todos estes acontecimentos e para que possam passar melhor o vosso tempo com os vossos pais e mães - os vossos escudos nesta batalha que todos estamos a travar para combater o vírus.

Prometemos voltar em breve às vossas escolas, com tudo que o que vos podemos oferecer.

Até breve!

A equipa Betweien

NB: Texto da Betweien adaptado pela Equipa BE.

Albert Uderzo (1927-2020)

Homenagem de Marko Renko
 Albert Uderzo, nome literário de Alberto Aleandro Uderzo, nascido a 25 de abril de 1927 em Fismes (Marne) e falecido a 24 de março de 2020 em Neuilly-sur-Seine (Hauts-de-Seine), foi um autor de banda desenhada francês.
Albert Uderzo com René Goscinny
Trabalhou para os jornais France-Soir e France Dimanche, e para as revistas TintinPilote. Juntamente com Jean-Michel Charlier, foi autor da série Tanguy e Laverdure. Ele criou, com René Goscinny, as séries Humpá-páAs Aventuras de Astérix.


De 1959 a 1977, Albert Uderzo desenha vinte e quatro álbums de Astérix com os textos de Goscinny. Passados três anos após a morte de Goscinny (em 1977), Uderzo retoma a série das Aventuras de Astérix sozinho, criando mais dez álbuns. 

Albert Uderzo no seu ateliê.
Em 2013 aparece o primeiro álbum criado por Jean-Yves Ferri e Didier Conrad, aos quais ele confiou as aventuras do pequeno gaulês, embora continuasse a exercer o seu direito de aprovação do texto e desenhos.

Publicadas em 111 idiomas e dialetos, As Aventuras de Astérix continuam a ser a banda desenhada mais traduzida do mundo. Cerca de 380 milhões de álbums foram vendidos entre 1959 e 2020. A Filha de Vercingétorix, é o mais recente álbum da série, aparecido em 2019.

Albert Uderzo com o Astérix.

Albert Uderzo deixou-nos esta terça-feira, dia 24 de março de 2020. Tinha 92 anos.
Ficam as nossas homenagens, juntamente com as de grandes desenhadores.

Homenagem de Nob

Fonte da biografia: Wikipédia (tradução e adaptação pela Equipa BE)
Para saberes mais, lê a notícia do Diário de Notícias aqui.
Homenagens desenhadas na JuveBêDê.

domingo, 22 de março de 2020

Stop Contágio - um jogo para toda a família


Clica em cima da imagem para começares a jogar!

sábado, 21 de março de 2020

Dia Mundial da Poesia: "Lisboa ainda", Manuel Alegre


Kenny Rogers




Kenneth Donald Rogers (Houston, Texas, 21 de agosto de 1938 - 20 de março de 2020) foi um cantor de música country norte-americano, além de fotógrafo, produtor e ator.

"The thumb", Kenny Rogers

Rogers também foi um dos líderes do grupo USA for Africa, que teve como objetivo ajudar as vítimas da fome e doenças em África. A canção que deu início a essa organização foi o compacto We are the world, escrito por Michael Jackson e Lionel Richie. Essa música reuniu 45 cantores, que mais tarde seriam os integrantes do grupo.



Iniciou a sua carreira musical a gravar com o cantor de jazz Bobby Doyle, e juntou-se à banda folk The New Christy Minstrels em 1961, a tocar contrabaixo e baixo e a cantar. Em 1967, ele e alguns membros abandonaram a banda e fundaram os The First Edition, com quem ele conseguiu o seu primeiro êxito: Just Dropped In (To See What Condition My Condition Was In), uma canção rock psicadélico que alcançou o 5.º lugar dos tops de vendas. Rogers foi ganhando maior relevo e liderança nos The First Edition, e, a seguir ao sucesso de 1969 Ruby, Don't Take Your Love to Town, a banda foi adotando o estilo country. A banda acabou em 1975–1976, e Kenny Rogers iniciou uma longa e bem sucedida carreira a solo, com muitas colaborações de sucesso, incluindo duetos com as cantoras Dolly Parton and Sheena Easton, e uma parceria na escrita musical com o músico e cantor Lionel Richie, somando êxitos desde 1976, com Love lifted me, até 2015, com Once again it's Christmas, e prémios desde 1977 a 2017, data do seu último concerto.

"One tree", Kenny Rogers

Foi casado cinco vezes e teve cinco filhos.

