quarta-feira, 29 de abril de 2015

Um atentado


 
Na verdade, "uma vergonha" não é o epíteto mais adequado.
Os adjetivos que mais se aproximam das atitudes dos pilotos da TAP (com o beneplácito de alguns sindicatos)  são  os de CRIME LESA-PÁTRIA e propósito de TERRA QUEIMADA. 
E, como se diz na gíria, na sua ótica, OS OUTROS QUE SE LIXEM.
E ficamos gratos pelos comentários aqui inseridos.

Uma escola em festa

 
 

terça-feira, 28 de abril de 2015

9 grupos na Figueira da Foz

 
Hospitais dão música!!!
 
Numa organização da Casa do Pessoal do Hospital Distrital da Figueira da Foz, vai ter lugar no próximo dia 9 do corrente mês, no grande auditório do Centro de Artes e Espetáculos (CAE), pelas 14h30, o XVII Encontro Musical Inter-Hospitalar, em que participam grupos de nove estabelecimentos de saúde, a saber:
Grupo Coral e Recreativo do Hospital de São João, do Porto, Grupo Coral da Casa do Pessoal do Hospital de Torres Vedras, Coro da Casa do Pessoal do Hospital de Santo André, de Leiria, Grupo Coral da Casa do Pessoal do Centro Hospitalar do Porto, Grupo de Música Popular do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, Grupo Coral e Instrumental da Casa do Pessoal do Hospital de Guimarães, Grupo Coral da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Rancho Folclórico da Casa do Pessoal do Hospital Júlio de Matos/Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e, a representar a cidade que acolhe o Encontro, o Grupo de Cantares da Casa do Pessoal do Hospital Distrital da Figueira da Foz.

Tempo de aniversário


Os 105 anos da Biblioteca
 
 

O pensamento do dia


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Um novo Amigo


A imagem do dia
 
 
"Quanto mais conheço os homens,
mais gosto dos animais"
(Alexandre Herculano)

domingo, 26 de abril de 2015

Política em Portugal


Uma pergunta inocente
 
 
Na sequência do acordo nupcial entre o PSD e o CDS, que motivou forte azia aos partidos da oposição, alguém colocou esta questão:
Se o PCP e o Bloco de Esquerda têm sido a mola impulsionadora de manifestações e quejandos, face à situação de um povo martirizado com toda a soma de problemas em nome da famigerada austeridade, como o desemprego, os cortes nos salários e nas pensões, etc, qual a razão porque não conseguem mobilizar esse mesmo povo para os eleger para um governo que resolva a situação que passam a vida a criticar?
 

sábado, 25 de abril de 2015

PSD/CDS


25 de abril
Cereja no topo do bolo...
 
 
E o namoro acabou em casamento...
Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, o Senhor Irrevogável, selaram, ao princípio da noite, um acordo que os une para as próximas eleições legislativas.
Claro que esta coligação faz tremer António Costa o qual, naturalmente, terá que engendrar novas estratégias para não sofrer amargos de boca no tabuleiro do xadrez da governação...
Enfim, foi o corolário do aniversdário do 25 de abril, a cereja no topo do bolo... para emprestar algum colorido a uma  festa que estava a ficar muito cinzenta.

25 de abril


Nas comemorações (!) de abril
 
 

Revolução em aniversário



Corrupção
Desemprego
Miséria
Problemas na saúde
Educação em crise
Dívida incomportável
Independência duvidosa
Greves constantes com o país parcialmente parado
Insolvências
Polícias contra polícias
Agentes da autoridade detidos
Antigo primeiro-ministro na cadeia
Ex-deputados e  presidentes de câmara atrás das grades
Ex-embaixadores e apresentadores de sucesso detidos(condenados por pedofilia)
Contestação às entidades judiciais
Violência
Liberdades ameaçadas
Bancos falidos
Banqueiros e outros empresários presos
Aumento de impostos
Presidentes da República e Governos permanentemente contestados e insultados

...... Bom, por agora chega
.....
Depois de quase cinco décadas de ditadura,
41 anos de democracia "exemplar"...
***************
O jornal digital O BEIRÃO ONLINE, reproduziu este artigo na íntegra. Gratos ao seu diretor, Joaquim Duarte Pereira (Zé Beirão) pela deferência.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Ainda a censura prévia


Aí estão eles às arrecuas...
 
