Porque algumas amigas me pediram a receita do meu bolo de aniversário aqui vai. E como eu só os faço para a família, com todos os "segredos" para que lhes fique mais ou menos igual.Não vou falar da decoração porque isso cada uma fará o que quiser, segundo a vossa inspiração.
Receita do bolo para o bolo
6 gemas
6 claras batidas em
castelo
2 1/2 chávenas de
farinha Branca de Neve
1 1/2 chávenas de
açúcar
1 colher de sopa de
essência de baunilha
1 chávena de água
1 colher de café de
sal
margarina e farinha
de trigo para untar e enfarinhar
Batem-se as gemas
com a chávena de água até obter um creme fofo tipo mousse. (dois três minutos).
Acrescente o açúcar e continue a bater até incorporar bem o açúcar.
Acrescenta-se aos
poucos a farinha, o sal e a essência de baunilha. Tudo batido acrescentam-se as
claras em castelo que se envolvem delicadamente sem bater.
Deixe arrefecer.
Entretanto prepare
uma calda com 1 chávena de açúcar, 2 chávenas de água, 1 pau de canela, uma
casca de limão, 7 cravinhos, e se gostarem do sabor anisado, meia estrela de
anis estrelado. Eu não costumo pôr, tenho um familiar que não gosta do sabor. Ferve em lume brando durante alguns minutos para absorver o
sabor das especiarias.
Corta-se o bolo em
3 ou 4 camadas. Contrariamente à massa do pão de ló, este bolo corta-se bem e não esfarela. Coloca-se a primeira camada de bolo, pincela-se com a
calda recheia-se com o creme que se deseja. (Eu tenho sempre um doce caseiro em casa para isso, acho mais saudável, que os cremes pasteleiro, de ovos ou afins, mas cada um pode recheá-lo com o creme que mais gosta.
Repete-se o
processo com quantas camadas o bolo tiver. Depois decora como quiser. Pasta de açúcar, natas, ganache de chocolate ou outras, glacê real, enfim como quiserem e gostarem.
Agora o segredo. Faço sempre o bolo dois dias antes do aniversário, Antes de o rechear, lavo a forma onde foi feito, forro com papel filme, ponho sobre o papel a primeira camada de bolo e procedo como descrevi em cima. Quando o bolo está todo recheado, cubro com o papel filme e meto no frigorífico até ao dia do aniversário. O frio faz entranhar no bolo o sabor das especiarias. Só nesse dia o tiro para o prato e faço a decoração.
1 O papel filme deve ser uma tira que cubra o fundo mas que fique com tamanho suficiente para vir cá acima cobrir o bolo. Porquê? Para que seja fácil manuseá-lo para o prato sem que se desfaça. Depois de estar no prato é só retirar o papel.
2 Este bolo aguenta até oito dias sempre fresco como se fora feito no dia.
3 Quando experimentarem a receita digam-me se gostaram. Vou deixar aqui as fotos de alguns que fiz como sugestão de decoração