domingo, 30 de agosto de 2015

História desportiva em Tondela



Marco histórico
no "João Cardoso"
 
Tondela e, naturalmente o seu Clube Desportivo, vivem história a partir do momento em que o futebol da bela cidade beirã (terra de minha mãe e avós) enfileirou, por mérito próprio, ao lado dos maiores da modalidade em Portugal.
Não foi feliz a equipa nos dois primeiros jogos da competição, somando por derrotas os desafios disputados, a par do Moreirense e Académica que, nestas primeiras rondas, não tiveram melhor sorte.
O campeonato, contudo, está ainda a dar os primeiros passos e há mais 32 jornadas para disputar.
Este domingo (dentro de aproximadamente hora e meia) a história continua,com o Estádio João Cardoso, em fase de remodelação,  a receber, pela primeira vez, com o CDT como anfitrião, um jogo da prova maior do futebol português.
Trata-se de um acontecimento que não é de somenos importância, antes pelo contrário, a merecer a colocação, no recinto, duma placa a perpetuar o evento.
 
 
Os tondelenses, comandados por Vítor Paneira têm que dar o seu melhor, para fazerem esquecer o desfecho e a pouco conseguida prestação da equipa frente ao Boavista, no Bessa, onde o maior reforço da formação auriverde, o seu guardião Matt Jones, foi a figura do jogo.
Paneira defronta um técnico de conhecidos méritos e muita experiência, o prof. Manuel Machado e, certamente, que vai procurar descobrir a forma de tornear as dificuldades impostas pelo adversário que vem dum triunfo sobre outro estreante (repetente se quisermos...) na competição, o União da Madeira.
Esperamos que haja festa no "João Cardoso", com o triunfo dos locais na sua apresentação doméstica, em termos oficiais competitivos no primeiro patamar do futebol nacional.
 
Aníbal José de Matos (Jornalista)
 
Última hora: O DESPORTIVO DE TONDELA VENCEU O NACIONAL DA MADEIRA POR 1-0, OBTENDO, DESTA FORMA, A PRIMEIRA VITÓRIA NA 1.ª LIGA.
 

sábado, 29 de agosto de 2015

Verão quente na Figueira



Não se podem queixar os muitos milhares de veraneantes que, mais uma vez, escolheram a Figueira da Foz como ponto de férias.
A animação tem sido constante, não tendo faltado A VIAGEM DO ELEFANTE, que Tondela trouxe através da ACERT.
Mas tem havido outros motivos de interesse recreativos, desportivos e culturais, a rua tem sido palco de muitas manifestações do género.
Um verão quente na Praia da Claridade!

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Para a história do desporto figueirense


Taça Alzira
 
 
27 de agosto de 1911.
 
Há 104 anos, a tripulação de remo da Associação Naval 1.º de Maio vence a sua congénere do Ginásio Clube Figueirense conquistando a Taça ALZIRA, disputada pela primeira vez.
Como curiosidade o facto dos navalistas envergarem, na época, equipamento de cor azul (a monarquia tinha sido derrubada há menos de um ano). Pouco depois a Naval optava pelo verde e branco, cores que ainda hoje utiliza.
A tripulação vencedora era composta por Augusto Nogueira, David Viana, Henrique Varanga, Patrício Dias e José Ferreira.

Arte Xávega na Figueira


8.º aniversário
do Núcleo Museológico do Mar
 
 
Foto de Mauro Correia

Figueira da Foz e a leitura


sábado, 22 de agosto de 2015

Pelos caminhos de Portugal


A saudosa Linha do Dão
 
 
Estação de Tondela em dezembro de 1993. Linha histórica desativada porque a ganância do lucro sobrepôs-se ao interesse das populações.
A via que unia Santa Comba Dão a Viseu deu lugar a uma ecopista, que embora se trate dum empreendimento com alguma utilidade, foi uma forma de tapar os olhos aos ingénuos.
Há dias sugeria ao meu amigo e colega Joaquim Duarte Pereira  (Zé Beirão) que, através dos seus conhecimentos, aventasse a hipótese de colocar numa das paredes da antiga estação de caminho de ferro um painel de mosaicos com uma fotografia do comboio a circular naquelas paragens.
Aguarda-se que a ideia frutifique.
Para memória futura.

Nota: Este "apontamento" foi, também, publicado no jornal digital "O BEIRÃO ONLINE", por deferência do seu diretor, Joaquim Duarte Pereira, com a seguinte nota de rodapé:

NOTA: Agradeço ao Aníbal a lembrança, que aqui fica e reencaminho a quem de Direito, nomeadamente, aos serviços culturais do Município de Tondela (Museu Terras de Besteiros) e presidente da Edilidade, José António de Jesus.