 
O tiro saiu-lhes pela culatra...
Com a reação à proposta (afinal não chegou a ser apresentada...) sobre a censura à comunicação social relativamente à cobertura da campanha eleitoral para as eleições  legislativas (Carlos Magno ameaçou demitir-se da TSF), os partidos signatários da peregrina intenção de que lançaram o barro à parede, puseram o rabo entre as pernas e deram o dito pelo não dito.
A revisitação do lápis azul, agora em cores laranja e rosa, quedou-se na gaveta face à estupefação de quem deste lamentável episódio tomou conhecimento.
Esperamos pelos próximos episódios para mais uma edição destes constantes atentados a uma democracia moribunda.
É que eles não desistem...

O pensamento do dia


 

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Visto prévio


41 anos após o 25 de abril!!!
 
 
 
Afinal como é?
Acaba de ser noticiado que a maioria que sustenta a governação em Portugal,   vai propor, com o apoio do Partido Socialista (sobre este assunto Inês Medeiros trocou os pés pelas mãos) que os órgãos de comunicação social sejam obrigados a apresentar um plano de publicação para a cobertura da campanha eleitoral das próximas legislativas.
A imprensa já está a insurgir-se quanto à medida preconizada que ainda prevê multas de 50 mil euros a quem não cumprir.
Ou seja: 41 anos depois do 25 de abril, quando a principal euforia dos portugueses consistiu no slogan da liberdade e, com ela, a eliminação do célebre lápis azul, aí está uma fotocópia da famigerada censura prévia à imprensa!!!
Parafraseando Alberto João Jardim, "estamos todos bêbados ou quê?"
 

41 anos depois...


Miguel Torga e o 25 de abril
 

 
“O que apelidamos de revolução é um despautério social a que teimamos em dar esse nome sagrado. Quem faz revoluções não exibe revoluções”
 
(Diário, Coimbra, 1 de Julho de 1975).

Bem quero, mas não consigo alhear-me da comédia democrática que substituiu a tragédia autocrática no palco do país. Só nós! Dá vontade de chorar, ver tanta irreflexão. Não aprendemos nenhuma lição política, por mais eloquente que seja. Cinquenta anos a suspirar sem glória pelo fim de um jugo humilhante, e quando temos a oportunidade de ser verdadeiramente livres escravizamo-nos às nossas obsessões. Ninguém aqui entende outra voz que não seja a dos seus humores. É humoralmente que elegemos, que legislamos, que governamos. E somos uma comunidade de solidões impulsivas a todos os níveis da cidadania. Com oitocentos anos de História, parecemos crianças sociais. Jogamos às escondidas nos corredores das instituições
 
(Diário, Chaves, 12 de Setembro de 1978).

Política


A frase
 
“O governo não há-de cair - porque não é um edifício. Tem que sair com benzina - porque é uma nódoa"

Eça de Queirós em 1879

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Leituras na Figueira da Foz



Dia Mundial do Livro
e dos Direitos de Autor
 
 

Banha da cobra...


Um país de maravilha!!!
 
 
Em pleno percurso da estrada eleitoral, o PS lançou um elenco de promessas que só não nos fazem rir porque o tempo, infelizmente, é mais propício para lágrimas do que para euforias.
E quando se questionam os autores daquela obra poética sobre a proveniência dos fundos para custear as maravilhas apregoadas, a resposta, ambígua, é a de que "há sempre riscos"...
Mas atenção. Não é só o Partido Socialista a enveredar por este caminho; os outros partidos da esquerda alinham pelo mesmo diapasão, criticando mas sem soluções que permitam consolidar ideias de credibilidade.
Claro que as forças que sustentam a governabilidade não fogem à regra e já demonstraram à saciedade que não são diferentes em termos de promessas para um país de maravilhas.
Uma coisa é certa: quem possui credenciais técnicas e políticas para se guindar a postos de orientação nacional, foge das lideranças como o diabo foge da cruz,
Mas, enfim, todos vão vivendo enquanto os portugueses, e não só os mais pequenos, acreditarem no Pai Natal...
*************************
Em tempo: O jornal digital O BEIRÃO ONLINE reproduziu este artigo. Gatos pela deferência. (24.4.2015)

terça-feira, 21 de abril de 2015

Uma banhada


Tomar banho na Alemanha...
 

Futebol


Tondela ainda mais primeiro
 
O Desportivo de Tondela navega de vento em popa, e, com um triunfo sensacional no Algarve, frente a uma equipa que teve nome sonante no futebol nacional - o Farense -, dilatou a vantagem sobre o segundo classificado, aumentando a diferença para seis pontos em relação ao Desportivo de Chaves que divide agora a segunda posição com o Feirense, com os flavienses à melhor nos confrontos entre si.
 
