sábado, 31 de outubro de 2015

Porto da Figueira da Foz


Barra Fatal
 
 
A RTP 3 acaba de transmitir uma interessante reportagem acerca da barra da Figueira da Foz, tendo sido ouvidas várias individualidades relativamente ao naufrágio do "Olívia Ribau", que ceifou a vida a cinco pescadores.
O assoreamento da entrada e a construção do molhe, foram, por alguns dos intervenientes, considerados os principais responsáveis pelas dificuldades que as pequenas embarcações encontram quando demandam o porto da Figueira.

Política à portuguesa

 
ASSIS VERSUS
PODER A QUALQUER PREÇO
 
 
Francisco Assis está a ser uma voz incómoda dentro do Partido Socialista e promete fazer-se  à estrada para desmascarar António Costa que quer o poder a qualquer preço depois de, na noite das eleições em que foi derrotado pela coligação PSD/CDS, este ter chorado, como soi dizer-se, baba e ranho de todo o tamanho.
Assis insurge-se contra o entendimento PS/BE/PCP, e promete lutar contra essa pretensa ligação que permite, o que  de outra maneira jamais seria possível, levar Costa, que rasteirou Seguro,  ao poder, acompanhado de Jerónimo de Sousa e Catarima Martins que veem surgir uma oportunidade inesperada.
O governo de Passos Coelho estará por um fio, ao que parece, dada a força esquerdista, em maioria no Parlamento.
À portuguesa, ainda o novo governo não apresentou o seu programa e já foram anunciadas moções de rejeição o que, demonstra pretender-se, pura e simplesmente, derrubar os partidos da direita, olvidando-se os interesses duma considerável franja do eleitorado.
Esperar para ver parece serem as palavras de ordem. A confirmarem-se as previsões, com os resultados do campo a serem alterados na secretaria, restará aos portugueses esperar pelos próximos capítulos desta farsa do filme de  ataque ao poder.
Os comunistas e os bloquistas, que veem, desta forma, como coelho saído da cartola, a possibilidade de se assentarem nas cadeiras da governação, esfregam as mãos de contentes, marimbando-se para os princípios dos seus programas eleitorais, osculando as mãos dum dos seus inimigos figadais, o Partido Socialista, que surge agora como âncora para os propósitos sedentos de protagonismo.
É o preço de apelidada democracia portuguesa.
Que lhes faça bom proveito numa fase em que Francisco Assis surge como a voz da consciência.

Nota: Este apontamento pode ser lido em


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Leituras


A CHAVE DE PANDORA
 
 
 Este sábado, pelas 17 horas, vai ser apresentado na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, o livro “A Chave de Pandora”,  primeiro volume da  trilogia «O Ceptro Maldito», da autoria de Rúben Oliveira. .   
 O autor irá também fazer as primeiras revelações sobre o segundo volume da trilogia  «O Fogo de Prometeu», uma história que se passa no mundo atual, porém invisível ao comum dos mortais.  Para além desta trilogia encontra-se a escrever outra, com um enredo muito futurista.
A sessão contará com a presença da revisora do texto,  Solange Nunes,  e de Hugo Pedrosaautor das ilustrações da obra.
Rúben Oliveira  nasceu a  13 de outubro de 1993 e cresceu na aldeia do Cabeço do Concelho de Pombal, onde atualmente ajuda alunos com dificuldades nas disciplinas de Física e Matemática.
Chamado de «Cientista Maluco» por muitos e «Senhor Fantástico» por outros tantos, faz experiências mirabolantes e super secretas no seu laboratório para exibir ao seu miniexército de pestinhas.
Como adora ler desde criança e passou a infância em fantásticos mundos de aventura e fantasia, na adolescência começou a escrever os primeiros parágrafos. Mas foi só na idade adulta que realmente se pôs a escrever obras literárias.

