sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Sabores


Teresa Machado versus Joaquim Sousa….
.
Acabo de ver, por mera casualidade, o programa SABORES da RTP N, e, sinceramente, achei-lhe um piadão, para lá do apetitoso acepipe preparado pelo apresentador.
O programa decorreu nesta cidade da Figueira da Foz, nos jardins do Palácio Sotto Mayor, e a convidada foi a vereadora do pelouro da cultura da Câmara Municipal, Teresa Machado.
Vem este arrazoado a propósito da preocupação, por demais evidente, de Teresa Machado contradizer Joaquim de Sousa que, segundo me foi dito, teria, em idêntico programa, proferido palavras que não teriam sido, nem de perto nem de longe, de propaganda elogiosa para a Figueira, se bem que alguém reconhecesse que parte do que disse até era verdade, mas que a televisão não seria o palco ideal para tal dissertação…Enfim...
Ora bem. Teresa Machado, desta feita, quase não deixou falar o apresentador (é uma força de expressão) já que aproveitou a oportunidade, para gáudio de uns tantos, de colocar a Figueira da Foz nos píncaros da Lua em todas as variantes.
Ele foi gastronomia, salgado, museus, turismo, etc, etc.
E pronto, Teresa Machado, com a sua habitual simpatia, manifestou nitidamente a intenção, repito, de contradizer Joaquim Sousa, dizendo bem daquilo de que aquele teria, alegadamente, dito mal.
Foi, realmente, um SABOR especial e, deste modo, com satisfação para todos os gostos.
E já agora, foi pena que o apresentador e a convidada não tivessem brindado com um vinho, por exemplo, da Quinta dos Cozinheiros (passe a publicidade) em vez de o terem feito com Alvarinho…
Ah, já me esquecia, afinal, depois de tanto paleio, também não foi utilizado sal da Figueira mas sim flor de sal… E no fim ficaram todos muito felizes!!!

Efemérides

31 de Agosto de 1932
Visita a Figueira da Foz o Orfeão Abrantino "Pinto Ribeiro".
31 de Agosto de 1938
Um despacho ministerial autoriza a Câmara Municipal da Figueira da Foz a contrair na Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, um empréstimo de 1 237 000$00, destinado às obras de captação de águas para abastecimento da cidade.

O pensamento do dia

Muitas pessoas dizem que, à medida que vamos ficando velhos, temos de abdicar de certas coisas, mas eu acho que envelhecemos precisamente porque abdicamos de coisas.
Senador Theodore Francis Green

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Efemérides

30 de Agosto de 1941
Com destino aos Açores, a fim de reforçar a guarnição daquele arquipélago, saiu da Figueira da Foz o Batalhão de Metralhadoras n.º 2, sob o comando do tenente-coronel Henrique Ferreira, tendo a cidade manifestado carinhosa despedida aos expedicionários.

O pensamento do dia

Não comprendemos a solidão até que somos obrigados a vivê-la.
.
Jean-Paul Pinsonneault

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Leituras

"Em frente das colunas geminadas do arco romântico do mosteiro de Mariabronn, erguia-se um castanheiro, nobre árvore de tronco poderoso, solitário filho do Sul, trazido outrora de Roma por um peregrino; exposto ao vento o largo peito, debruçava fagueiro a copa sobre a estrada e, quando na Primavera tudo em redor vicejava e já as nogueiras da cerca se revestiam de folhagem avermelhada, ainda ele demorava a folheação; só mais tarde, no tempo das noites curtas, desabrochavam por entre tufos de folhagem os jactos bizarros das suas desmaiadas flores de cor branco-esverdeada, de tão acre, pungente e nostálgico aroma; em Outubro, após as colheitas da fruta e do vinho, deixava cair da copa amarelecida pelo vento outonal os frutos eriçados de espinhos, que nem todos os anos amadureciam e por cuja posse brigavam os rapazes do convento; o vice-prior Gregório, oriundo da Itália, assava-os à lareira da sua cela. Estranha e meiga, a bela árvore baloiçava ao vento a frondosa ramagem à entrada do mosteiro; hóspede delicado e um tanto friorento, proveniente de outras paragens, secretamente aparentado com as esbeltas colunas geminadas do portal e com os ornatos dos arcos das janelas, das cornijas e dos pilares, era amado pelos italianos e outros latinos e admirado, por exótico, pelos nativos."
.
Hermann Hesse, na sua obra "Narciso e Goldmundo", editada pela Guimarães Editores

Com a mão no peito

Bem prega Frei Tomás
.

Vou contar-vos uma pequena história (verídica) para aquilatarem de pessoas que vão, com grande assiduidade à Igreja Católica, batendo com a mão no peito e, depois, têm procedimentos perfeitamente contrários ao que nos diversos templos é ministrado.
Um figueirense, portador de uma deficiência congénita, que vai à missa quase todos os dias, foi protagonista duma cena passada há alguns anos cá na terra, e em que eu fui a vítima.
Ia eu de motorizada e, ao passar mesmo em frente à esquadra da PSP, que ainda era na Rua dos Bombeiros Voluntários, fui colhido por um automóvel conduzido pelo dito cujo, que na altura ainda não possuía carta de condução, e cometeu o acto heróico de fugir!!!
O mesmo foi, contudo, de imediato identificado pelos agentes que se encontravam à porta da esquadra e me prestaram assistência (inclusivamente um deles acompanhou-me ao Hospital).
Só que, passados cerca de 10 minutos, o mesmo carro surgiu no local, já então conduzido por outro (um familiar do autor da façanha (já falecido)), com este a assumir a responsabilidade do acidente, como se tivesse sido ele que, na ocasião, conduzia a viatura…
É que o causador do acidente, fugindo às suas responsabilidades, foi a casa do familiar, e pediu-lhe para ele assumir a culpa do mesmo… ao que este acedeu!
E são indivíduos deste jaez que andam por aí a pregar moralidades.
Mas há mais.

