quinta-feira, 30 de abril de 2009

Faltam 98 dias


26 Semanas de ti!

Começa a formar-se gordura por baixo da pele do bebé.

O bebé pesa agora cerca de 900 gramas e mede cerca de 35,5 cm da cabeça ao calcanhar. O peso irá mais ou menos triplicar deste momento até ao nascimento, à medida que rapidamente forma a sua gordura. Essa gordura ser-lhe-á necessária para se adaptar às temperaturas mais baixas fora do útero e como fonte de energia e calorias nos primeiros dias de vida. É comum os recém-nascidos perderem peso, especialmente os que se alimentam de leite materno (por vezes a perda de peso chega a 10% do peso à nascença) na primeira semana após o nascimento.

Os percursos nervosos dos ouvidos do bebé começam a desenvolver-se, o que quer dizer que a sua resposta aos sons começa a tornar-se mais consistente. Os pulmões também estão em pleno desenvolvimento, ao mesmo tempo que o bebé continua a inspirar pequenas quantidades de líquido amniótico – um bom treino para quando, depois de nascer, inspirar pela primeira vez aquela lufada de ar. Se for um rapaz, os testículos começam a descer para o escroto – uma viagem que demorará cerca de três dias.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Estás tão em baixo filhote

O meu "pilas" está muito em baixo.

Tenho placenta anterior e fundica. Já ouviram falar?

A sensação que tenho é que o gajo vai sair por ali abaixo a qualquer momento. Por indicação da médica comprei uma faixa (na Pré-Natal, por sinal barata) que vai ajudar a subir um pouco o bebé. A faixa ajuda de facto a suportar o peso dele mas a sensação de peso mantém-se.

Subir escadas é um massacre. Cada passo que dou tenho a sensação que a barriga vai explodir, enfim.

Entretanto já tive as primeiras contracções, indolores, típicas desta fase. Que sensação estranha mas ao mesmo tempo curiosa.

Continuo em velocidade cruzeiro com tanta coisa para fazer... tenho de acalmar (estou a falar para mim mesma a ver se cumpro).

Espero não ter que ir para casa de repouso mais cedo.

sábado, 25 de abril de 2009

Já tens 25 semanas! Faltam 105 dias


O cabelo do bebé tem cor e textura.

Da cabeça aos calcanhares, o bebé mede agora cerca de 35 centímetros. O peso – 680 gramas – não parece muito, mas o bebé está a começar a trocar o seu corpo comprido e magrinho por um visual mais arredondado. À medida que vai ganhando peso, a pele enrugada começa a ficar mais macia, fazendo com que comece a ter uma aparência mais próxima de um recém-nascido. Já será provavelmente possível reconhecer a cor e a textura do cabelo, embora ambas possam mudar quando nascer.


Os bebés que nascem com cabelo ruivo podem mais tarde ser loiros, os recém-nascidos de cabelo escuro podem crescer e ter uma cabeleira clara e os louros transformam-se muitas vezes em morenos. No caso dos bebés africanos, a grande surpresa é geralmente a textura. Se o seu bebé nascer com caracóis grandes e macios, é possível que fiquem mais densos e um pouco mais ásperos nos primeiros seis meses de vida.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Chegou o substituto...

.... do meu querido VW Lupo. O meu Lupito é um carro muito pequeno para transportar um bebé e suas tralhas. Dar até dá mas é uma logística e pêras. Então a querida avó M. vai trocar comigo e vai-me "emprestadar" este que foi buscar no Sábado. É fixe a avó M. não é?


O carrito é bem espaço e muito versátil, conduz-se muito bem e é económicozito. Acho que o Rodrigo também vai gostar.

Obrigada Mãe.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Já tens 24 semanas | Faltam 112 dias


As papilas gustativas do bebé já poderão funcionar.

O bebé cresce agora a um ritmo constante, tendo aumentado cerca de 120 gramas desde a semana passada, quando tinha pouco mais de 450 gramas. Dado que tem cerca de 30 centímetros, ainda é bastante magrinho, mas o corpo está agora a “encher” de modo proporcional. A pele é fina, translúcida e enrugada, o cérebro cresce rapidamente e as papilas gustativas já poderão estar operacionais. Os pulmões desenvolvem os “ramos” da “árvore” respiratória e as células que produzem o surfactante, uma substância que ajuda a uma mais fácil insuflação dos alvéolos.

O bebé consegue agora ouvir cada vez melhor e pode mesmo senti-lo a assustar-se com ruídos repentinos e de volume elevado. No entanto, estará provavelmente a habituar-se aos ruídos rotineiros que ouve quando anda por casa, como o cão a ladrar ou o ruído do aspirador. Muitos pais recentes ficam surpreendidos pelo facto de estes ruídos não parecerem perturbar os recém-nascidos mas, se pensar bem, a verdade é que andam a ouvi-los há meses.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ouve-se tão bem...