F I T A S


quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Figueira homenageia artista


Espetáculo



Desporto


Triatlo reune 300 atletas
Sábado, na Figueira
 
 
Três centenas de atletas de várias categorias participam no próximo sábado numa prova de triatlo na cidade da Figueira da Foz, com início às 10h30.
As diversas competições, que integram campeonatos nacionais, são organizadas pela Federação de Triatlo de Portugal e Câmara Municipal da Figueira da Foz, e decorrem junto à Praça do Forte de Santa Catarina, Avenidas 25 de Abril e do Brasil e Foz do Mondego.
 

Filmes no Foz Plaza


Em exibição na Figueira da Foz
 





 

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Momento político



Coligados no bota-abaixo

 
Tudo leva a crer que o governo liderado por Passos Coelho, indigitado para o efeito pelo presidente da República, Cavaco Silva, vai ser derrubado pelos partidos da esquerda portuguesa, pese o facto de cada um deles, de per si, ter sido derrotado pela força PSD/CDS nas recentes eleições legislativas.

O Partido Comunista e o bloco de Esquerda, que durante a anterior legislatura, se atiraram com unhas e dentes ao Partido Socialista, acusando-o de se portar como uma força da direita, abraçam, agora, com um carinho que todos sabem soar a falso, a liderança de António Costa, apenas com o objetivo mais do que evidente, de deitar abaixo os que governaram Portugal nos últimos quatro anos.

O momento é de reflexão e de alguma perplexidade, ou melhor, de forte apreensão pelos tempos vindouros, já que uma grande parte dos portugueses teme que os enormes sacrifícios que lhes foram exigidos, para que Portugal não caísse na bancarrota, o tenham sido em vão.

As promessas são muitas, a esmagadora maioria dos portugueses deseja que a vida lhes sorria de forma duradoura, esquecendo-se que os frutos têm que ter a sua proveniência, o dinheiro não vai cair do ar e não é com pontapés nas pedras que a riqueza vai brotar.

A verdade é que todos esperam por dias melhores, porque ainda há quem acredita no Pai Natal, na varinha mágica e nos contos de fadas.

Uma coisa é certa: A esquerda coligou-se para o bota-abaixo. Formulam-se votos para que continue assim unida para o bem-estar dos portugueses sem que, a breve trecho, tenha de nos ser exigido muito mais do que o foi nos anos recentes.

Que a febre do poder não atraiçoe os que ainda acreditam em doces trilhos de promessas.

* Este artigo pode ser lido  em

                                            
 

 

 
 

 

 

domingo, 25 de outubro de 2015

Futebol


BENFICA (Rui Vitória), 0
SPORTING (Jorge Jesus), 3
 
 
No regresso à Luz, o ex-treinador do Benfica, Jorge Jesus deu um autêntico bailarico, com a sua equipa (Sporting) a fazer gato sapato dos encarnados.
O Sporting dominou completamente o encontro e carimbou com um resultado histórico a sua visita ao estádio do eterno rival.

Figueira da Foz em fotos

 
Imagens da minha terra
 
 
Um moinho na serra. Paisagem do fim do dia.
Vale de Jorge - Figueira da Foz - Portugal

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Pelos caminhos de Portugal



Na manhã desta sexta-feira, na ECOPISTA DO DÃO, em Tondela.
O percurso inicia-se em Santa Comba Dão e termina em Viseu, ocupando a antiga linha ferroviária do Dão.

Cinema

 
Cavaco Silva mandou suspender
 
 

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Na Biblioteca da Figueira da Foz

NO CÉU NÃO HÁ LIMÕES
 
A Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, promove no último sábado de cada mês, pelas 15h00, um encontro da Comunidade de Leitores, onde os diversos participantes conversam em torno de uma obra literária escolhida no encontro anterior. 
 
No próximo sábado, 24  de outubro,  a conversa  será em torno da obra “ No Céu não há Limões", de Sandro  William Junqueira, que estará presente  na sessão,   juntamente com elementos da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia.
 
" No Céu não Há Limões" descreve um mundo em guerra entre o Norte rico e o Sul pobre, em que os pobres do Sul tentam por todos os meios ter acesso ao bem-estar do Norte, e os do Norte usam de todos os meios para conservar a sua riqueza só para si.