O pensamento do dia

Mentir a uma pessoa para o bem dela é uma responsabilidade com a qual só os deuses deveriam arcar.

Henry S. Haskins

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Efemérides

28 de Agosto de 1938
.
O Ginásio Clube Figueirense, em competição com fortes tripulações de remo do Norte do país, obtém o primeiro lugar e conquista a Taça "Labor et Libertas."

O pensamento do dia

Nunca falta força a quem sobeja inteligência; a ignorância é sempre fraca e impotente.
Autor desconhecido

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Passagem

Sábado, 28 de Julho de 2007
.
Faleceu o Jose António!...



"Faleceu um figueirense de gema extremamente popularJosé António…o Zé António da mercearia, como era mais conhecido particularmente na nossa cidade mas geralmente por toda a gente, um homem ouvido e respeitado, um purista das ideias e dos costumes…
Chegou-nos hoje de manhã a noticia do súbito falecimento de José António dos Santos Antunes, mais conhecido pelo Zé António, o homem que “sabia de tudo um pouco”! Segundo o próprio nos confirmou, chegou a decorar todo o dicionário nos finais dos anos cinquenta. Nasceu a 16 de Novembro de 1931, pelas 20 horas, na rua da Fonte da Figueira da Foz. Foi assistido pelo Dr. Sotero, tudo correu bem. Àh, nasceu com 3.750 quilos, fez questão de nos informar.
Casou, com 41 anos, com a D. Maria da Piedade Vahia Borges na Igreja da Ordem Terceira e com a bênção do padre Paulo Ribeiro, pelas 13 horas do dia 21 de Novembro de 1971, na que foi a maior alegria da sua vida, fazendo-nos na altura notar que ele e a mulher eram homozigóticos, ao qual retorquimos: “-Ai sim!? Não me diga!!...”
Já se sabe que o Zé António, nas suas conversas, ia até ao pormenor dos minutos, dos segundos, dos nomes das pessoas, do tempo que fazia exactamente há 25 anos atrás quando assistiu a determinado caso pelas 23 horas e dezanove minutos… incrível a sua capacidade de relembrar factos e datas das quais mais ninguém se lembrava… e homozigóticos só queria afinal dizer que ambos tinham o mesmo signo!!
Depois de, com 7 anos, ter dado uma queda de cerca de 16 metros e de ter sobrevivido miraculosamente, o que é certo é que até essa altura ele, que era um mediano estudante sem “queda” para os estudos, viu as suas capacidades de aprendizagem desmesuradamente aumentadas, passando os anos com uma espantosa facilidade. Só tirava 19 e 20. Uma vez andou triste uma semana por ter tirado uma nota muito baixinha: Um mísero 18!!
E não entrou para a escolaridade superior por não ter tido nota suficiente a Canto Coral (não percebia nada de música) nem a Religião!!
Era muito assediado por alunos em dificuldade que lhe pediam ajuda para aquele exame muito complicado e, numa dada altura em que foi ao programa ZIP-ZIP da RTP (16/Nov/969) bem lhe tentaram colocar umas rasteiras com perguntas sobre palavras difíceis do Dicionário de Língua Portuguesa, as quais ele todas cerceou. Já aqui o dissemos, dicionários era com ele!
Outro episódio interessante foi quando lhe esconderam, na brincadeira, o discurso que tinha preparado para homenagear o comandante Mário Luís dos Santos (Pardal), aquando das suas “Bodas de Ouro”. O Zé António não se atemorizou e discursou de improviso citando, palavra a palavra, o que tinha escrito, sem falhar uma virgula!! Calcule-se a “cachola” do surripiador!...
E daquela vez em que foi apresentador dum circo, devido ao apresentador principal ter adoecido? Pois apresentou todo o espectáculo sem uma falha, e em português, espanhol, inglês e francês! Um êxito!
Mais histórias tem o autor deste escrito, retiradas duma entrevista com o Zé António em Abril de 1987. Um homem muito particular, de ideias bem vincadas, do qual os figueirenses sentirão muitas saudades, e que com estas palavras se deseja prestar uma singela homenagem.
Faleceu na madrugada de 27 de Julho. O funeral realizou-se na tarde de hoje, dia 28, pelas 15 horas. Que descanses em paz, José António."
Extraído, com a devida vénia, do blogue "O Palhetas", de António Flórido.
-
Pela minha parte, senti, com muita mágoa, a perda deste Amigo, homem que era uma figura simples mas extremamente culta.
As últimas vezes que o vi, já ele bastante debilitado por doença cardíaca, foi na Igreja Evangélica Figueirense, que ele assiduamente frequentava.

Efemérides

27 de Agosto de 1911
A tripulação de remo da Associação Naval 1.º de Maio bate a do Ginásio Figueirense e conquista a Taça ALZIRA, pela primeira vez disputada.
É curioso salientar que a equipa navalista envergava camisola azul e branca (as cores da Monarquia), cor que pouco depois foi modificada para verde-branco.
A tripulação era composta por Augusto Nogueira, David Viana, Henrique Varanga, Patrício Dias e José Ferreira.

