quarta-feira, 31 de maio de 2017

Campeões

A imagem do dia



Nem só de futebol vive o DESPORTO!!!
O Sporting Clube de Portugal venceu esta noite o Benfica, na final do campeonato nacional de andebol, sagrando-se campeão nacional da modalidade.
A imagem vale mais do que mil palavras...

domingo, 21 de maio de 2017

Futebol

A imagem do dia

 
Em Tondela os milagres repetem-se. Na época passada, o técnico Petit foi a Fátima agradecer a dádiva caída do céu; desta feita é a vez de Pepa fazer a peregrinação...
Os tondelenses gostam de sofrer e, pela segunda vez consecutiva, passam pela divisão maior do nosso futebol em permanente carga de aflição, provocando aos adeptos do Desportivo sérios problemas cardíacos.
Uma coisa é certa: O Clube Desportivo de Tondela mantém-se na divisão maior, depois de ter derrotado o Sporting de Braga e beneficiado da derrota do Arouca que desce à II Liga.
Pepa foi despedido pelo Moreirense e salvou o Tondela; Petit foi despedido do Tondela e foi salvar o Moreirense. Ironias da vida...

Pela nossa saúde


Na USF de Buarcos

Estão
todos convidados

sexta-feira, 19 de maio de 2017

É um artista português


A imagem do dia

 
Samuel Úria, em "5 para a meia-noite", na RTP1.
O Sami (para o responsável do PRESENTE, o primo de Tondela será sempre assim carinhosamente tratado), tem subido a pulso na sua carreira, e é hoje uma referência no panorama musical português.
Parabéns Sami.

Cinema brasileiro na Figueira da Foz


Sónia Braga
esta noite
no CAE

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Na Figueira da Foz


MAIO É MUSEU


 
O Município da Figueira da Foz  promove pelo quinto ano consecutivo  o “Maio é Museu!”, com um programa diversificado de eventos.
O programa de atividades teve início a 6 do corrente, data em que se assinalou o 123º aniversário da fundação do Museu Municipal Santos Rocha, com visitas dramatizadas pelo Professor Atlas, um novo projeto educativo, dinâmico, criativo e, de certa forma, inovador, concebido pelo Serviço Educativo do Museu, que segundo a Chefe de Divisão, Margarida Perrolas «surge duma relação partilhada entre conhecimento e diversão».
A 13 e 14 de maio o Museu acolheu um Curso de História da Fotografia,  orientado por Manuel Araújo, professor de Fotografia e de Conservação e Arquivo de Fotografia.

Sendo o mês de maio dedicado aos Museus não poderiam faltar as comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema “Museus e histórias contestadas – Dizer o indizível nos museus” e da Noite Europeia dos Museus. Assim, hoje 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, o museu acolhe os alunos do ensino secundário do concelho para duas sessões de PPA (Pensar Pela Arte) - Grilhetas Invisíveis, e que tem como ponto de partida a temática da escravatura, assim como a temática definida pelo ICOM para o Dia Internacional dos Museus em 2017. Cada PPA termina com uma conversa/ debate moderada pela jornalista do Público, Joana Gorjão Henriques que abordará diferentes temáticas: a escravatura no século XV vs escravatura no século XIX; antigas formas de escravatura vs novas formas de escravatura, numa abordagem que, segundo Margarida Perrolas, requer um exercício de pensar fora da caixa, refletindo individual e coletivamente, sobre a aparente liberdade ou disfarçada escravidão, nas nossas vidas, com o objetivo de contribuirmos para uma sociedade melhor e mais justa.

Ainda neste dia 18 de maio, pelas 18 horas, o Museu abre portas às escolas e academias de dança do concelho, que irão poder assistir ao ensaio aberto do espetáculo Grilhetas – Performance, que terá a sua estreia nacional no Museu Municipal, pelas 21h30 de amanhã 19 de maio.
Para a Chefe de Divisão de Cultura o Ensaio Aberto será «uma oportunidade de conhecer o trabalho dos bailarinos e a sua visão da temática a trabalhar, e como se pode fazer passar uma mensagem para o público, através da dança».

O Núcleo Museológico do Mar assinala também o Dia Internacional dos Museus com a realização, dentro e fora de portas, de palestras para o público infantil, que contam com o apoio e colaboração de investigadores do Centro de Monotorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Campeões

Tetras,
Tretas
e Pentas
O Sporting Cçube de Portugal foi o primeiro emblema nacional a conquistar um tetracampeonato, com  as suas quatro vitórias consecutivas de 1950/51 a 1953/54.