 
 
 




 
Sandro William Junqueira, nascido em 1974, na Rodésia, encontrou aos 25 anos, na escrita, " o espaço onde me poderia expressar sem condicionantes de nenhuma ordem. Escrevo como quero, sobre o que quero. A escrita é, para mim, o maior espaço de liberdade individual" .
Antes experimentou a música, a escultura e a  pintura. Foi designer gráfico. Hoje diz poesia e trabalha regularmente como ator e encenador. Leciona expressão dramática. É autor de projetos e ateliês de promoção do livro e da leitura.
 
Em 2012 foi considerado um dos escritores para o futuro pelo semanário Expresso. 
 
Para além de "No Céu não há limões", Sandro  Junqueira é autor do romance "Caderno do Algoz "(2009)" e "Um Piano para cavalos altos" (2012).
 

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Nova legislatura em Portugal


Segundo a TVI

Cavaco vai indigitar Passos como primeiro-ministro na quarta-feira
 
 
A concretizar-se esta notícia, qual a surpresa? A coligação PSD/CDS não foi a força política mais votada?
 
Se assim não fosse, e transferindo os resultados para o fitebol (passe a piada) qualquer dia o Benfica, por xemplo, vence o campeonato, mas a soma da pontuação dos clubes opositores oferece a eses o título... porque , todos juntos, somaram mais pontos...
 
Desculpem lá, mas, reconheço, esta pretensa piada... não teve piada nenhuma...

domingo, 18 de outubro de 2015

Futebol


Taça de Portugal
Navalistas devorados pelos castores
 
Depois de ter recebido, em maio de 2011, o último adversário da principal Liga, quando os figueirenses ainda militavam no principal escalão do futebol nacional, jogo que, então,  o Vitória de Guimarães venceu por 3-0, o Estádio Municipal José Bento Pessoa teve, esta tarde,novamente, a visita dum primodivisionário, o Paços de Ferreira, em jogo para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Os atletas da capital do móvel não estiveram com meias medidas e infligiram pesada derrota aos navalistas, agora no campeonato nacional de seniores.
1-7 foi o resultado final, uma marca que já não se usa, mas a vincar bem a diferença entre os dois patamares do futebol português.

Com casa cheia


XXIII Encontro de Coros
foi um êxito
 
Grupo Coral David de Sousa
(Figueira da Foz)
Orfeão de Castelo Branco
 
O Auditório Municipal da Figueira da Foz registou uma enchente. O público teve oportunidade de, esta tarde,  assistir a um excelente espetáculo, em que estiveram  presentes o Coral  David de Sousa e o seu convidado, o Orfeão de Castelo Branco.
A apresentação esteve a cargo de Silvina Queirós, presidente da Assembleia Geral do Coral David de Sousa.

Democracia...


Jerónimo de Sousa (PCP): "A saída do euro é uma questão que deve estar em cima da mesa para um futuro Governo"
 
In NEGÓCIOS
 
Mas com um lugarzito no governo, procurado a qualquer preço, as coisas mudam, não é "camarada"? !!!

DOMINGO


Vozes na Figueira da Foz


Pela nossa saúde

Na Figueira

6 continentes na Figueira da Foz


sábado, 17 de outubro de 2015

O pensamento do dia


"Os acontecimentos políticos humilham e desabonam mais a sabedoria humana do que quaisquer outros eventos deste mundo."

 Marquês de Maricá, pseudónimo do político brasileiro Mariano José Pereira da Fonseca (1773 - 1848)

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Cinema na Figueira


"LONGE DOS HOMENS",
hoje no CAE
 
 
Filme de qualidade, hoje no Pequeno Auditório do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, pelas 21h30.

Futebol solidário na Figueira da Foz


Legislativas 2015

 
Nem um castiçal...
 