Com esta almofada algo confortável relativamente aos seus mais diretos competidores, o Desportivo, quando restam seis jornadas para o termo da competição, lobriga uma forte luz ao fundo do túnel em direção ao objetivo que persegue: a principal liga do futebol português, agora perfeitamente ao seu alcance.
 
Sem sermos demasiado otimistas, tudo leva a crer que a festa está à vista para os tondelenses.
 
Aníbal José de Matos(Jornalista)
 
**********************************************************************************
In O BEIRÃO ONLINE  (jornal digital de Tondela)

sábado, 18 de abril de 2015

Sem vergonha!!!


Portugal,
entre o sonho e o pesadelo
 
Gonçalo Reis, o novo presidente da RTP, vai ser remunerado com um vencimento de 10 mil euros/mês, mais 3 mil do que o primeiro-ministro.
Jorge Jesus, treinador do Benfica, vai auferir um salário mensal de 125 mil euros.
Tudo isto num país em que campeia o desemprego, em que há pensões de pouco mais de 250 euros/mês e o salário mínimo nacional é de 505 euros.
Em Portugal há, na verdade, quem viva no sonho, enquanto a maioria vegeta no pesadelo.

Presidenciais


Obviamente, demito-o
 
Paulo Morais, ex vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, apresentou-se como candidato à presidência da República de Portugal e, parafraseando Humberto Delgado quando este se referiu a Salazar, afirmou que, se for eleito para o cargo, demitirá qualquer primeiro-ministro que não cumpra o prometido nas campanhas eleitorais: "obviamente, demito-o", disse.
Significa isto que se Paulo Morais, reconhecido crítico, assumir a presidência (do que duvidamos), Portugal deixará de ter primeiros-ministros...

Teatro na Figueira da Foz

 

Futebol


DESPORTIVO RASGA AUTOESTRADA
__________________________________________________________

Com o precioso triunfo sobre a forte formação do Benfica B, o Desportivo de Tondela, com quatro pontos de vantagem sobre o Chaves e seis à melhor em relação aos candidatos União da Madeira e Feirense, rasgou uma autoestrada em direção ao alvo a que se propôs, a subida ao escalão maior do futebol nacional.
 
Quando faltam “apenas” sete jornadas para o final da maratona, os tondelenses conquistaram uma invejável posição para fazer frente ao que resta do campeonato, dependendo apenas de si para atingirem o objetivo, culminando o que poderá considerar-se uma carreira vertiginosa desde que, num feito digno dos maiores encómios, ascenderam às competições profissionais.
Até final do campeonato, ao Desportivo de Tondela, apesar da sua situação privilegiada, ainda se lhe deparam escolhos a transpor com quatro deslocações (Farense, Beira-Mar, Olhanense e Freamunde), e a receber, no Estádio João Cardoso, o Portimonense, o Aves e o Desportivo de Chaves.
A receção aos flavienses, comandados pelo técnico despedido pelos beirões, Carlos Pinto, jogo marcado para 17 de maio, pode mesmo assumir foros de grande relevância, com a disputa do título nacional da 2.ª Liga.
 
Aníbal José de Matos (jornalista)
                                                                                 ***
In O BEIRÃO ONLINE (Tondela)

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Para a história da Figueira da Foz CCLXXIV


À porrada...
 
No dia 15 de abril de 1881, completam-se hoje 134 anos (eu sei que sabem fazer contas...), as bandas filarmónicas da Figueira da Foz, a Figueirense e a 10 de Agosto, emvolveram-se em pancadaria, à saída da procissão do enterro, durante as cerimónias da Páscoa, junto à capela de Santo António.
Andaram instrumentos pelo ar (e principalmente nas costas e cabeças dos músicos) e a Santa Igreja Católica Apostólica Romana decidiu excomungar as duas bandas intervenientes nos distúrbios.
Deve ter sido digno de se ver...
 
Censura à imprensa
 
O administrador do concelho da Figueira da Foz decidiu, no dia 15 de abril de 1918, fazer censura prévia aos jornais que então se publicavam na cidade da foz do Mondego.


A PALAVRA DOS OUTROS
 
 

terça-feira, 14 de abril de 2015

Mau tempo

ALERTA!!!