O pensamento do dia

O orgulho que quer humilhar é vil; o orgulho que não quer deixar humilhar-se, é nobre.

Camilo Castelo Branco

domingo, 26 de agosto de 2007

Efemérides

26 de Agosto de 1853
Nasce na Figueira da Foz o insigne homem de letras, o poeta Acácio Antunes (Acácio Graciano Antunes Brás)

O Estudante Alsaciano
-
Antigamente, a escola era risonha e franca.

Do velho professor as cans, a barba branca,
Infundiam respeito, impunham sympathia,
Modelando as feições do velho, que sorria
E era como creança em meio das creanças.
Como ao pombal correndo em bando as pombas mansas,
Corriam para a escola; e nem sequer assomo
De aversão ou desgosto, ao ir para ali como
Quem vae para uma festa.
Ao começar o estudo,
Elles, sem um pesar, abandonavam tudo,
E submissos, joviaes, nos bancos em fileiras,
Iam todos sentar-se em frente das carteiras,
Attenta, gravemente — uns pequeninos sabios.
Uma phrase a animar aquelle bando imbelle,
Ia ensinando a este, ia emendando áquelle,
De manso, com carinho e paternal amor.

Por fim, tudo mudou.
Agora o professor,
Um grave pedagogo, é austero e conciso;
Nunca os labios lhe abriu a sombra d’um sorriso
E aos pequenos mudou em calabouço a escola
Pobres aves, sem dó metidas na gaiola!
Lá dentro, hoje, o francez é lingua morta e muda:
Unicamente o allemão ali se falla e estuda,
São allemães o mestre, os livros e a lição;
A Alsacia é allemã; o povo é alemão.
Como na propria patria é triste ser proscripto!
Frequentava tambem a escola um rapazito
De severo perfil, energico, expressivo,
Pallido, magro, o olhar intelligente e vivo
— Mas de intima tristeza aquelle olhar velado
Modesto no trajar, de lucto carregado...
— Pela patria talvez! — Doze annos só teria.
O mestre, d’uma vez, chamou-o á geographia:
— "Dize-me cá, rapaz... Que é isso? estás de lucto? Quem te morreu?"

— "Meu pae, no último reduto, Em defeza da patria!"
— "Ah! sim, bem sei, adeante...

Tu tens assim um ar de ser bom estudante.
Quaes são as principaes nações da Europa? Vá!"

— "As principaes nações são... a França..."
— "Hein? que é lá?...
Com que então, a primeira a França! Bom começo!
De todas as nações, pateta, que eu conheço,
Aquella que mais vale, a que domina o mundo,
Nas grandes concepções e no saber profundo,
Em riqueza e esplendor, nas lettras e nas artes,
Que leva o seu domínio ás mais remotas partes,
A mais nobre na paz, a mais forte na guerra,
D’onde irradia a sciencia a illuminar a terra,
A maior, a mais bella, a que das mais desdenha,
Fica-o sabendo tu, rapaz, é a Allemanha!"

Elle sorriu com ar desprezador e altivo,
A cabeça agitou n’um gesto negativo,
E tornou com voz firme:
— "A França é a primeira!"

O mestre, furioso, ergue-se da cadeira,
Bate o pé, e uma praga energica lhe escapa.
— "Sabes onde está a França?

Aponta-m’a no mappa!"
O alumno ergue-se então, os olhos fulgurantes,
O rosto afogueado; e emquanto os estudantes
Olham cheios de assombro aquelle destemido,
Ante o mestre, nervoso, audaz e commovido,
Timido feito heróe, pygmeu tornado athleta,
Desaperta, febril, a sua blusa preta,
E batendo no peito, impavida, a creança Exclama:
— "É aqui dentro! aqui é que está a França!"

Acácio Antunes

Porque hoje é Domingo

A coisa de maior extensão no mundo é o universo, a mais rápida é o pensamento, a mais sábia é o tempo e mais cara e agradável é realizar a vontade de Deus.
Tales de Mileto

sábado, 25 de agosto de 2007

Efemérides

25 de Agosto de 1895


É inaugurado o Coliseu Figueirense

O pensamento do dia

Chamavam-me de "quatro olhos" - e uma porção de outras coisas. Isso é duro para um garoto. Isso o torna solitário, e dá um complexo de inferioridade que é difícil de vencer. Mas é possível vencê-lo. A gente tem de lutar por tudo o que faz. É preciso ser superior àqueles que nos xingam, e é preciso trabalhar mais do que eles. Em geral, no fim dá certo.
Harry S. Truman, contando o que era usar óculos desde os seis anos (citado por Selecções do Reader´s Digest, em 1983)

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Para a história da Figueira - XCIII

Figueirenses!!!