Seguiu-se o FCPorto, com o seu pentacampeonato, triunfando em cinco provas seguidas nas épocas de 1994/95 a 1998/99.
O emblema nortenho voltaria a ser tetracampeão nas temporadas de 2005/06 a 3008/09.
Bom, isto é  só para quem tem a memória curta...

sábado, 13 de maio de 2017

FESTIVAL EUROVISÃO DA CANÇÃO


Feito inédito
da música
portuguesa



Portugal acaba de cometer um feito histórico, com Salvador Sobral, interpretando AMAR PELOS DOIS,  uma composição de sua irmã  Luísa Sobral, a ganhar, com margem destacada, o Festival Eurovisão da Canção, realizado em Kiev, na Ucrânia.
Uma vitória inédita da música portuguesa.

Futebol

Figueirense
alimenta esperança
dos  tondelenses


Pedro Nuno, jogador figueirense do Benfica ao serviço do Desportivo de Tondela, é, indubitavelmente, o elemento mais tecnicista da formação beirã, e,, marcando os dois golos da vitória em Arouca, alimentou as esperanças dos tondelenses em se manterem na principal Liga do futebol nacional, luta que só termina com a última jornada, já que aqueles, tal como na época de estreia, continuam com o credo na boca.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Futebol - Camp. de Portugal Prio

NA FOSSA

Naval, 0
Mafra, 7
 
Uma vergonha!!!
O 124.º aniversário duma das coletividades desportivas mais antigas do país e que foi  das mais prestigiadas, chegou a uma situação perfeitamente degradante; sem sede (ocupa a antiga casa do guarda do Estádio Municipal), resta-lhe uma secção de remo mantida pela carolice de antigos remadores e o futebol de formação, sustentado pelos encarregados de educação que pagam a prestação dos seus filhos.
Agora, como corolário desta situação, já se fala, com o intuito de fugir ao pagamento das dívidas que, segundo se diz, orçam os seis milhões de euros, em extinguir o clube e criar um outro com a designação de Naval 1893.
Em termos futebolísticos, o emblema figueirense subiu a um patamar incompatível com as suas possibilidades, saindo das competições profissionais pela porta pequena.
Neste momento, esse futebol sénior anda pelas ruas da amargura, arrastando-se penosamente já com um lugar garantido nos distritais da Associação de Futebol de Coimbra.
Mau de mais para ser verdade!!!
E já gora, uma pergunta: onde param os responsáveis???
 
 
 

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Futebol

A imagem do dia

Foto SportTV

Petit, que deixou o Tondela à beira da despromoção, afunda ainda mais, agora ao serviço do Moreirense, a equipa beirã.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Arte na Figueira da Foz


A imagem do dia

 
Piedade Silvestre, 80 anos, a fazer renda de bilros durante a sessão cultural realizada esta tarde pela Liga dos Amnigos da Unidade de Saúde Familiar de Buarcos, que incluiu ainda pintura em tela e porcelana.

Arte

Liga dos Amigos
da USF/Buarcos
promove exposição

 
Na USF (Unidade de Saúde Familia) de Buarcos/Figueira da Foz, encontra-se hoje patente, até às 16 horas, uma exposição de pintura aberta a toda a população.
A mostra é promoida pela Liga dos Amigos daquela instituição.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

1.º de maio

124 anos
de existência
 
Este número único foi publicado há precisamente 60 anos.
A Naval 1.º de Maio vivia um período  áureo da sua existência e a esperança transparecia das palavras inscritas neste jornal.
Hoje, a Naval 1.º de Maio, que foi o mais prestigioso clube desportivo da Figueira da Foz e um dos mais conceituados no país, vive um período desolador, não encontrando razões para festejar o seu 124.º aniversário.
E não apenas porque a sua equipa de futebol sénior vaiu no abismo (ontem averbou mais uma derrota, esta por 0-3 em Cernache), mas por outras mil e uma razões por demais conhecidas e que não vale a pena aqui focar.
Como o verde é a cor da esperança, os figueirenses desejam que dias melhores sucedam , recordando aqui as palavras do saudoso Carlos Sombrio, pseudónimo de António Augusto Esteves):
 
"Obra sonhadora do povo, erguida pelo povo, mantida pelo povo, será eterna como a alma do próprio povo".