quinta-feira, 29 de março de 2018


Semana Santa



deseja a todos os visitantes

Feliz Páscoa

Joyeuses Pâques

Happy Easter

Buona Pasqua

Frohe Ostern

Христос воскрес

Lê Phục Sinh vui vẻ

Müqəddəs Pasxa

Честит Великден

复活节快乐

イースター、おめでとう

Vesele velikonočne praznike

 

segunda-feira, 26 de março de 2018

Portugal, 0 - Holanda, 3


A imagem do dia

 
Invasão pacífica em Genebra, mostra que o desporto faz bem à saíde...
Concerto
no TRINDADE 


O Teaqtro Trindade, em Buarcos - Figueira da Foz, acolhe,no domingo de Páscoa,  pelas 17 horas,  inserido nas Comemorações do Ano Europeu do Património Cultural e do Centenário da Morte de David de Souza, um recital de piano, pelo conceituado pianista italiano Fabio Falsetta.
O programa é composto por obras de David de Souza (Pró Pátria, Hymno Patriótico, Cantares Português, Saudade (Intermezzo) e Rapsodia Slava Op.24) e Óscar da Silva (Dolorosas - Musique intime: Lento serio, Andante malinconico (Triste canzone!), Andante sostenuto, Andante non molto (Con dolore profondo), Allegretto, Quasi Adagio, Andante dolento e Lento funéreo).
A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala. 

sábado, 24 de março de 2018

Hora de verão

A dança das horas

 
Esta madrugada olhem bem para o relógio... Pode parecer-lhes que é uma hora mas estão enganados: são duas  !!!

sexta-feira, 23 de março de 2018

Cinema na Figueira da Foz


Filme português
no CAE

 
Esta noite, pelas 21h39, é exibido no Pequeno Auditório do Centro de Artes e Espectáculos (CAE) da Figueira da Foz, um filme português de Teresa Vilaverde, estreado no ano de 2017.

quinta-feira, 22 de março de 2018

Figueira enriquecida


MÃE
embeleza Jardim

 
Estátua da autoria de Laranjeira Santos, inaugurada esta quarta-feira no Jardim Municipal da Figueira da Foz.

(Foto de AJdeMatos)

quarta-feira, 21 de março de 2018

Município figueirense
comemora
DIA MUNDIAL DA POESIA

 
O Munic+ipio da Figueira da Foz assinalou hoje o Dia Mundial  da Poesia, associando-se també,ao Dia Mundial da Árvore, com diversos atos que decorreram no Jardim Municipal e numa área do centro histórico.
 
Entre as várias realizaçõe, foi inaugurado no Jardim uma estátua em bronze de cerca de três metros de altura, intitulada "Mãe", da autoria do escultor  Laranjeira Santos.
 
Ma Praça Luís de Camões e Largo do Carvão foi dada continuidade ao projeto "bancos poéticos", com excertos de poemas de João Gaspar de Lemos Amorim, Carlos Sombrio, José Ledesma Criado (já falecidos) e de Aníbal José de Matos.
 
Na Biblioteca Municipal foram oferecidos exemplares na edição em papel da obra "Antologia de Poetas Figueirenses", inicialmente lançada em verão eketrónica.

terça-feira, 20 de março de 2018

Abram alas:

Chegou
a PRIMAVERA




“Do mesmo modo que no início da primavera todas as folhas têm a mesma cor e quase a mesma forma, nós também, na nossa tenra infância, somos todos semelhantes e, portanto, perfeitamente harmonizados.”

Arthur Schopenhauer

sábado, 17 de março de 2018

Figueira da Foz presente


O Município da Figueira da Foz promove, de 21 de março a 26 de maio, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, um conjunto diversificado de iniciativas culturais.



Dia 21 de março, dia Mundial da Poesia e Dia Mundial da Árvore, o Jardim Municipal será o centro das comemorações. O espaço irá receber a reprodução, em bronze, da escultura “Mãe”, da autoria do mestre escultor Laranjeira Santos. Esta obra, com 2,70 cm de altura, foi elaborada inicialmente em resina e fez parte da I exposição de Arte Pública realizada na cidade em 2013.

No mesmo dia e local será realizada a apresentação de “Renascimento” num tronco de árvore, por João Pires e pelas 10h30, promovidas  atividades pedagógicas,  direcionadas ao público escolar.

À semelhança de anos anteriores será dada continuidade ao projeto” Bancos Poéticos”, desta feita junto à Praça Velha, com a aposição de excertos de poemas de João Gaspar de Lemos Amorim, Carlos Sombrio, Aníbal José de Matos e José Ledesma Criado, em quatro bancos de jardim.

À tarde, a partir das 14h30 e até dia 30 de março, a Biblioteca Municipal oferece aos seus leitores a versão papel do livro Antologia de Poetas Figueirenses (1875-2013), nº 49 da coleção Cadernos Municipais, cuja versão e-book foi editada em 2014, e integra, de forma não exaustiva, poemas de trinta e dois autores naturais ou com fortes ligações ao concelho da Figueira da Foz, editados originalmente entre finais do século XIX e inícios do século XXI.

Dia 22 de março, pelas 21h30, a Casa Havanesa acolhe a apresentação da reedição da obra: “ A Figueira dava um postal: Cartofilia Figueirense”. Neste âmbito, o convidado Gonçalo Cadilhe irá falar das suas experiências de viagens e tentar responder à pergunta: “Já ninguém manda postais?”. A entrada é livre.

Dia 01 de abril, domingo de Páscoa,pelas 17h00,  o Teatro Trindade, em Buarcos,  recebe o conceituado pianista italiano Fabio Falsetta, para umrecital de piano que se insere também nas comemorações do Centenário da Morte de David de Souza.

O programa é composto por obras de David de Souza (Pró Pátria, Hymno Patriótico, Cantares Portuguêses, Saudade (Intermezzo) e Rapsodia Slava Op.24) e Óscar da Silva (Dolorosas -  Musique intime: Lento serio, Andante malinconico (Triste canzone!), Andante sostenuto, Andante non molto (Con dolore profondo), Allegretto, Quasi Adagio, Andante dolento e Lento funéreo).   A entrada é gratuita, contudo sujeita à lotação da sala.

Dia 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a atenção vira-se para o Forte de Santa Catarina, que estará aberto ao público e no qual se realização visitas guiadas.

A partir de 04 de abril e até 02 de maio, o Auditório Municipal recebe a 3ª edição do Ciclo de Conferências «Temas de Arqueologia», este ano subordinadas ao tema “O Baixo Mondego: Dos Romanos à Idade Média”, e que terão como oradores convidados Jorge Alarcão ( 04 abril), Carlos Fabião (11 abril)  Flávio Imperial (18 abril) e Vasco Mantas (02 maio).

A iniciativa resulta da parceria entre a Divisão de Cultura do Município da Figueira da Foz e a Universidade Sénior da Figueira da Foz (USFF), no âmbito da sua disciplina de Património. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.
 
A 26 de maio realiza-se, no Auditório Municipal, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, a ação de formação de curta duração, para professores,  «A Figueira da Foz durante a 2ª Guerra Mundial: refugiados e “turistas acidentais”».

Outras iniciativas, que incluem áreas, entre outras, como a gastronomia, a dança, o teatro, as coleções,  serão realizadas ao longo dos restantes meses de 2018. 

sexta-feira, 16 de março de 2018

quinta-feira, 15 de março de 2018

O pensamento do dia



"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura. E que a doçura que não se prova se transfigura noutra doçura muito mais pura e muito mais nova."

Miguel Torga