Na foto: à esquerda, Mário Azenha (Mário Rodrigues Azenha), natural da Figueira da Foz, onde nasceu em 6 de Novembro de 1898, aqui falecendo em 31 de Março de 1966.
Jornalista, foi redactor do Diário de Lisboa e do Correio da Manhã e correspondente de O Primeiro de Janeiro.
Era funcionário do Grémio dos Armazenistas de Mercearia de Coimbra, onde foi director do jornal A Situação.
Colaborou com diversos órgãos de comunicação, como Gazeta de Coimbra, Diário de Coimbra, O Figueirense, A Voz da Figueira e Álbum Figueirense.
Foi autor de várias obras literárias, entre as quais Carne Faminta, Três Gotas de Sangue e Viúva de um Marido Vivo.
-
Ao centro, outra personalidade que se notabilizou na Figueira da Foz, para onde se deslocou ainda criança. Trata-se de Augusto Silva (Augusto Alves da Silva). Natural do Coelhoso, uma aldeia do concoelho de Tondela, onde nasceu a 7 de Setembro de 1908, faleceu na Figueira em 16 de Setembro de 1992.
Destacou-se como industrial de hotelaria, tendo sido proprietário do Hotel Praia e , em conjunto com Ernesto Tomé e Arménio Faria, do Grande Casino Peninsular.
Inaugurou o Grande Hotel da Figueira e construiu a Piscina-Praia. Recebeu a medalha de ouro da cidade da Figueira da Foz e possuía o grau de Comendador da Ordem de Mérito Industrial.
-
À direita, Aníbal Correia de Matos (meu Pai), nascido em Santa Comba Dão a 6 de Julho de 1915 e falecido na Figueira da Foz em 1 de Maio de 2004.
Deslocou-se para a Figueira da Foz com 11 anos de idade, aó trabalhando com seu Tio, Joaquim Gomes de Almeida na Tipografia Figueirense.
Mais tarde, seria proprietário daquela gráfica e dos jornais O Figueirense (de que foi Director) e Defesa da Beira.
Foi ainda correspondente de vários jornais, entre os quais O Século e O Primeiro de Janeiro.
Jornalista, tem o seu nome gravado na toponímia figueirense.
-
Esta foto foi colhida no Hotel Praia, propriedade de Augusto Silva.

Efemérides

24 de Agosto de 1911
-
Inicia-se o funcionamento da rede telefónica na Figueira da Foz.

Efemérides

24 de Agosto de 1911

É inaugurado na Praça Nova (hoje Praça 8 de Maio), na Figueira da Foz, o monumento ao figueirense Manuel Fernandes Tomás, construído por iniciativa de Frutuoso Abel Santos, João da Silva Rascão, João Maria Cardoso Pereira e José Augusto Fernandes Talhadas.
O Patricarca da Liberdade nasceu na Figueira da Foz em 31 de Julho de 1771 e faleceu em Lisboa a 19 de Novembro de 1822.
-
Foto extraída de ANTÓNIO CRUZ.NET








O pensamento do dia

Quando homens e mulheres estão apaixonados, compartilham a crença errónea de que vivem no mesmo mundo; quando se "amam" um ao outro, reconhecem que vivem em mundos diferentes, mas estão preparados para cruzar a fronteira entre eles de vez em quando.
Thomas S. Szasz

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

O encerramento da maternidade do HDFF

Mais um ...
-
"Um menino nasceu ontem no Hospital da Figueira da Foz, cuja maternidade foi encerrada pelo Ministério da Saúde em Novembro. A mãe chegou num carro particular e o parto decorreu normalmente.A grávida, de 39 anos – mãe pela segunda vez –, deu entrada no hospital num carro particular às 11h45 e o menino nasceu às 12h30 de parto normal, com 3,120 quilos. O nascimento foi assistido por uma especialista em saúde materna e obstetra. Segundo a directora clinica, Teresa Monteiro, o hospital tem as condições mínimas para prestar auxílio em casos destes – com seis médicos obstetras –, embora explique que, “se fosse o primeiro parto [da mãe], podia ser mais complicado”.
Sobre o encerramento do bloco de partos, Teresa Monteiro limitou-se a afirmar que “os médicos estão habituados a resolver situações de emergência, sejam elas quais forem. Aqui, esta é uma delas”.
A mãe e o filho foram transferidos às 14h00 para a Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, onde será feito o acompanhamento pós-parto. O transporte fez-se na ambulância ‘Nossa Senhora do Ó’, dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, própria para prestar assistência em situações de parto iminente.
Foi o segundo nascimento no hospital após o encerramento da maternidade. Outros cinco bebés nasceram em ambiente extra-hospitalar."
-
In Correio da Manhã, citado por Amicus Ficaria

Para a história da Figueira - XCII

Quando se fazia campismo na Figueira...

Capa do número especial dedicado ao V Acampamento Nacional de Campismo realizado na Figueira da Foz em Junho de 1963

