PARA UMA VIDA NOVA

19 agosto, 2010

Confirmação cientifica do que eu sabia

Em minha prática profissional, muitas vezes questionei o surgimento de tantos novos medicamentos, para substituir outros que se apresentavam bastante eficazes. O fato de muitas vezes um tratamento não corresponder ao desejado, ou, o fato de nem sempre se atingir a cura, ou o controle, me parecia subordinar-se a outras forças, desconhecidas, ou quem sabe, até, metafísicas. O surgimento frequente de novos produtos não promoveu modificações significativas na expectativa de vida, nos coeficientes de morbimortalidade em quase nenhuma área, alem daquelas que foram obtidas com medidas de saneamento básico e prevenção de doenças infecto contagiosas e suas epidemias, obtidas com alguns programas de vacinação. Pelo menos isso é o que nos mostra diversos estudos de saude publica. Lógico que alguns desses parâmetros podem - e devem ser questionados, mas essa discussão não é o tema hoje, aqui.
Uma questão que sempre me chamou a atenção era o fato de que muitos medicamentos lançados com a promessa de solução para determinados problemas, passado algum tempo, não só não eram a solução, como se mostravam causadores de novos e até mais graves problemas.Muitos tratamentos acabavam por revelar-se de maior morbi-mortalidade do que a doença original que se pretendia tratar.
Bem, este preâmbulo, é para mostrar minha opinião - detesto esta palavra - opinião, que fica parecendo algo não fundamentado, direi então, meu parecer sobre a notícia que surge agora na imprensa:

A seguinte notícia da Folha.com (www.folha.com.br) foi enviada para você

Clique no link abaixo para ler o texto completo:

Segundo estudo, 85% de novos medicamentos oferecem pouca utilidade
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/785153-segundo-estudo-85-de-novos-medicamentos-oferecem-pouca-utilidade.shtml

03 agosto, 2010

Estudo associa suplementos de cálcio a ataques cardíacos

Estudo associa suplementos de cálcio a ataques cardíacos
Publicidade
DA FRANCE PRESSE

Suplementos de cálcio comuns ingeridos por idosos para fortalecer os ossos podem aumentar o risco de ataques cardíacos, segundo um estudo divulgado nesta sexta-feira.

Os resultados, publicados no British Medical Journal, sugerem que o papel do cálcio no tratamento da osteoporose deve ser reconsiderado, afirmaram os pesquisadores.

Comprimidos de cálcio são normalmente prescritos para melhorar a saúde do esqueleto, mas um ensaio clínico recente sugeriu que eles poderiam aumentar o número de ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares em mulheres idosas saudáveis.

Para investigar mais, uma equipe internacional de pesquisadores liderada por Ian Reid, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, revisou 11 estudos clínicos realizados com 12.000 pacientes.

Eles descobriram que os suplementos foram associados a um salto de cerca de 30% no risco de ataque cardíaco.

As chances de ter um AVC (acidente vascular cerebral) também aumentaram, em menor grau.
A relação foi consistente em todos os ensaios, independente da idade, sexo e tipo de suplemento.

Embora o risco adicional é modesto para qualquer indivíduo, o uso generalizado de suplementos de cálcio pode significar uma possibilidade muito maior de contrair a doença em toda a população, advertiram os autores.

Estudos anteriores descobriram que a elevar a ingestão de cálcio por mudanças na alimentação não aumenta os problemas cardiovasculares, sugerindo que os riscos estão restritos aos suplementos.

Em um comentário, John Cleland, da Universidade de Hull, no Reino Unido, e seus colegas salientam que, independentemente dos possíveis impactos sobre as taxas de ataque cardíaco, os suplementos de cálcio, provavelmente, não são muito eficientes na redução de fraturas em qualquer caso.
( fonte: www.folha.com.br)
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
o que penso disso: assinale uma resposta:

A) A ciência ainda é muito burra
B ) Todos somos cobaias de estudos e experimentos científicos
C) Há evidente má intenção, para a produção de lucros ( Assim quando alguem já consumiu bastante suplemento de cálcio, antes que comece a ter múltiplas fraturas que levariam a um gasto exorbitante de serviços de saúde, o paciente tem ataque cardiaco e ...pronto, não gasta os recursos dos governos ou das seguradoras)
D) Todas as respostas acima
.