Sim, "nossa" , porque foi feita a dois, eu e o meu filho. Desde que viu fazerem uma pavlova no programa Master chef na Sic Mulher ( que adora ver comigo), nunca mais parou de me tirar o juízo para fazer-mos. E depois de muitas pesquisas feitas pela net com ele, acabei por ficar por
esta receita com algumas alterações, visto que a receita é quase sempre a mesma em quase todos os sítios por onde a andei a pesquisar.
Depois de me convencer a fazer, lá fomos para a cozinha tentar fazer a dita. Ele desenhou o circulo com o compasso e eu fiz o resto! hehehheehh
Mas só a presença valeu muito.
O resultado não foi o que mais desejei, mas mesmo não ter conseguido levantar a bicha, acabou por ficar crocante por fora e macia por dentro. Uma delícia!
Reduzi bastante na quantidade do açúcar e não me arrependi. Para a próxima deitarei um pouco de baunilha para dar um toque diferente.
Ingredientes:
4 claras
1 pitada de sal
175 g de açucar fino
2 c. de sopa de maisema
2 c. de sopa de vinagre branco
Ingredientes para a cobertura:
1 frasco de sour cream 454 g *
1 limão raspa e umas gotas do sumo
50 g de açúcar fino
1 Kiwi
Morangos
Uvas
Fiz assim:
Numa folha de papel vegetal desenhei um circulo com 18 cm de diâmetro, reservei.
Liguei o forno numa temperatura alta (como o meu não tem visor com a temperatura não sei ao certo).
Bati as claras com o sal até ficarem castelo (até fazer picos) na bimby 4 Min. Vel. 4.
Continuando batendo na Vel. 4 fui acrescentando o açúcar aos poucos para manter as claras duras. Quando terminou acrescentei a farinhas maisena peneirada e o vinagre e bati mais um pouco só para envolver.
Coloquei o merengue no circulo com a ajuda de uma colher, mas como não consegui que ficasse dura tive de colocar o papel dentro de uma forma redonda de pirex para que não alastra-se tudo e o resulado fosse catastrófico.
Levei ao forno por 15 minutos na temperatura alta, depois baixei a temperatura para o mínimo e deixei cozer por mais 1 hora. Desliguei e deixei a pavlova arrefecer dentro do forno.
No dia seguinte fiz a cobertura. Numa taça deitei o sour cream e adicionei o açucar, a raspa de limão e uns pingos do mesmo. Envolvi com a vara de arames até ficar tudo bem misturado.
Desenformei a pavlova com cuidado para não partir e cobri com esse creme. Decorei com as frutas e depois servi umas belas fatias com mais algumas frutas a acompanhar.
Lembrei-me de vocês e tirei uma foto para se servirem de uma fatia!!!
* Aqui está a embalagem do sour cream que só a encontro na loja americana aqui na B.A 4
Espero que gostem da sugestão.
Beijinhos