Programa do Acampamento inserido no mesmo opúsculo

Foi uma época áurea do campismo em Portugal e da Figueira da Foz em particular. Passados mais de 40 anos, a actividade praticamente desapareceu e hoje, apesar dos muitos parques espalhados pelo país, incluindo a Figueira, a modalidade não é o que era e não tem nada a ver com aquele salutar desporto em si.É pura e simplesmente turismo económico.
Ainda ontem, por exemplo, no Parque da Praia de Quiaios, ouvia-se música em altos berros, o que denota bem o espísito de alguns dos que vão passar uns dias ao ar livre...
Voltando ao V Acampamento Nacional realizado na Praia da Claridade, transcrevo uma nota assinada pelo então presidente da Comissão Municipal de Turismo, Severo Biscaia, intitulada "DE BRAÇOS ABERTOS":
-
"Assim a Figueira vos espera! E espera-vos sem nada vos pedir, e tudo dando para que a vossa estadia perdure para sempre no espírito de cada um.
E o que vos vamos oferecer, sendo tão pouco, é muito pelo que representa de gratidão pela visita e de esforço feito para vos agradar.
Oferecemo-vos um novo Parque de Campismo, que amorosa e desveladamente vamos construindo para vos servir.
E a Serra da Boa Viagem; e o nosso Sol; e o deslumbramento da Praia sem par, com seu mar altaneiro; a poesia do Rio Mondego e a suavidade do nosso clima; o azul do céu e os poentes de maravilha; todo o tipismo da piscatória Freguesia de Buarcos e tanta, tanta coisa que poderá servir-vos de encantamento!!!
E acima de tudo, o nosso coração, dado inteirinho, sem reservas, numa ânsia de cordialidade e de amizade fraternas, que bem desejamos seja o símbolo do V Acampamento Nacional de Campismo.
De braços abertos...
Assim a Figueira vos espera, Amigos!"
-
Como simples apntamento, recordo aqui alguns figueirenses que fizeram parte das diversas comissões que integraram o Acampamento, como Francisco Nobre Júnior (Sporting Clube Figueirense), Chefe de Campo, Francisco Simões (Ginásio Clube Figueirense), ajudante de campo, José Joaquim Rodrigues dos Santos (SCF), serviços administraticos, Fernando Correia Azevedo e Jaime Neto Pereira (SCF), ambos da comissão de recepção e instalação, assim como António Maria Marques Girão e Armando Pinto Jesus Cardoso (Ginásio Clube Figueirense).
Nos serviços de saúde participaram o médico Dr. Carlos Tavares, o enfermeiro Lamartine Brosque e os Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.

Efemérides

23 de Agosto de 1917
No Casino Oceano, na Figueira da Foz, reliza-se o primeiro duma série de concertos
dedicados pelo sexteto residente daquele Casino ao maestro David de Sousa.
Na ocasião, a Associação Naval 1.º de Maio ofereceu ao maestro figueirense um ramo de flores, com uma artística fita pintada por Abel Santos.

O pensamento do dia

A tarefa do líder é guiar as pessoas de onde estão para onde não estiveram ainda.
O povo não compreende plenamente o mundo que o espera.
Os líderes precisam de recorrer a uma espécie de alquimia visionária. Os que o não fizerem serão, em última análise, considerados uns fracassados, embora no momento possam ser populares.
Henry Kissinger

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Efemérides

22 de Agosto de 1939
Realiza-se mais uma serenata no estuário do Rio Mondego, na Figueira da Foz.
Com a participação de grande quantidade de embarcações engalanadas, actuaram o Orfeão David de Sousa e os Ranchos das Rosas, Flores de Portugal e Cantarinhas de Buarcos.

O pensamento do dia

Ninguém é um bloco de harmonia. Todos nós temos medo de alguma coisa, ou nos sentimos limitados num sentido qualquer.
Precisamos todos de alguém para conversar.
Seria bom se falássemos uns com os outros... não apenas bate-papos ocos, mas conversas de verdade.
Não deveríamos ter tanto receio, porque na verdade a maioria das pessoas gosta desse contacto: o facto de você revelar que é vulnerável deixa as pessoas em liberdade para serem também vulneráveis.
É mais fácil conviver quando deixamos cair nossas máscaras.
Liv Ullmann (actriz norueguesa)

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Saudade

21 de Agosto de 1973


Completam-se hoje 34 anos sobre o falecimento, em Angola, de minha Avó paterna, Maria do Carmo Gomes d'Almeida.
Por ironia do destino, eu que já não a via há mais de 20 anos, quase tive a oportunidade de lhe dar o meu abraço de saudade quando, em representação dum jornal local, me desloquei à então província ultramarina, acontecendo o imprevisto, que foi a sua morte uma semana antes de a visitar em Luanda.
Marcou-me bastante este incidente, tal como a meu Pai, que também, na altura, se deslocou a Luanda ao serviço de "O Figueirense".

O tempo

Atenção!!!
-
Vento forte põe 15 distritos do continente (incluindo o de Coimbra) sob alerta Amarelo
A possibilidade de rajadas de vento na ordem dos 80 quilómetros por hora fez com que o Instituto de Meteorologia tenha colocado hoje 15 dos 18 distritos de Portugal continental sob aviso Amarelo.

O pensamento do dia

A fé religiosa não é um refúgio onde homens e mulheres se possam abrigar das tempestades da vida.
É, sim, uma força espiritual interior que lhes permite enfrentar essas tempestades com esperança e serenidade.
A fé religiosa tem, em fases de depressão, o miraculoso poder de elevar seres humanos comuns à plenitude.
A fé religiosa é para ser encontrada nas promessas de Deus.
Sam J. Ervin

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Efemérides

20 de Agosto de 1905
.
Visita a Figueira da Foz uma excursão de Salamanca, em comboio especial, acompanhando-a o corpo de bombeiros de Ciudad Rodrigo e a respectiva banda.
Na esplanada do Forte de Santa Catarina, o capelão da corporação de bombeiros espanhois celebrou missa campal.
Foi o principal promotor desta excursão o figueirense Artur Gonçalves Amaro, residente em Ciudad Rodrigo.
.
20 de Agosto de 1958
.
Nasce em Montemor-o-Velho a actriz Ester de Carvalho, de seu nome completo Ester Amélia da Costa Coutinho da Silva Carvalho, filha do bacharel em leis, António Coutinho da Silva Carvalho, natural daquela vila, e de Maria Amélia da Costa Corte Real, natural da Figueira da Foz.
Por morte de sua mãe, Ester de Carvalho foi confiada a suas tias maternas, as senhoras Filipas, que viviam na Figueira.
Dotada de grande formosura, possuidora de linda voz, tentou a carreira do professorado e da música, mas o teatro foi a sua grande paixão.
Abraçou a carreira como profissional, estreando-se a 1 de Abril de 1880 no Teatro da Trindade, em Lisboa.
Em Portugal e no Brasil conquistou sucessivos êxitos.
Morreu bastante nova, aos 26 anos, quando muito havia a esperar do seu talento.