"Não vale a pena ter ilusões. Apesar da perplexidade do país, da indignação na coligação, da oposição do Presidente e do abandono de boa parte do PS, António Costa não vai desistir da sua estratégia suicidária de formar um governo com o PCP e o BE.
A explicação é simples: depois de ter derrubado Seguro por ter tido uma vitória por “poucochinho”, António Costa não quer aparecer no congresso do PS como aquele que teve uma derrota por muitos, já que isso implicaria a sua morte política.
António Costa só tem uma hipótese de sobrevivência, que é apresentar-se no congresso como primeiro-ministro. Para conseguir isso destruirá o PS e o próprio país, mas no curto prazo sobreviverá no seu partido, especialmente devido aos inúmeros lugares que poderá distribuir pelos militantes.
O país irá ter, assim, um governo de frente popular, durante seis meses, que reverterá todas as medidas do governo anterior. O que se seguirá depois é óbvio: juros a disparar, ausência de financiamento externo, colapso do sistema bancário e provável novo resgate.
Nessa altura, António Costa ir-se-á embora, como Sócrates foi, mas haverá sempre alguém dessa linha no seu partido a pedir que se respeite a sua herança e a propor o derrube do novo secretário-geral que queira reparar os danos causados.
António Costa que forme então o novo governo PS/PCP/BE e junte até o PEV e o PAN para compor o ramalhete. Parafraseando Mário Soares nos seus bons tempos, no dia em que esse governo tomar posse, nem um castiçal cá fica."
 
Luís Menezes Leitão
Professor da Faculdade de Direito de Lisboa, in JORNAL i

Bebés em primeiro plano na Figueira




A Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás, na Figueira da Foz, acolhe , amanhã, sábado, , pelas 15 horas, uma Oficina de Música para Bebés ( 4 meses aos 4 anos), dinamizada por
Ana Rute Paes Cordeiro, licenciada em Educação de Infância e com experiência em educação e formação musical.
 

O objetivo da oficina é proporcionar a pais e filhos a fruição de momentos descontraidos e harmoniosos, através de jogos que permitirão às  crianças, principalmente, descobrir de onde vem o som, como nasce o ritmo e como as palavras e as histórias se transformam em música.


Figueira da Foz em fotos



Imagens da minha terra
 
 
Praias da Figueira da Foz em outono.
A beleza é eterna!!!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

1 300!!!

A imagem do dia
 
 
(Clicar na imagem para ampliar)
 
1 300 idosos concentraram-se num almoço (16.º Convívio) na cidade beirã  de Tondela.
Uma festa.
A foto é do meu Amigo e Colega, Joaquim Duarte Pereira (Zé Beirão) e foi sacada do seu Beirão Online.

???????


E a solução aqui tão perto!!!
 
 
Afinal, não sabemos qual a razão pela qual as pessoas não resolvem todos os seus problemas, por mais complexos que eles sejam.
Aqui, na Figueira da Foz, há uma individualidade que resolve tudo, mas mesmo tudo.
Ele arranja e mantém empregos, aproxima e afasta pessoas amadas (!!!), faz emagrecer ou engordar, enfim, tudo duma assentada.
Portanto,  não há que hesitar. O desemprego em Portugal, pela mão deste mágico, já era...

Para a história da Figueira da Foz CCLXXXIV


Rancho das Rosas
 
 
Em 15 de outubro de 1939, o Rancho das Rosas, um dos mais prestigiosos agrupamentos folclóricos que existiram na Figueira da Foz, procede à inauguração da sua sede, na Rua Direita do Monte, nesta cidade.

Cinema na Figueira da Foz

Em cartaz no FOZ PLAZA
 





 

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Legislativas 2015


Emigrantes votam PSD/CDS
 
Terminada a contagem dos votos dos emigrantes, a coligação PSD/CDS conseguiu 3 deputados contra apenas 1 do Partido Socialista.
Com 107 deputados eleitos, a coligação de direita fica, apenas, a 9 escassos "pontos" da maioria absoluta no Parlamento.
Foi por uma unha negra... apesar da austeridade exigida aos portugueses nos últimos quatro anos.