Lembram-se de vos ter falado nisto:

Ouve-se tão bem o coração do Rodrigo. Tento não abusar muito do aparelho porque tenho receio que lhe faça mal mas ouvi-lo sempre que me apetece é uma grande tentação, se é.

Depois coloco aqui o som do coração e não só.


P.S: Tia M. vês já comprei a pilha ih ih ih

sábado, 11 de abril de 2009

Mais Macacadas

Olhem só o que a Avó M. ofereceu ao Rodrigo, não é um MUST?

Ainda faltam mais uma coisinhas para a macacada estar completa eh eh eh















Ecografia Morfológica

Dia 9 lá fomos nós fazer a ECO Morfológica. Está tudo bem com o nosso bebé, FELIZMENTE.

Ora vejamos:

O Rodrigo estava novamente todo enroladinho, aliás chegou a colocar um dos pés junto à cara. Já tem aspecto de recém-nascido. Tinha as mãos junto à cara e mexia-as constantemente, um doce.

Depois de cerca de 40 minutos de minunciosa observação o Dr. A disse: "Para além de ter um perfil muito bonito (depois mostro) está tudo bem com ele". Era o queriamos ouvir depois de alguns sustos que o pequeno já nos pregou.

Biometria:

DPP - 58 mm
PC - 209 mm
DC - 25 mm
AV - 6,4 mm
DAT - 60 mm
CF - 40,4 mm

Está sensivelmente no percentil 65

Anatomia:

Está tudo normal (tem tudo no sítio)

Boa Vitalidade Fetal


YUPIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Já tens 23 semanas | Faltam 119 dias


O bebé pode já sentir o corpo a mexer.

O bebé tem mais de 28 centímetros e pesa cerca de meio quilo. É possível que agora já sinta os seus movimentos, por isso ponha música divertida e dance pela casa. Independentemente da etnia do bebé, nesta fase a pele é vermelha e enrugada e será provavelmente cor-de-rosa ou avermelhada ao nascimento. Os vasos sanguíneos visíveis através da pele transparente do bebé estão na origem desta coloração. A tonalidade definitiva da pele desenvolve-se ao longo do primeiro ano.

Os vasos sanguíneos nos pulmões do bebé estão a desenvolver-se para o preparar para a respiração, mas vão ser precisos ainda muitos mais meses para completar o desenvolvimento pulmonar. Os pulmões são o último órgão a completar o desenvolvimento nos bebés. É por esse motivo que os bebés prematuros (que nascem antes das 37 semanas de gestação) têm muitas vezes dificuldade em respirar. Um bebé que nascesse esta semana poderia sobreviver com a ajuda de cuidados médicos intensivos, mas o risco de complicações graves seria muito elevado.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Macacadas

Já vos tinha dito que sou "apaixonada" por macacos? É verdade adoro Macaquinhos! Aliás os mais chegados, só os mais chegados, vejam lá, chamam-me Macaquinha LOL

Será que o Rodrigo vai gostar dos meus amiguinhos de estimação???? E se gostar, vai ser por ele próprio ou vai ter de ser à força? ih ih ih

Pois é, o rapaz já tem uma pequena colecção de macaquinhos sob várias formas e feitios. Espero que ele goste. E vocês o que me dizem?

P.S. Obrigada Tia M. pelo Logotipo Rodrigo e pelo Macaquinho da Esq.ª (com o crasha)


ENXOVAL DO RODRIGO


Aqui está o enxoval do pilas e está tudo por arrumar mas ainda não tenho sítio buáááá






sábado, 4 de abril de 2009

Já tens 22 semanas | Faltam 126 dias


Os “dentes em botão” (para os dentes de leite e definitivos) já lá estão.

O bebé tem agora o aspecto de um recém-nascido em miniatura, com 27,5 cm e cerca de 450 gramas. A pele continuará enrugada até o bebé ganhar peso suficiente para a preencher e a penugem fina (lanugo) que cobre a cabeça e o corpo é agora visível. Os olhos já se desenvolveram, embora a íris (a parte colorida do olho) ainda não tenha a pigmentação.

O pâncreas, essencial para a produção hormonal, desenvolve-se igualmente a um ritmo constante. Os lábios tornam-se mais nítidos e começam a surgir os primeiros sinais da presença de dentes, sob a forma de rebentos abaixo da linha das gengivas. Só deverá ver o seu primeiro dente quando o bebé tiver 4 a 7 meses de idade, a menos que seja um daqueles casos raros em que nasce já com dentes.