O pensamento do dia

O teste para uma inteligência de primeira ordem é a capacidade de manter duas ideias opostas na mente ao mesmo tempo e ainda assim conservar a capacidade de raciocinar. Devemos ser capazes de, por exemplo, ver que as coisas já não têm esperança e, no entanto, estarmos determinados a transformá-las.
F. Scott Fitzgerard

domingo, 19 de agosto de 2007

Efemérides

19 de Agosto de 1819
.
O figueirense Manuel Fernandes Tomás, Ferreira Borges e Silva Carvalho, com Ferreira Viana e J. D. Lessa, fundam a primeira sociedade secreta que preparou a Revolução de 1820.

Porque hoje é Domingo

"Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta."
Isaac Newton

sábado, 18 de agosto de 2007

Arte

CAJÓ EXPÕE NO CAE








Foi inaugurada há momentos, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE), uma exposição do meu Amigo Carlos Jorge Monteiro (CAJÓ), sob o tema CHAPÉUS.
O evento é digno de visita, mostrando fotos de várias individualidades conhecidas e anónimas.
A exposição está patente até 19 de Setembro e a entrada é gratuita.


Efemérides

18 de Agosto de 1905
.
Chega a Belém (Brasil), o ciclista figueirense José Bento pessoa, contratado pela Associação Dramática Recreativa.
.
18 de Agosto de 1940
.
É carinhosamente recebida na Figueira da Foz uma numerosa excursão de Sintra, organizada pelo figueirense, António Medina Júnior.
.
18 de Agosto de 1941
.
Morre nas Alhadas (Figueira da Foz), terra da sua naturalidade, o pintor de arte Mário Augusto.

O pensamento do dia

A mais agradável de todas as companhias é uma pessoa simles, franca, sem grandes pretensões à altivez opressiva, capaz de amar a vida e compreender a sua utilização; uma criatura prestimosa em todos os momentos e, acima de tudo, com um génio excelente e firme como uma âncora. Por alguém assim trocamos de bom grado a maior das inteligências, o espírito mais brilhante, o mais profundo dos filósofos.
Gotthold Ephraim Lessing

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Figueira da Foz

Figueira da Foz em imagens


Capela de Santo Amaro, na Serra da Boa Viagem (Figueira da Foz)

Efemérides

17 de Agosto de 1941
Realiza-se uma monumental serenata no Rio Mondego, na Figueira da Foz.

O pensamento do dia

O homem sábio não é o que sabe distinguir o bem do mal, mas aquele que sabe distinguir dos males o menor.
Califa Omar Bin El-Khattab

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Futebol

Delfim regressa à Naval

Delfim, que foi reforço de Inverno na época passada, volta à Naval, tendo assinado, esta tarde, contrato por um ano com o emblema figueirense.
O antigo jogador do Sporting é, sem dúvida, um valor que vai enriquecer o plantel navalista.
Para o presidente Aprígio Santos, ”Delfim regressa a uma casa que bem conhece. Não foi fácil a negociação, que já durava desde o fim da época passada, mas estou satisfeitíssimo, porque o jogador, tal como na temporada finda, vem-nos ajudar, já que é, sem dúvida, uma mais valia.”

Para a história da Figueira - XCI



Local publicada no jornal "Notícias da Figueira", no seu n.º 34, de 10 de Janeiro de 1942

-

De Buarcos
-
Iluminação Pública
-
Martelamos, novamente...
Abre a luz, de tarde, ainda de dia, e fecham-na às 6 da manhã, de noite fechada.
Porque se não abre às 18 e se fecha às 7 da manhã? Porque das 6 às 7 da manhã há grande movimento dos pescadores que a essa hora vão para o mar - e ainda é de noite...
Voltamos a pedir providências aos Serviços Municipalizados.
-
Outros tempos!!!

Poesia

Mais e menos
.
De tudo o mais que tenhas sempre a menos
Nunca peças a Deus, menos nem mais.
O mais virá depois... se tu ao menos
Sejas quem menos tenhas e dês mais.
.
Não podes perder mais valendo menos
Pois há quem menos valha e seja mais,
E se Jesus foi mais porque foi menos,
Foi Deus quem fez o menos valer mais.
.
Na vida o subir mais ou subir menos,
O ter menos valia ou valer mais,
É tudo igual a zero, mais ou menos,
.
Se o menos que sucede a quem for mais
É vir mais tarde a ser menos que menos
Junto a quem menos foi, p'ra nunca mais!...
.
Carlos Zamara (2.º Prémio de Soneto nos VI Jogos Florais (II Nacionais) do Grupo Desportivo da CUF - 1962)

Efemérides

16 de Agosto de 1903
.
Realiza-se no estuário do Mondego, na Figueira da Foz, uma imponente serenata, organizada por individualidades da cidade. Nela tomaram parte várias associações locais, mrecendo alguns barcos a "admiração do público pela sua originalidade e vistosa iluminação."
.
16 de Agosto de 1905
.
D. Amélia de Bragança, Rainha de portugal, que se encontrava a veranear no Bussaco, visita a Figueira da Foz, acompanhada de seus filhos e irmãos.