O pensamento do dia


quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Família

 
Família cresce
 
 
A Família Matos está a crescer. O Rui Matos e a Mónica foram, mais uma vez, uns pais babados. No dia 13 nasceu o Ricardo e quatro dias volvidos o Rodrigo festejou o seu 5.º aniversário.
Na imagem, nos arredores de Leiria, os pais Rui e Mónica, e os filhos Sara, Rodrigo e Ricardo posam para a posteridade.
Ricardo é o quarto neto do responsável de PRESENTE.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Imagens


DIA MUNDIAL
DA FOTOGRAFIA
 

 
 (Nascer do sol no Funchal)
"Uma imagem vale mais do que mil palavras"

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Futebol


Tondelenses prometem
em jogo manchado pela arbitragem




 
                                                                              
 
 
                                                     
O Clube Desportivo de Tondela, campeão nacional da II Liga, deu o pontapé de saída no primeiro escalão do futebol nacional, defrontando, no Estádio Municipal de Aveiro, o Sporting Clube de Portugal, detentor da Taça de Portugal e da Supertaça Cândido de Oliveira, sendo derrotado por 1-2, com o golo da vitória dos leões marcado, de grande penalidade, no último dos cinco minutos de compensação concedidos pelo árbitro Carlos Xistra.
A partida ficou machada por dois erros de arbitragem, decisivos no desenrolar do marcador: o golo dos beirões foi irregular, com duplo erro já que precedido de fora-de-jogo e obtido com a ajuda do braço, e a grande penalidade que permitiu a vitória do Sporting foi antecedida dum lançamento da linha lateral ferido de ilegalidade.
Os tondelenses forneceram bons indicadores ao invés da equipa de arbitragem que, nos citados lances, esteve francamente mal.
Nódoas a ensombrarem a o encontro de abertura do campeonato da I Liga.
Esre fum-de-semana estivemos em Tondela e constatámos o desespero de alguns adeptos da equipa local que, se bem que satisfeitos com a exibição da turma liderada por Vítor Paneira ficaram frustrados com o desfecho já que o empate ficou a segundos de ser garantido.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Arte na Figueira da Foz


A Matéria dos Dias
 
Até 11 de outubro no Museu Municipal






 
Paula Rito nasceu em Lisboa em 1964. Licenciada em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e mestre em Teorias da Arte pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, é já uma referência no panorama artístico nacional.
 Ao longo da sua carreira contam-se diversas exposições, individuais e coletivas, em Portugal, Espanha, Itália e E.U.A. As suas obras integram também as coleções de arte de várias entidades, públicas e privadas.
A exposição patente no Museu Municipal Santos Rocha é constituída por 50 obras de pintura sobre tela – algumas inéditas, e uma série de desenhos que preenchem os cadernos que acompanham a artista no seu dia-a-dia. Nas palavras da artista, um convite a esta visita: "na inquietação, entre o plano pictórico e a perceção, deixo ao espetador a demanda de outros sentidos".
 
 
 

Figueira em festa


Mensagem


domingo, 9 de agosto de 2015

Futebol


As imagens do dia
 
 
 
Supertaça Cândido de Oliveira
 
BENFICA, 0 - SPORTING, 1
 
A frase: "O Benfica teve medo do Sporting"
(Jorge Jesus, treinador do Sporting e ex-treinador do Benfica)

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Para a história da Figueira da Foz CCLXXVIII


Ramal da Pampilhosa já era!!!
 
Em 3 de agosto de 1882 (completaram-se 133 anos na passada segunda-feira), era inaugurada com pompa e circunstância, incluindo a presença de D. Luís I, D. Maria Pia, D. Carlos e D. Afonso, entre outros, a linha de caminho de ferro da Beira Alta, ou melhor, o ramal da Pampilhosa, ficando, assim, completa, a ligação da Figueira da Foz à fronteira de Vilar Formoso.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, e volvidos estes anos, o ramal foi, pura e simplesmente, desativado, e as imagens abaixo, captadas na referida segunda-feira,  indicam o aspeto daquela via, nalguns pontos do concelho da Figueira.´
 
 
 
 
 
 
A primeira foto mostra o estado em que se encontra a antiga passagem de nível de Vale de Murta e as duas seguintes espelham o antigo apeadeiro de Alhadas/Brenha, no seu estado atual...


quarta-feira, 5 de agosto de 2015


A frase

"O 25 de abril acabou com a cultura"

Rui de Carvalho (ator), esta tarde, aos microfones da RDP

Oito anos de...sal

 
O Núcleo Museológico do Sal, nos Armazéns de Lavos (Figueira da Foz) comemora, ao longo de todo o mês de agosto, o seu VIII aniversário, com um vasto programa de atividades denominado “(A)GOSTO COM SABOR A SAL”.

terça-feira, 4 de agosto de 2015