Postagens

Mostrando postagens de abril, 2014

Eclipse da Lua - Entenda o fenômeno

Imagem
Tudo relacionado aos fenômenos meteorológicos e astronômicos me interessa. Postei meu telescópio na sacada e curti as bonitas imagens proporcionadas pelo eclipse lunar. Às 3h desta terça-feira os primeiros sinais do  eclipse total  começaram a despontar no céu de Imbé-RS. O fenômeno, também chamado de Lua vermelha ou Lua sangrenta, durou em torno de 78 minutos. O ponto alto do fenômeno ocorreu às 4h46min. A última vez que a Lua ficou totalmente na sombra da Terra em relação ao Sol ocorreu em 10 de dezembro de 2011. A foto acima é do site da Zero Hora. Abaixo, com bem menos qualidade, são minhas. Entenda o Eclipse:

Após Terremoto no Chile, luzes são vistas no céu.

Imagem
Ontem vi um tweet da Metsul, relatando que o povo da localidade mais atingida pelo terremoto havia narrado a aparição de luzes no céu após o cismo. O Tweet me chamou a atenção, eu nunca tinha lido nada nesse sentido. Esse fato já teria ocorrido em outros terremotos de grande magnitude como este. A própria Metsul indicou a leitura de um estudo que procura explicar o fenômeno, vou repassar aqui. Talvez notem algum erro de concordância, pois o site foi traduzido pelo aplicativo do Google. Os cientistas  demonstraram recentemente  que luzes estranhas, tais como aqueles descritos como "orbes brilhantes," de fato apareceu diante de grandes terremotos, por exemplo, no Japão e  L'Aquila  , na Itália. Mas como? Cientistas americanos propõem uma nova teoria: Mudando camadas de solo poderia criar enormes  cargas eletrostáticas  que viajam para a superfície, dando luz. "Demos um recipiente tupperware cheio de farinha, derrubado frente e para trás até que

Terra Primitiva - pelos alunos

Imagem
Minha experiência em sala de aula me convenceu que os desenhos devem ser  uma presença constante nas aulas de Biologia, pois além de agradarem o aluno, atingem um setor da memória que o texto ou a explicação da aula expositiva não conseguem atingir. Conceituamos a terra primitiva, os gases que a formavam, bem como sua geologia, após pedi para colocarem no papel o seu imaginário sobre o que aprenderam. Os alunos são da Escola Divina providência - Capão da Canoa-RS Samara - 122 Laura Fank - 121 Marina - 121 laurinha - 121 Lucas Macedo - 121 Cláudia - 122 Amanda Blank - 122 Não há como ensinar origem da vida sem conceituar terra primitiva.