Todos os distritos de Portugal continental vão estar, a partir das 15 horas de hoje (terça-feira), sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros fortes acompanhados de trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A palavra dos outros

domingo, 12 de abril de 2015

Tondela em força


TONDELA CANTA DE GALO

O Desportivo deu um passo de gigante a caminho da subida ao primeiro escalão do futebol nacional.
O triunfo em Guimarães constitui uma etapa extremamente importante para a conquista desse justificadíssimo desiderato que poderá colocar a cidade de Tondela no galarim do desporto português.
Parabéns a todos os tondelenses, ao presidente da direção do clube, à equipa técnica e jogadores, formulando sinceros votos para que, até ao final desta longa caminhada, a equipa mantenha os cuidados indispensáveis para que não sofra atropelos que condicionem a pretensão.
Como filho e neto de tondelenses, espero, sinceramente, que os objetivos, que agora parecem mais próximos, se concretizem para gáudio duma terra que, com a meta alcançada, terá uma força mais dilatada na vertente turística.
Força, rapaziada.
Um grande abraço.
Aníbal José de Matos
In O BEIRÃO ONLINE

Figueira da Foz em imagens


Imagens da minha terra
 
 
Cabo Mondego, Buarcos, Figueira da Foz (Portugal),
numa perspetiva que mostra bem a beleza desta terra. à beira mar plantada.

sábado, 11 de abril de 2015


Um dia diferente
no Centro de Saúde
 
Liga de Amigos da USF Buarcos
apresentada oficialmente
 
 
Como aqui tinha sido anunciado, ontem (sexta-feira) foi um dia especial no Centro de Saúde da Figueira da Foz/Buarcos, com a apresentação oficial da Liga de Amigos da Unidade de Saúde Familiar de Buarcos.
A sala de conferências encheu-se literalmente e foram, novamente, dados a conhecer os objetivos daquela "associação" (intervieram a coordenadora da Liga, a médica  Elisabete Neto e o porta-voz Jorge Martins), e  que passam, fundamentalmente, por colaborar, de forma voluntária, nos mais diversos vetores de apoio à instituição, muito particularmente aos seus utentes.
No final da sessão, em que esteve presente o diretor executivo do ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) Baixo Mondego, dr. António Morais, que também usou da palavra, foi servido um lanche onde o convívio foi a nota dominante.
Na foto, um aspeto da sessão, no momento em que a coordenadora da Liga, dr.ª Elisabete Neto, fazia as honras da casa, tecendo, também, alguns oportunos considerandos sobre o funcionamento da USFBuarcos e Serviço Nacional de Saúde.

 

sexta-feira, 10 de abril de 2015

As palavras dos outros


“Assim, o Céu eu perdi, e sei disso muito bem. Minha alma, que já foi fiel a Deus, está escolhida para o Inferno.”
“Nada, senão a vingança, restou para mim.”
“Eu desejo vingar-me contra Aquele que governa lá em cima.” 
 
  Karl Marx (1818-1883) fundador da doutrina comunista moderna.

Figueira da Foz, noutros tempos
 
 
Um aspeto da Figueira da Foz (Portugal),
em finais do século XIX

quinta-feira, 9 de abril de 2015

 As palavras dos Outros...
 
 
Há 83 anos...

Para a história da Figueira da Foz CCLXXIII


Jogos sem Fronteiras - 1991
 
 
 

 
Neste espaço já foram publicadas fotos da gala dos Jogos Sem Fronteiras, que tiveram lugar no Parque das Abadias, na Figueira da Foz (Portugal), em 1991.
Hoje publicam-se imagens do ensaio geral.
Na primeira foto, a equipa figueirense (representante de Portugal) que viria a sagrar-se a grande vencedora deste evento levado a cabo pela RTP, transmitido pela Eurovisão.

Conferência


Hoje,
na Biblioteca da Figueira da Foz
 
 

terça-feira, 7 de abril de 2015

As palavras dos... outros


Recebido por e-mail.


A imagem do dia
 
A legenda, tal como foi publicada no àlbum de turismo PORTUGAL ILUSTRADO, da revista Terras de Portugal, dirigida por Gomes Barbosa, na sua edição n.º 2, de 1929 (da minha coleção), é sugestiva: "Uma gentil banhista e um cuidadoso banheiro"...

O pensamento do dia



“Do mesmo modo que o metal enferruja com a ociosidade e a água parada perde sua pureza, assim a inércia esgota a energia da mente.”
Leonardo da Vinci

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Liga de Amigos da USFBuarcos


 

Apresentação oficial 6.ª feira


Na próxima sexta-feira, pelas 14h30, é oficialmente apresentada a Liga de Amigos da Unidade de Saúde Familiar de Buarcos, cerimónia que terá lugar na sala de conferências do Centro de Saúde da Figueira da Foz, em Buarcos. 
 
 
 

Figueira da Foz em imagens



Imagens da minha terra
 
Um pormenor do Parque das Abadias,
na Figueira da Foz (Portugal).

Fotografia



"Boa noite"

domingo, 5 de abril de 2015


 
momentos
 
Rui, um dos candidatos à final do Got Talent Poertugal, impressiou os telespetadores pela sua arte, ao pintar, em pouco mais de dois minutos, o retrato do cineasta Manoel de Oliveira, recentemente falecido com 106 anos.
Uma homenagem bonita e talentosa. Rui, um artista português, esta noite na RTP.
A seleção nacional de hóquei em patins venceu a Taça das Nações, em Montreux (Suíça), pela quarta vez consecutiva, derrotando a sua congénere espanhola, na final, por 3-2.
O título publicado pelo jornal MARCA, do país vizinho, é elucidativo:

Cuarto título consecutivo para los lusos

España no puede con Portugal en la final de la Copa de Naciones

Este triunfo do selecionado português, traz à memória os tempos em que o país parava para ouvir, na rádio, os relatos dos jogos dos mundiais, europeus e torneios de Montreux.
Nessa altura, em termos de futebol, anos 40/50), Portugal, em futebol, perdia com a Inglaterra, no Jamor (0-10 - 25 de maio de 1947) com a França, no mesmo estádio, (2-4 - 23 de novembro de 1947), com a Espanha, em Chamartin (0-2 - 21 de março de 1948), também com a Espanha, no mesmo recinto (1-5 - 2 de abril de 1950), com a Áustria, em Viena (1-9 - 27 de setembro de 1953), etc etc.
O Hóquei era o desporto-rei em Portugal.


 
 
 
 
 

DOMINGO DE PÁSCOA



«...E,  olhando,  viram que
a pedra já estava removida...»  !
 
Marcos 16 : 4.
«Bendito o Deus e Pai
de nosso Senhor Jesus Cristo !
Que segundo a sua grande Misericórdia
nos gerou de novo
para uma viva Esperança, 
pela   RESSURREIÇÃO
de Jesus Cristo de entre os mortos ! 
Para uma Herança incorruptível,
sem mácula, que não pode murchar, 
guardada nos Céus para vós ! (...). 
1ª Carta de Pedro, 1 : 3 e 4.
Enviado por João e Henriette Pinheiro

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Páscoa 2015


 
Hoje é SEXTA-FEIRA SANTA
 
 
 
[Jesus] Foi desprezado e rejeitado pelos homens,
um homem de dores
e experimentado no sofrimento.
Como alguém de quem
os homens escondem o rosto,
foi desprezado,
e nós não o tínhamos em estima. Certamente ele tomou sobre si
as nossas enfermidades
e sobre si levou as nossas doenças;
contudo nós o consideramos
castigado por Deus,
por Deus atingido e afligido. Mas ele foi traspassado
por causa das nossas transgressões,
foi esmagado por causa
de nossas iniquidades;
o castigo que nos trouxe paz
estava sobre ele, e pelas suas feridas
fomos curados. Todos nós, como ovelhas,
nos desviamos,
cada um de nós se voltou
para o seu próprio caminho;
e o Senhor fez cair sobre ele
a iniquidade de todos nós. Ele foi oprimido e afligido;
e, contudo, não abriu a sua boca;
como um cordeiro,
foi levado para o matadouro;
e, como uma ovelha que diante de seus
tosquiadores fica calada,
ele não abriu a sua boca. Com julgamento opressivo ele foi levado.
E quem pode falar dos seus descendentes?
Pois ele foi eliminado
da terra dos viventes;
por causa da transgressão
do meu povo ele foi golpeado. Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios
e com os ricos em sua morte,
embora não tivesse cometido
nenhuma violência
nem houvesse nenhuma mentira
em sua boca.
Isaías 53 3-9

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Aniki-BóBó (1942)


MORREU MANOEL DE OLIVEIRA
(106 ANOS)
 
O REALIZADOR EM ATIVIDADE
MAIS VELHO DO MUNDO
 
 
 
 
O primeiro filme realizado por Manoel de Oliveira (1942).
 
Manoel Cândido Pinto de Oliveira, de seu nome completo, nascido na cidade do Porto m 11 de dezembro de 1908,  foi uma figura incontornável da cinematografia portuguesa. Era o mais velho cineasta do mundo ainda em atividade.
Faleceu hoje com 106 anos de idade.
 
«Tenho a fertilidade das árvores que sabem que vão morrer. Não estou cansado, só me canso quando não trabalho»,