Faleceu ontem, aos 81 anos. Fica aqui a nossa homenagem.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Kenny_Rogers

sexta-feira, 20 de março de 2020

Torneio Supertmatik.net


Em tempos de exceção é necessário reprogramar rotinas. Os jogos didáticos SUPERTMATIK são uma magnífica opção de atividade para ajudar a manter as nossas crianças felizes durante este período.

A plataforma SUPERTMATIK disponibiliza conteúdos educativos curriculares para todo o ensino básico (1.º ao 9.º ano de escolaridade), num formato online muito divertido. A aquisição, consolidação e ampliação de conhecimentos para as disciplinas de língua portuguesa, matemática, inglês, ciências naturais, história de Portugal, geografia, etc. é agora ainda mais intuitiva.

A EUDACTICA recomenda uma utilização responsável da plataforma online e sugere uma visita a www.eudactica.com para aqueles que desejarem complementar a oferta digital com as versões manipuláveis dos jogos SUPERTMATIK.

SUPERTMATIK… aprender é uma brincadeira!

P.S. - o SUPERTMATIK está disponível online 24/24 no site SUPERTMATIK sem necessitar de instalar qualquer software e/ou nos dispositivos móveis iOS e Android (aplicação gratuita).

Plataformas digitais de aprendizagem à distância



Os grupos editoriais da Leya e da Porto Editora e do grupo Prisa disponibilizaram a alunos e professores, temporariamente, em regime gratuito, as suas plataformas de ensino e aprendizagem.

Podes aceder abaixo a cada uma das plataformas, com apenas um clique:

Escola Virtual (Porto Editora)
Aula Digital (Leya)
Santilhana (Prisa)

quarta-feira, 18 de março de 2020

Biblioteca de Livros Digitais do Plano Nacional de Leitura



“Integrado nas múltiplas ações do Plano Nacional de Leitura, a Biblioteca de Livros Digitais é um espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com leitura e a escrita, que se assume como um agregado de livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura.

A Biblioteca visa criar um espaço comunitário na Internet, que se situa para lá do conceito tradicional de lugar da publicação na rede, entendido como mero repositório de trabalhos.

A Biblioteca de Livros Digitais é uma iniciativa Web 2.0, estruturada pela agregação de um número considerável de projetos individuais partilhados, entretecidos numa teia dinâmica de ligações.

A Biblioteca é um lugar de partilhas, de troca de experiências, agregador de todos quantos promovem e usufruem do prazer de ler e estão interessados em alargar o seu ciclo de amigos e conhecidos.

Jovens entre os 5 e os 105 anos de idade interessados em

  • melhorar as competências de leitura e escrita;
  • partilhar competências e saberes;
  • participar em iniciativas integradas nas múltiplas formas de leitura e escrita, características do século XXI. “
Para acederes à biblioteca, clica aqui ou na imagem acima.

terça-feira, 17 de março de 2020

Pedro Barroso: 53 anos de música e palavras




Faleceu hoje o professor e músico Pedro Barroso, de doença prolongada. 

"Nascido a 28 de novembro de 1950, Pedro Barroso foi ainda professor de educação física durante mais de duas décadas, aliando essa atividade profissional à música.

Tendo trabalhado, ainda adolescente, na rádio — e mais tarde passou pelo teatro, nomeadamente pelo grupo Teatro Experimental de Cascais, e ainda pela pintura e literatura, publicando e pintando —, Pedro Barroso começou por revelar-se enquanto artista com apenas 19 anos, quando apareceu no popular programa Zip-Zip, da RTP, acompanhado por Pedro Caldeira Cabral (guitarra portuguesa) e Pedro Alvim (viola), tendo prosseguido nas décadas seguintes com gravação de álbuns (mais de 20 editados ao longo da vida) e singles. 



Um dos seus temas mais conhecidos era “Menina dos olhos d’água”, revelado em 1987. Barroso atuou ainda em mais de uma dezena de países, tendo sido distinguido com a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA)."

Ficam aqui as nossas homenagens.