O pensamento do dia

A morte é a separação final de tudo aquilo por que nós trabalhamos, de tudo que construímos, de tudo que nos afecta de perto e nos é caro. É de lamentar que morrer seja a última coisa que fazemos, pois a morte poderia ensinar-nos tanto sobre a vida!
Robert M. Herhold

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Efemérides

15 de Agosto de 1890
A norte do Cabo Mondego, afunda-se a escuna norueguesa "Dagmar", salvando-se a tripulação.

O pensamento do dia

A respeito das coisas que nos destroem:
.
"Política sem princípios,
prazer sem consciência,
riqueza sem trabalho,
cultura sem carácter,
negócios sem moralidade,
ciência sem humanismo,
adoração sem sacrifício.
.
Mohandas Karamchand Gandhi, o Mahatma Gandhi.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

A...s frase...s

"Não temos casa nossa. Parecemos uns índios."

Aprígio Santos, na reunião de ontem da Assembleia Geral da Naval 1.º de Maio.

O pensamento do dia

Aqueles que se ofendem com mais facilidade são normalmente aqueles que mais ofendem.

C. Anglés B.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Efemérides

13 de Agosto de 1938
.
Toma posse do cargo de Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Ruy Manuel Nogueira Ramos.
.
13 de Agosto de 1938
.
Morre José Salinas Calado, sub-delegado de saúde no concelho da Figueira da Foz, conservador do Munseu Municipal Dr. Santos Rocha e director clínico do Hospital da Santa Casa da Misericórdia.
.

13 de Agosto de 1939

É inaugurada a piscina infantil no terraço do Grande Casino Peninsular, na Figueira da Foz.

O pensamento do dia

Não existe aquilo que se denomina sociedade sem risco. Até mesmo uma vida virtuosa tem seus riscos, como bem ilustra um provérbio: "O casal que se deita cedo para fazer economia de velas acaba tendo gémeos."
Lord Rothschild (BBC-1984)

domingo, 12 de agosto de 2007

Despedida

Andréas Ding despediu-se da Igreja e da Figueira da Foz


Pastor Andréas Ding no dia da despedida


Durante a pregação do Evangelho


Andréas Ding dirige, pela última vez, o coro da Igreja


Pastor Neto despede-se de Andréas Ding

O Pastor Andréas Ding e Maria Eduarda Castanheira, que o vai substituir

O Pastor Andréas Ding despediu-se da comunidade da Igreja Evangélica Figueirense, que dirigiu durante 12 anos.
A assinalar o momento, decorreu, há momentos, naquele templo, na Rua dez de Agosto, na Figueira da Foz, um culto de despedida e de acção de graças.
Andréas Ding segue para Espanha onde vai exercer a sua acção pastoral, sendo substituído, temporariamente, por Maria Eduarda Castanheira.





Por esse mundo fora

Recordações de viagem

No Haiti

O pensamento do dia

A Física moderna leva-nos necessariamente a Deus.
Arthur Eddington

sábado, 11 de agosto de 2007

Efemérides

11 de Agosto de 1894
O ciclista figueirense José Bento Pessoa, numa corrida em Gouveia, é o grande vencedor e conquista uma medalha de ouro.
11 de Agosto de 1929
Afundou-se à entrada da barra, na Figueira da Foz, uma bateira que regressava da pesca do mexoalho. Os quatro homens da tripulação e o arrais Manuel Varela, foram salvos pelo barqueiro Joaquim Carapau, seus dois filhos e João Neto Júnior, tendo a Comissão de Socorros a Náufragos dado a cada um deles, como recompensa, 1$500 reis.

O pensamento do dia

Tenho três coisas preciosas, que conservo e aprecio. A primeira é a delicadeza; a segunda, a frugalidade; a terceira é a humildade, que me impede de me colocar antes dos outros. Seja delicado, e poderá ser ousado; seja frugal, e poderá ser liberal; evite colocar-se antes dos outros, e poderá vir a ser um líder entre os homens.
Lao-Tse (Confúcio)

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Futebol

"Sou contra as montanhas russas”

A Naval arranca, domingo, para a primeira competição da época (Taça da Liga) com uma nova equipa, para a época de 2007/08. Neste jogo com o Portimonense, Francisco Chaló, por seu turno, dá também o pontapé de saída num desafio que ele colocou a si próprio.
“Neste momento há uma filosofia de jogo que, sem dúvida, está a surgir e nota-se melhorias tanto nos movimentos defensivos como ofensivos. O mais evidente ainda é a solidariedade táctica. Temos um grupo capaz de fazer coisas muito interessantes. Temos tudo para surpreender toda a gente”.
Será que este jogo, no Algarve, é o grande teste para a arrancada para o campeonato da Liga?
Francisco Chaló, na conferência de imprensa desta tarde, foi peremptório: “Não. O grande teste para a Naval é a época. Estamos numa casa que tem vivido altos e baixos ao longo das épocas. E o que pretendemos este ano é que o nível seja o mais regular possível durante toda a época”. E a rematar: “Não queremos altos e baixos. Sou contra as montanhas russas”.

Efemérides

10 de Agosto de 1880

É fundada, na Figueira da Foz, a Sociedade Filarmónica Dez de Agosto.

.

10 de Agosto de 1880

São inaugurados os trabalhos de arranque dos caminhos de ferro da Beira Alta.

O pensamento do dia

Onde há uma vontade forte não pode haver grandes dificuldades.

