terça-feira, 30 de junho de 2015

USF Buarcos (Figueira da Foz)


SESSÕES DE DIVULGAÇÃO
 
 
A Liga de Amigos da Unidade de Saúde Familiar de Buarcos (Figueira da Foz), tem vindo a promover sessões de divulgação dos direitos e deveres dos utentes, com intervenções de Jorge Martins, João Rola e Aníbal José de Matos, as quais têm sido extremamente participativas, com elevado número de assistentes interessados no elenco de princípios divulgados.
 
 
Esta manhã teve lugar a quinta sessão de divulgação, estando marcada a última desta série para o próximo dia 2 de julho.
Para além dos utentes, tem-se registado a presença de médicos, enfermeiros e pessoal administrativo.
 

Teatro na Figueira da Foz

Pateo das Galinhas
APRESENTA...
 
 
GRUPO DE VANGUARDA
de Vicente Sanches
pelo
Pateo das Galinhas – Grupo Experimental de Teatro da Figueira da Foz
Nos dias 3 e 4 de julho, 22h00 | 5 de julho, 17h00, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE)
 
Encenação e cenografia: Ricardo Kalash | Intérpretes: Ana Paula Veloso, Donzília Freire,
Fernando Lopes, Helena Adão, Isabel Cardoso, João Portulez, José Fonseca, Lígia Bugalho,
Margarida Bessone, Rui Féteira e Vítor Silva | Desenho de Luz: Víctor Marques | Imagem
gráfica: Mauro Zarkand e Rui Santos | Operação de luz e som: Equipa técnica do CAE |
Banda sonora: Requiem de Mozart
Apoio: Museu Municipal Dr. Santos Rocha
Coprodução: CAE e Pateo das Galinhas
Bilhetes 5,00 euros, à venda no CAE e em www.cae.pt  Lotação limitada a 100 lugares.
 
 
 
Grupo de Vanguarda, de Vicente Sanches, é um texto sui generis, quer no conteúdo quer na
forma. Esta peça tem como tema “A Morte”, tema este que é exposto de forma algo
“palavriosa”, ou melhor dizendo, “muito, muito palavriosa”. Não fique o espetador expectante
em assistir a um drama estático, pois o conjunto de atores que sobe a cena acredita que o
verdadeiro teatro é, apenas e só, verdadeiro terrorismo. Mais: este grupo de atores ama o
terror pelo terror e o seu único objetivo é espalhar sobre a plateia, entre os espetadores e as
“espetatrizes”, o pânico, o medo, o pavor. Grupo de Vanguarda é uma enorme brincadeira,
um palco onde o teatro brinca consigo próprio, onde é exigido aos atores que joguem, que
provoquem o seu público. Um público insensível aos mistérios da vida e... da Morte.

Pelos caminhos de Portugal


Caramulo em pedra
 
 

 
Mais uma das milhentas imagens esculpidas em pedra pela Natureza, na Serra do Caramulo, no concelho de Tondela, em pleno coração da Beira Alta
Um animal de grandes proporções parece guardar o território. Na montagem, em baixo, a estátua vista da estrada que percorre as belas paisagens duma das mais encantadoras serras de Portugal, esta que tanto tem sido devastada por mãos criminosas em incêndios que deixaram marcas para toda a vida.

domingo, 28 de junho de 2015

Pelos caminhos de Portugal


As pedras do Caramulo
 
 
Muitas pedras espalhadas pela Serra do Caramulo apresentam figuras estranhas, como se pode ver nesta imagem, captada na passada sexta-feira, 26 de junho.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

 

Desporto

1.ºs Jogos Europeus
Ouro e prata para Portugal


Em Taekwondo, Rui Bragança fez soar o Hino Nacional e hastear a bandeira portuguesa, ao conquistar a medalha de ouro, nos 1.ºs Jogos Europeus que estão a decorrer em Baku, no Arzebaijão.

 
Por seu turno, o antigo atleta da Naval 1.º de Maio, que agora representa o Sporting Clube de Portugal, conquistou o 2.º lugar no pódio, na variante de pistola de ar comprimido a 10 metros.
João Costa, natural de Luanda, mas radicado no concelho da Figueira da Foz, é uma das figuras de destaque da mocalidade no mundo do desporto.

O pensamento do dia



“O despotismo impressiona pela estupidez do estilo.”

(Stendhal) Henri-Marie Beyle (1783 – 1842) Escritor francês.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Desporto


Ouro em BAKU
 
 
A seleção nacional de ténis de mesa derrotou, esta tarde,  a França na final do torneio de ténis de mesa, nos 1.ºs Jogos Europeus, que estão a decorrer em Baku, no Arzebaijão, conquistando a medalha de ouro.

sábado, 13 de junho de 2015

Desporto

 
Um figueirense em BAKU
 
João Costa, porta-estandarte
da delegação portuguesa no Arzebaijão
 
 
João Costa, com a bandeira nacional, durante o desfile na abertura dos 1.ºs Jogos Europeus, em Baku, no Arzebaijão. Uma honra para o figueirense, atleta do Sporting Clube de Portugal.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

TAP


Será que é desta?



“O Conselho de Ministros atribuiu ao consórcio Gateway, de David Neeleman e Humberto Pedrosa, a vitória na privatização da TAP. A proposta vencedora apresenta uma oferta financeira de 354 milhões de euros, em capitais a injetar na empresa. A oferta poderá chegar a 488 milhões de euros, em função da performance da companhia em 2015, e considerando já o encaixe potencial máximo para o Estado, num cenário em que a transportadora vai para a bolsa. Os números foram revelados pela secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco.”

In OBSERVADOR
Será que é desta que o Estado se livra deste fardo? Ou ainda irão surgir mais imbróglios para atingirem os bolsos dos portugueses, já que continuam a existir vozes que defendem o investimento nacional numa empresa cujos prejuizos se têm acumulado ao longo dos anos?
Esperamos pelos próximos episódios que talvez motivem um filme a realizar por António Pedro Vasconcelos...

quarta-feira, 10 de junho de 2015

10 de junho

DIA DE PORTUGAL,
DE CAMÕES
E DAS COMUNIDADES

Frases do Presidente da República, Cavaco Silva:


"Alguns têm a tendência para não acreditar no futuro. Há mesmo quem faça da crítica, incongruente, um modo de vida. Um triste modo de vida.
(...) Há os que optam pela crítica destrutiva. Há os que preferem dizer mal de tudo e de todos."










Futebol


O "milagre" veio de... Fátima

Naval mantém-se
no Nacional de Seniores
 
Os figueirenses, que estavam em risco de descer aos campeonatos distritais, empataram em Fátima no jogo da primeira mão dos playoff (2-2) e esta tarde triunfaram, no Estádio Municipal Bento Pessoa, na Figueira da Foz (2-1), mantendo-se, deste modo, no terceiro escalão do futebol nacional.

domingo, 7 de junho de 2015


Nem mais...
 
 
Na Avenida Dr. Gaspar de Lemos, na Figueira da Foz. Defecar... tá certo!!!

sábado, 6 de junho de 2015

Serra com buracos


Vá lá, vá lá!!!
 
 
Em 26 de maio findo, PRESENTE publicava: "A Serra da Boa Viagem é uma das salas de visitas da Figueira da Foz. As intempéries e os incêndios têm sido flagelos que de forma evidente têm afetado aquele local emblemático, mas a incúria também tem contribuído, e de que maneira, para que a Serra não ofereça, em todo o seu explendor, as valências que possui.
Enquanto no centro da cidade, tem havido alguma preocupação em melhorar o piso de diversas artérias, ali, ao invés, os caminhos estão pejados de remendos e, em certas zonas, os buracos obrigam os automobilistas a verdadeiras gincanas.
 
Na foto, uma dessas crateras, quase em frente aos serviços da Proteção Civil, constitui uma autêntica ratoeira que, curiosamente, nenhum dos elementos daquela instituição, ao que parece, lhe põs os olhos em cima. É que no local, nem sequer um penso rápido foi colocado...
E a situação arrasta-se há meses..."
 
                                                         *************
 
Agora...
 
 
 

Palo menos alguma coisa foi feita... e não só neste local (em frente ao Centro Operacionl da Proteção Civil da Figueira da Foz) mas também nas proximidades onde os buracos eram mais do que muitos.
Os tais pensos rápidos remediaram, para já, São panaceias, mas enfim...
É que os pavimentos naquele pulmão e sala de visitas figueirenses continuam a precisar (desde há muito) de uma revisão a sério, tal como tem vindo a ser feita em artérias citadinas.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Música


Dar sangue na Figueira


Figueira da Foz em movimento


 

 


 
 
 

Futebol


Para evitar descida aos distritais...
 
NAVAL VAI A FÁTIMA !
 
Para disputar a primeira mão dos playoff de permanência no campeonato nacional de seniores, a equipa da Naval 1.º de Maio desloca-se, amanhã, a Fátima, estando marcada para o próximo dia 10 a segunda mão desta finalíssima que vai ditar o futuro próximo destas duas formações que andam na mó de baixo do futebol nacional.
Ambas estão à espera do "milagre"...

Vidas contadas


Hoje, no auditório municipal
 
 
 
O Auditório Muncipal da Figueira da Foz, acolhe, HOJE, 5 de junho, pelas 21h30 a iniciativa «Vidas Contadas», um "espetáculo" que nasceu da parceria da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Figueira da Foz e da Associação de Pais da EB1 do Alqueidão e que conta com  o apoio  do Município da Figueira da Foz e da  Junta de Freguesia do Alqueidão.
 
O evento pretende, através da dramatização de casos reais, alertar o público em geral para o crescente abuso e  violência contra as  crianças. 
 
A criação artística está a cargo do jovem encenador e ator figueirense Emanuel Rodrigues e conta no elenco com Clarisse Oliveira, Patrícia Pedrosa e Sónia Silva. 

quinta-feira, 4 de junho de 2015

No Cabo Mondego


VANDALISMO
 

 
Não duraram muito, em toda a sua dimensão, os melhoramentos introduzidos no Miradouro do Cabo Mondego (Figueira da Foz).
É que os vândalos encontraram ali mais um alvo para darem largas aos seus maus instintos e pronto: arrancaram varas de suporte dos gradeamentos, destruindo, em larga escala, o que de bom ali foi implantado.
Vá-se lá ser prior numa freguesia destas...

O pensamento do dia


quarta-feira, 3 de junho de 2015

Leituras na Figueira da Foz


 



Amanhã, 04 de junho, pelas 21h30,  na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz,  tem lugar mais uma sessão das 5as de Leitura .
Desta vez conta com a presença de quatro escritores nacionais, todos com a particularidade de terem sido os vencedores, nos últimos quatro anos, do Prémio Leya, criado em 2008 com o objetivo de incentivar a produção de obras originais de escritores de língua portuguesa e que se destina a galardoar uma obra inédita de ficção literária, na área do romance, que não tenha sido premiada em nenhum outro concurso.
Irão estar presentes João Ricardo Pedro, autor de «O teu rosto será o último» (2011),  o figueirense  Nuno Camarneiro, autor de «Debaixo de algum céu» (2012), Gabriela Trindade, autora de «Outra Voz» (2013) e Afonso Reis Cabral, autor de «O meu irmão» (2014).
Os autores far-se-ão acompanhar da  poetisa, Maria do Rosário Pedreira, autora dos poemas do mais recente trabalho musical da fadista Aldina Duarte, Romance(s)um romance em verso para os fados tradicionais”.
 
 

O pensamento do dia


segunda-feira, 1 de junho de 2015

Na Figueira da Foz




 
 Serviço de Urgência Pediátrica do HDFF
Centro de Respostas Integradas de Coimbra - Equipa de Prevenção da Figueira da Foz

 Sessão de contos e ateliês de dança, pintura facial e balões - Biblioteca Municipal

REI DA SELVA


A imagem do dia