Fontes:
Canal do Youtube do Município de Torres Novas
Observador.pt

segunda-feira, 16 de março de 2020

Coronavírus - O que é e como prevenir



sexta-feira, 13 de março de 2020

Cancelamento da Prova Intermunicipal do 14.º Concurso Nacional de Leitura


Reproduzimos o comunicado do PNL 2027:

«As medidas preventivas para evitar o contágio pelo Coronavírus (Covid-19) têm tido consequências na organização de muitos eventos e levado ao cancelamento ou adiamento de muitas iniciativas.
Considerando:
1) a ativação nos municípios, escolas e organismos públicos de Planos de Contingência que têm anulado atividades, fechado espaços e serviços;
2) a decisão do Conselho de Ministros, de encerramento das escolas a partir do dia 16 de março de 2020;
3) as orientações da Direção-Geral da Saúde, recomendando que se pondere nesta fase inicial da ameaça epidémica, o adiamento ou cancelamento de eventos que, pelo número de participantes, proveniência dos mesmos ou condições de realização, sejam suscetíveis de gerar riscos desnecessários;
4) a limitação de datas alternativas ao calendário das várias etapas previstas para o CNL.

O Plano Nacional de Leitura e os seus parceiros no Concurso Nacional de Leitura (CNL), bem como Câmara Municipal de Oeiras, cumprindo as medidas referidas, tomaram a difícil e indesejada decisão de cancelar a 14ª edição do CNL, de modo a evitar quaisquer riscos de contágio.

Agradecemos todo trabalho e dedicação que os diversos intervenientes colocaram nas diferentes fases do CNL, demonstrando a importância das escolas, bibliotecas escolares e bibliotecas municipais, autarquias, professores e famílias na promoção do gosto e das competências de leitura.» 



Biblioteca Escolar encerrada - mas estamos "on"

Biblioteca escolar da escola sede: encerrada
COMUNICADO:

"No presente quadro epidemiológico do coronavírus - COVID-19 o Governo procedeu à suspensão de todas as atividades com alunos nas escolas, incluindo atividades não letivas e de acompanhamento às famílias, de 16 de março a 13 de abril. A prevenção de COVID-19 é uma responsabilidade de TODOS e, nesta medida, terá efeitos tanto mais positivos quanto TODOS cumprirem estritamente algumas regras; regras de higiene, distanciamento social, contenção da participação dos alunos em atividades, iniciativas e deslocações que potenciem o contágio. 

Após o início da suspensão os pais/EE, em caso de suspeição ou contágio do COVID-19, devem informar a escola através do telefone 236 244050 ou 969833720 / 969833719."

As bibliotecas escolares encontram-se encerradas, mas continuaremos "online", a dar-vos sugestões de leituras, música e filmes aqui e no Facebook do agrupamento. 

quinta-feira, 12 de março de 2020

Semana da Leitura 2020: Feira do Livro na BE



Em comemoração da Semana da Leitura (9-13 de março), mais uma vez, a Biblioteca Escolar da EBI Gualdim Pais, em parceria com a Papelaria/Livraria Soares e em articulação com o Grupo Disciplinar de Português, propôs à Comunidade Escolar uma feira do livro.


A nossa Feira do Livro tem estado a decorrer com algum sucesso, com a visita de alunos dos vários ciclos, podendo ser visitada até amanhã, sexta-feira, dia 13 de março.

Relembramos que, como medida de prevenção em relação ao novo coronavírus Covid-19,  impõe-se um limite ao número de alunos que podem entrar neste espaço de cada vez, e todos os utilizadores devem lavar muito bem as mãos e passar por álcool ou álcool-gel antes entrarem e depois de saírem da biblioteca escolar.





NB: *Em cumprimento do DEL 1495 de 2016, são aplicadas máscaras e não são publicados aqui os nomes dos alunos: 

Miúdos a Votos - eleições dos livros mais fixes: nova data

Publicamos a seguinte comunicação:

Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes» é uma iniciativa de âmbito nacional. A eleição dos livros mais fixes decorre no mesmo tempo em todas as escolas, tal como acontece numas eleições políticas.

Visto que vários estabelecimento de ensino foram encerrados em consequência do Covid-19 e outras alteraram as suas atividades em função do plano de contingência, decidiu-se adiar o dia das eleições para 21 de abril, depois das férias da Páscoa.

Assim, a campanha eleitoral prolongar-se-á até à primeira semana depois da Páscoa, terminando a 17 de abril. Dia 20 será o dia de reflexão e a 21 de abril, uma terça-feira, realizar-se-á a votação.

Pedimos desculpa pelo incómodo que esta alteração possa causar, mas a solidariedade com as escolas e as zonas do País afetadas assim nos obriga.

NOVO CALENDÁRIO ‘MIÚDOS A VOTOS’
Campanha eleitoral
Até 17 de abril

Dia de reflexão
20 de abril

Dia das eleições
21 de abril

Divulgação dos resultados nacionais
27 de maio

Equipa da Revista Visão Júnior/PNL/RBE

quarta-feira, 11 de março de 2020

Semana da Leitura 2020: Sessões de Ler Ciência com Arte no CE Fonte Nova

As aventuras do Paxi pelo Sistema Solar

Na Semana da Leitura, prosseguem as sessões de Ciência com Arte para os alunos do 1.º Ciclo, com as professoras Lília Querido e Otília Neves, da Equipa da BE da escola sede. 