Nicolau Maquiavel

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

A...s frase...s

Em Portugal, os árbitros acham-se muito preocupados em agradar a certas figuras. Àquelas que eles entendem, por percepção, na ausência de um sistema credível que premeie as boas exibições e penalize os erros, poderem contribuir para ditar as classificações.
Rui Santos, in Record

Efemérides

9 de Agosto de 1863
É editado, na Figueira da Foz, o primeiro número da primeira série do jornal "O Figueirense".

O pensamento do dia

Se não tivéssems defeitos, não deveríamos sentir tanto prazer em notá-los nos outros.
La Rochefoucauld

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Efemérides

8 de Agosto de 1874

É inaugurado, na Figueira da Foz, o Teatro Príncpe D. Carlos, com o drama em três actos "Opressão e Liberdade", de Eduardo Coelho, representado por amadores figueirenses.
.
8 de Agosto de 1943
.
É inaugurado o novo edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones, construído nos terrenos da antiga Moagem, junto ao Jardim Municipal da Figueira da Foz.
.
8 de Agosto de 1960
.
Na Piscina-Praia da Figueira da Foz realiza-se a primeira jornada dos Jogos Luso-Brasileiros, com várias competições de natação em que participaram as selecções nacionais de Portugal e do Brasil.

O pensamento do dia

A culpa é essencial para a mudança. Pode levar-nos a pensar de forma mais ponderada sobre a vida, a forma como a vivemos e como influenciamos as outras vidas. A criança que aprende a não se sentir profundamente envergonhada por ter batido num amigo pode nunca vir a aprender que não se deve bater nos outros, ou pode acabar por ver esse princípio como uma regra arbitrária de autoridade.
Paul Pearsall in "A Vida é mais simples quando pensamos menos nela"

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Planetas

Alô MARTE


.....A 27 de Agosto o mundo inteiro irá esperar... O Planeta Marte irá ser o mais brilhante no céu da noite de Agosto. Irá ser tão grande como a lua cheia a olho nu. Isto irá ocorrer a 27 de Agosto quando Marte ficará a 34.65 Milhas da Terra. Certifica-te de que estarás a olhar par o céu a 27 de Agosto as 24:30m. Irá parecer que a Terra tem duas luas. A próxima vez que Marte irá estar tão próximo será em 2287. Partilha esta informação com os teus amigos pois ninguém que esteja vivo hoje poderá ver outra vez!.....
Texto recebido por e-mail

Efemérides

7 de Agosto de 1937
Iniciam-se, na Figueira da Foz, as grandes Regatas Internacionais de Remo, com a participação de tripulações inglesas, holandesas, belgas e portuguesas.
7 de Agosto de 1938
Morre Manuel Dias Soares, natural da Figueira da Foz, que foi ourives e amador musical de grande mérito. Foi o autor da Marcha do Vapor, hino oficial da cidade da Figueira.

O pensamento do dia

O maior inimigo da verdade não é a mentira - deliberada, inventada e desonesta -, mas o mito - persistente, persuasivo e irrealista.
John F. Kennedy

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

6 de Agosto de 1905
Deslocou-se à Figueira da Foz, dando as voltas do estilo, a cavalhada da bandeira de S. João, de Tavarede (Figueira da Foz), apresentando-se em boa ordem e trazendo um sugestivo grupo de mascarados.
6 de Agosto de 1911
No átrio e vestíbulo do Grande Casino Peninsular Figueira), é inaugurada a luz "Wizard".

O pensamento do dia

A loucura, permanente ou episódica, dói terrivelmente, e isola do convívio com outro. Por outro lado, ela descortina um universo caleidoscópico e intangível para os normais.
Maitê Proença, in "Entre Ossos e a escrita"

domingo, 5 de agosto de 2007

Religião

Pastor Andreas Ding deixa a Figueira da Foz

Completam-se, amanhã, 6 de Agosto, 12 anos sobre a entrada do Pastor Andreas Ding, de nacionalidade alemã, na Igreja Evangélica Presbiteriana Figueirense.
Coincidindo com a data, vai deixar a Figueira da Foz, realizando-se, no próximo domingo, pelas 15h30, o acto simbólico da sua despedida, uma festa que vai ter lugar no centenário templo da Rua Dez de Agosto.
"A todos agradeço, porque com todos pude aprender alguma coisa. Mas agradeço em especial a todos que me deram aqui uma segunda casa, um segundo lar, que me deram um acolhimento aberto, que me apoiaram no meu ministério e que me deram uma coisa muito importante: calor humano, a simplicidade de relações verdadeiras e desinteressadas, que me deram assim um exemplo de vida cristã. Muito obrigado."
Estas, algumas das palavras contidas no relatório pastoral lido esta manhã, na Igreja Presbiteriana Figueirense, pelo Pastor Andreas Ding, que deixa inúmeras saudades em todos que com ele contactaram.

Férias

Regressei

Regressei dmas curtas férias algures entre Portugal e Espanha.
Na foto, o baptismo de barco do meu neto Vicente, a caminho da Andaluzia.

Efemérides

5 de Agosto de 1953

É inaugurada, na Figueira, a Piscina-Praia, propriedade do industrial hoteleiro Augusto Silva, que era natural de Coelhoso (Tondela), e, ainda criança, se radicou na Figueira da Foz.

Porque hoje é Domingo

Deus é o nosso refúgio e a nossa força; é a nossa ajuda nos momentos de angústia. Por isso não temos medo, mesmo que a terra se ponha a tremer, mesmo que as montanhas se afundem no mar; mesmo que as águas rujam furiosas e os montes tremam com o seu embate.
Salmo 46 2:4