
sábado, 31 de outubro de 2009
Efemérides

Justiça
"Perante mais um caso de suposta corrupção a dominar a actualidade nacional ("Face Oculta"), os magistrados defendem leis mais mais fortes contra a corrução. O Diário Económico revela que o DIAP (Departamento de Investigação e Acção Penal) pretende apresentar propostas ao Procurador-Geral da República."
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Efemérides
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Figueira da Foz
O pensamento do dia
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Figueira da Foz
Efemérides
CAIM

Claro que Saramago ganhou o Prémio Nobel, como vários "camaradas" que não valiam nada, e vendeu milhões de livros, como muita gente acéfala e feliz que não sabia, ou sabe, distinguir a mão esquerda da mão direita. E claro que o saloiice portuguesa delirou com a façanha. Só que daí não se segue que seja obrigatório levar a criatura a sério.
O regime de liberdade, aliás relativa, em que vivemos permite ao primeiro transeunte evacuar o espírito de toda a espécie de tralha. É um privilégio que devemos intransigentemente defender. O Estado autoriza Saramago a contribuir para o dislate nacional, mas não encomendou a ninguém - principalmente a dignitários da Igreja como o bispo do Porto - a tarefa de honrar o dislate com a sua preocupação e a sua crítica. Nem por caridade cristã. D. Manuel Clemente conhece com certeza a dificuldade de explicar a mediocridade a um medíocre e a impossibilidade prática de suprir, sobre o tarde, certos dotes de nascença e de educação. O que, finalmente, espanta neste ridículo episódio não é Saramago, de quem - suponho - não se esperava melhor. É a extraordinária importância que lhe deram criaturas com bom senso e a escolaridade obrigatória."
O pensamento do dia
.
Aristóteles
.
Aristóteles nasceu em Estagira, na Calcídica em 384 a.C. morrendo em 322 a.C. Foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande e considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico.
O pensamento do dia
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Civismo... ou falta dele?
O pensamento do dia

segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Política

domingo, 25 de outubro de 2009
Morte no basquetebol

O basquetebol está de luto.
Nesta altura ainda não havia confirmação do óbito, embora tudo apontasse nesse sentido. Toda a comitiva vareira acompanhou o jogador a caminho do serviço de Urgências, onde por volta das 17.10, foi "oficializada" a pior notícia.
O jogo acabou por ser suspenso (40-32 ao intervalo) e a final do Troféu António Pratas, entre Benfica e V. Guimarães, não se irá realizar.Widemond, de 24 anos e 1,85 metros, tinha reforçado a equipa de Ovar em setembro, tendo-se estreado num particular frente ao V. Guimarães.
Esta morte volta a trazer à berlinda a questão da necessidade de equipar todos os pavilhões desportivos com desfibrilhadores.
Data: Domingo, 25 Outubro de 2009 - 16:43
sábado, 24 de outubro de 2009
Para a história da Figueira da Foz CXCI

Insegurança
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Insegurança
A frase
O pensamento do dia

.
Friedrich Nietzsche
Friedrich Wilhelm Nietzsche, nasceu em Röcken, em 15 de Outubro de 1844 e morreu em Weimar a 25 de Agosto de 1900. Foi um influente filósofo alemão.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
José Saramago e a Bíblia
“Pai, perdoa-lhes,
Lucas: 23: 34
.
José Saramago foi prémio Nobel da Literatura. Este rótulo trouxe-lhe prestígio e responsabilidades.
Sinceramente, não sei se é o melhor escritor português ou se foram traídos valores de mais alto quilate, que escreveram e escrevem páginas de ouro no panorama literário nacional. E não carecem de ser, aqui e agora, lembrados os seus nomes.
Saramago acaba de insultar alguns milhões de portugueses, crentes nas suas religiões e fé no Deus que os guia.
Disse barbaridades das Sagradas Escrituras e, desta forma, apesar de exilado no país vizinho, tomou a arma da liberdade de expressão e terá bendito a hora em que acabou a censura em Portugal com a chegada do 25 de Abril de 1974.
O homem de quem se disse que parte dos seus livros eram da autoria de sua esposa, afirma, pela voz do seu editor, que não necessita de publicidade, mas o que não é menos verdade é que a curiosidade desperta o interesse e o seu livro “Caím” vai vender, não porque nele se contêm (dizem) atentados à palavra do Senhor, mas porque as pessoas vão, duma maneira geral, à procura de ver até que ponto, e por que ângulo, Saramago expressa a sua liberdade.
Saramago, como qualquer um, tem o pleno direito de emitir opinião sobre Deus, seja porque é ateu ou agnóstico.
Mas, não há dúvida, de que atinge a libertinagem quando, para lá dessa mesma opinião, ofende a crença dos outros, criticando-a ferozmente.
Saramago nunca leu nem, muito menos, soube interpretar os pequenos textos de que terá tido conhecimento. Porque é laico, não lhe assiste o direito de querer, na sua pequenez de ser humano, ser assim tão iluminado que encerre no seu espírito uma sabedoria que lhe permita vilipendiar não diria textos intocáveis, mas credores de respeito por acontecimentos que mudaram (criaram) o mundo.
José Saramago, para que se lembrem dele, escreveu e disse o que lhe vai na gana, tendo em vista criar a polémica que … vende.
E termino como comecei, citando as palavras de Jesus: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”.
O pensamento do dia
terça-feira, 20 de outubro de 2009
A notícia do dia
Na origem do artigo do colunista do DN, esteve a intervenção que Sócrates fez no Congresso do PS
Para o juiz do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa que analisou o caso, o artigo em causa pode ser crítico quanto ao político mas é também uma "manifestação legítima de uma opinião", como cita o DN."
O pensamento do dia
Henry Kissinger
Henry Alfred Kissinger (Heinz Alfred Kissinger), nasceu em Fürth, (Alemanha) em 27 de Maio de 1923. Diplomata estado-unidense de origem judaica, (naturalizou-se cidadão dos EUA), teve um papel importante na política estrangeira dos Estados Unidos entre 1968 e 1976.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
CIRCUNVAGANTE


A notícia do dia
In RTP
O pensamento do dia
domingo, 18 de outubro de 2009
Porque hoje é domingo
sábado, 17 de outubro de 2009
Eleições e Limpeza

O pensamento do dia
ISAURA MATIAS DE ANDRADE
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Política
Estes termos a propósito das recentes eleições legislativas e autárquicas.
Até aqui, ninguém se preocupava com ninguém, porque as maiorias enchiam barrigas, pelo menos, de vento cortante.
Agora, as palavras de ordem assentam num patamar único: “Diálogo”.
É um pouco como se usasse a fraseologia popular de “pedir batatinhas”.
Tudo, a na sequência do que escrevi anteriormente sobre quem vai governar Portugal, e a propósito de duas intervenções que hoje li no jornal “As Beiras”.
E passo a citar:
João Cardoso, presidente da ACIFF (Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz), lá vai dizendo que “as forças políticas deviam entender-se para responder à situação financeira muito grave da câmara e viabilizar o orçamento”.
Aproveito para perguntar sobre qual a origem de tal situação financeira “muito grave”. Quem deixou a herança ou quem a (não) soube gerir?
Depois, o novo presidente, também duma força minoritária, João Ataíde, não foge ao estribilho e alinha pelo mesmo diapasão: “Diálogo com todos”… ao jeito do "novo" José Sócrates.
Bem, vamos a ver em que pára esta conversa. A falta de melhor, pede-se diálogo. Conversem bem e que lhes faça bom proveito.
O pensamento do dia

Aurélio Agostinho, Agostinho de Hipona, ou Santo Agostinho, nasceu em Tagaste (cidade da antiga Numídia, actualmente Souk-Ahras, na Argélia, a 13 de Novembro de 354 e morreu em Hipona (actualmente Annaba, também na Argélia, em 28 de Agosto de 430. Foi bispo, escritor, teólogo, filósofo, padre e Doutor da Igreja Católica.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Saímos de maiorias absolutas, com conteúdos diríamos que muito próximos de estilo ditatorial, para cairmos, agora, num governo minoritário, que, necessariamente, vai depender da maioria … oposicionista!!!
E José Sócrates, actual Primeiro-Ministro e indigitado para o mesmo cargo na próxima legislatura, ele que até aqui tinha a liberdade de ditar leis (embora várias delas vetadas pelo Presidente da República), viu-se compelido a ouvir os partidos da oposição com assento parlamentar, namorando-os no sentido duma coligação que transfigurasse a tal minoria.
Se é verdade que em política é difícil pronunciar a palavra coerência, o que é certo é que todos viraram costas a Sócrates, sendo coerentes na oposição sistemática e até hostil que na última legislatura fizeram ao Primeiro-Ministro, contrariando, quase sempre, com veemência, as atitudes de poder a que fomos assistindo, especialmente nos debates quinzenais na Assembleia da República.
Agora, fala-se muito em diálogo, e José Sócrates utiliza a arma de que a responsabilidade da possível inoperância governamental, ou menor à vontade nas decisões, pertencerá à oposição que, às propostas que lhe foram dirigidas, respondeu que só em questões pontuais poderia haver sintonia. E daí a tal coerência.
Apetece-me, pois, lançar a questão sobre quem vai governar Portugal nos próximos tempos, sendo líquido que José Sócrates se verá obrigado a alterar substancialmente a sua forma de estar, para que as guerrilhas a que se assistiu na AR, desçam de tom e dêem lugar a decibéis mais harmónicos, sem que afinem sempre pelo mesmo diapasão.
E já agora, que me situo na Figueira da Foz, tenho curiosidade em ver, embora com algumas nuances, como o partido minoritário da presidência de João Ataíde se vai haver com a oposição que está em maioria.
Ou será que vamos estar todos na paz dos anjos?!!! Quem sabe?
A notícia do dia
Futebol
O pensamento do dia
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Anabela Vaz
A notícia do dia
Futebol

O pensamento do dia

.
Agostinho da Silva
George Agostinho Baptista da Silva nasceu no Porto em 13 de Fevereiro de 1906 e faleceu em Lisboa a 3 de Abril de 1994. Foi filósofo, poeta e ensaísta. O seu pensamento combina elementos de panteísmo, milenarismo e ética da renúncia, afirmando a Liberdade como a mais importante qualidade do ser humano. Agostinho da Silva pode ser considerado um filósofo prático e empenhado através da sua vida e obra, na mudança da sociedade.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Viagens
Maitê Proença

Autárquicas 2009
Várias figuras do elenco cultural do país, como, por exemplo Ramalho Ortigão e Eça de Queiroz, e, por que não, Fernando Pessoa, traçaram retratos fidedignos dos percursos da política em Portugal.
Ao que me consta, nunca ninguém, com arcaboiço para o fazer, os apelidou de “imbecis”, pesem, todavia, as verdades que proclamaram no que concerne ao modus vivendi dos chamados artistas (habilidosos) da política no nosso país.
Tudo a propósito da última reunião da Câmara Municipal da Figueira da Foz em que todos, duma maneira geral, dando razão ao adágio de que “quando um cão é danado todos lhe atiram pedradas”, não estiveram com meias aquelas e desancaram no presidente deposto, Duarte Silva.
Até o proscrito Paulo Pereira Coelho, que há cerca de dois anos não comparecia às sessões camarárias, surgiu, armado de “caçadeira” para atirar a Duarte Silva, aproveitando, contudo, para explanar uma opinião: “(…) Foi difícil convencê-lo de que os seus discípulos estavam a levá-lo por maus caminhos”. E será que não tem razão? Só que não me parece que a ocasião fosse oportuna. Surgiu tarde e a más horas, do meu ponto de vista.
Teresa Machado, sempre fiel ao ex-presidente, lá foi advogando em defesa do visado: “Dentro em breve vou ver se o PS é tão democrático como vocês dizem”
Finalmente, como corolário desta reunião memorável, José Elísio (ex PS, depois PSD e ora independente) referindo-se à sua eleição como presidente da Junta de Freguesia de Lavos, comandando a força, com sentido humorístico, de “Ou Vai ou Racha”, decretou: “Este resultado é também uma resposta, clara e inequívoca, dos lavoenses em relação à postura de alguns imbecis que grassam na política figueirense e que, por inveja ou outra razão, me acusam de ter anticorpos (Substância defensiva formada, num organismo animal, pela introdução de um antigénio com a qual ela se combina – Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea – Academia das Ciências de Lisboa” .
Bom, e já agora, vamos aguardar pela acção do senhor que se segue.
O pensamento do dia

Leonel de Moura Brizola, nasceu em Carazinho a 22 de Janeiro de 1922 e morreu no Rio de Janeiro, em 21 de Junho de 2004. Foi um político brasileiro.
Lançado na vida pública por Getúlio Vargas, foi o único político eleito pelo povo para governar dois estados diferentes (Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro) em toda a História do Brasil. Exerceu também a presidência de honra da Internacional Socialista.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
A...s frase...s
"El Real Madrid no podrá contar con Cristiano Ronaldo hasta dentro de un mes. Ésa es la triste realidad para el jugador y para el club que le paga religiosamente su millonario contrato. La recaída en la lesión del crack portugués abre un debate sobre la actuación tanto del médico de la selección portuguesa como del seleccionador, Carlos Queiroz. Ambos decidieron apurar al máximo al apostar por la titularidad de Cristiano por lo mucho que se jugaban ante Hungría: ni más ni menos que el billete para el Mundial de Sudáfrica."
.
No jornal espanhol de referência MARCA.
.
Digo eu: Há inocentes ou culpados? Quais os interesses a ter mais em conta? Um jogo de futebol ou a integridade física dum atleta? Responda quem souber. Os espanhois, esses não estão com meias medidas e dão forte e feio.
Autárquicas 2009