No dia 10 de março, as sessões realizaram-se no Centro Escolar de Fonte Nova, com as turmas do 3.º e 4.º ano.

Depois de assistirem ao pequeno filme do Paxi, da ESA (Agência Espacial Europeia), os alunos do 3.º ano foram para a biblioteca escolar aplicarem os conhecimentos adquiridos por leituras anteriores e pelo vídeo assistido, através de dois modelos astronómicos. 

Foi explicada a translação da Terra em torno do Sol e a sua rotação,
a órbita da Lua, os fenómenos do dia/noite, os eclipses dos Sol e da Lua...

Neste modelo do Sistema Solar, a cada tecla premida
 ouve-se uma explicação sobre um planeta diferente.

Aos alunos do 4.º ano, a Professora Lília Querido propôs a montagem de um circuito elétrico básico, primeiro simples, e depois, duplo, com lampadinhas e baterias, que fascinou os alunos e suscitou muitas perguntas.



Depois, a Professora Otília Neves apresentou aos alunos uma atividade lúdica baseada noutro tipo de eletricidade, que divertiu os alunos: a eletricidade estática. 

O brinquedo proposto foi a caixa de "pulgas" de papel, que saltam e aderem à superfície do papel celofane, quando este é friccionado com uma peça de roupa - em especial, de lã.

A exemplificação do processo para ativar as "pulgas"

Um a um, todos quiseram experimentar.

Foi muito engraçado ver as "pulgas" aos saltos!
NB: *Em cumprimento do DEL 1495 de 2016, são aplicadas máscaras e não são publicados aqui os nomes dos alunos: 

terça-feira, 10 de março de 2020

O Aniversário da BE do CE de São Simão de Litém


A Biblioteca do Centro Escolar de S. Simão de Litém comemorou no dia 9 de março de 2020 o seu aniversário. Ouviram-se lenga-lengas e poemas dedicados à biblioteca, recitados pelos alunos de todos os anos de escolaridade e Jardim de Infância:

“Hoje teremos festa
Infelizmente não há orquestra,
Mas há livros para ler
E muita coisa para aprender”.

“Pela Biblioteca faço uma festa,
Com todo o entusiamo que me resta.
Agradeço as horas bem passadas
Entre livros e revistas catalogadas”.

Como não podia deixar de ser, também houve bolo e muita animação.

Atuação dos alunos do JI.

Atuação dos alunos do 1.º Ciclo.

Bolinho...

Tempo ainda para uma prendinha da Prof.ª Bibliotecária Manuela Nunes.
NB: *Em cumprimento do DEL 1495 de 2016, são aplicadas máscaras e não são publicados aqui os nomes dos alunos: 

segunda-feira, 9 de março de 2020

Semana da Leitura: Dia S.O.L. no CE Carnide


Em resposta ao desafio lançado pela Rede de Bibliotecas de Pombal para dar início à Semana da Leitura que se inicia hoje, dia 09 de março, os vários estabelecimentos do agrupamento de escolas Gualdim Pais celebraram o Dia S.O.L. - Só Ouvir Ler -  com a leitura de textos literários e poemas.

No CE Carnide, foi lido o poema de Cecília Meireles "A língua do Nhém" nas turmas do 1.º/3.º ano e do 2.º ano; e a fábula de Esopo "O lobo e o burro" na turma do 4.º ano. Ficam algumas imagens.

Leitura do poema pela Prof.ª Odete Carreira.

Leitura da fábula por uma aluna.

Campanha "Miúdos a Votos" no CE Meirinhas



Os alunos do 4º ano do Centro Escolar de Meirinhas já andam em campanha em defesa dos dois livros escolhidos para votação no âmbito do Projeto Miúdos a Votos ("A Maior Flor do Mundo" de José Saramago e "Há Fogo na Floresta" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada).



Apresentaram os livros aos colegas das outras turmas e continuam empenhados na divulgação de ambas as obras escolhidas.




O dia das eleições é já dia 17 de março de 2020. Que vença o livro mais fixe!

NB: *Em cumprimento do DEL 1495 de 2016, são aplicadas máscaras e não são publicados aqui os nomes dos alunos: