Teresa Machado versus Joaquim Sousa….
.
Acabo de ver, por mera casualidade, o programa SABORES da RTP N, e, sinceramente, achei-lhe um piadão, para lá do apetitoso acepipe preparado pelo apresentador.
O programa decorreu nesta cidade da Figueira da Foz, nos jardins do Palácio Sotto Mayor, e a convidada foi a vereadora do pelouro da cultura da Câmara Municipal, Teresa Machado.
Vem este arrazoado a propósito da preocupação, por demais evidente, de Teresa Machado contradizer Joaquim de Sousa que, segundo me foi dito, teria, em idêntico programa, proferido palavras que não teriam sido, nem de perto nem de longe, de propaganda elogiosa para a Figueira, se bem que alguém reconhecesse que parte do que disse até era verdade, mas que a televisão não seria o palco ideal para tal dissertação…Enfim...
Ora bem. Teresa Machado, desta feita, quase não deixou falar o apresentador (é uma força de expressão) já que aproveitou a oportunidade, para gáudio de uns tantos, de colocar a Figueira da Foz nos píncaros da Lua em todas as variantes.
Ele foi gastronomia, salgado, museus, turismo, etc, etc.
E pronto, Teresa Machado, com a sua habitual simpatia, manifestou nitidamente a intenção, repito, de contradizer Joaquim Sousa, dizendo bem daquilo de que aquele teria, alegadamente, dito mal.
Foi, realmente, um SABOR especial e, deste modo, com satisfação para todos os gostos.
E já agora, foi pena que o apresentador e a convidada não tivessem brindado com um vinho, por exemplo, da Quinta dos Cozinheiros (passe a publicidade) em vez de o terem feito com Alvarinho…
Ah, já me esquecia, afinal, depois de tanto paleio, também não foi utilizado sal da Figueira mas sim flor de sal… E no fim ficaram todos muito felizes!!!