segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Regresso da feira de velharias e artesanato.

Quase um ano após o fim da intervenção no jardim, a feira de velharias e artesanato regressou em força a este espaço:




A feira continua a realizar-se nos últimos Sábados e Segundas-feiras de cada mês sendo a única diferença a ocupação do espaço que é agora feita ao longo das orlas Norte, Nascente e Sul, não se espalhando pelo interior do jardim como anteriormente.




Esperamos dos feirantes o comportamento cívico que o jardim merece, lembrando a necessidade de manter a limpeza do espaço após o encerramento da feira.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Reposições.

Como já aqui se referiu a manutenção do equipamento do jardim tem sido regular e eficaz. Nos últimos tempos foram substituídos o candeeiro de alinhamento que tinha sido decepado para permitir a instalação do novo e mais potente contador/distribuidor de água da EPAL para o jardim e o candeeiro junto ao lago:


 Candeeiro do alinhamento já substituído.

 Candeeiro junto ao lago já reparado.

Já em relação ao coberto vegetal essas preocupações e cuidados não se faziam, aparentemente, sentir. Parece que, finalmente, alguma preocupação se começa a sentir com a reposição das árvores do interior. Ontem, dia 21, foi replantada uma tília no lugar da anterior tília que não tinha vingado:




Esperemos que esta tenha melhor sorte do que a anterior.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Um pouco mais de chuva...


Um aspecto do jardim esta manhã, depois da chuva.


Um pouco mais de chuva e seria um lago.



terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Embaixada dos Emiratos Árabes Unidos.

A embaixada dos EAU já está a funcionar. Já depois da notícia aqui publicada o edifício ainda foi ainda mais 'embelezado' com duas pseudo-colunas, à egípcia, ladeando a porta principal:


O imóvel da embaixada possui uma garagem interior e um parque de estacionamento privativo. Além disso ainda dispõe de doze* nove lugares de estacionamento na rua, que lhe foram atribuídos pela CML:



(clicar nas imagens para as aumentar)

Se o estacionamento na zona para os residentes já era muito problemático com mais esta extensa reserva de lugares torna-se uma quase impossibilidade.


*  Efectivamente, como um dos comentadores chama a atenção,  descontando o espaço de entrada para o páteo ficam 9 lugares de estacionamento na rua.
Nota de 2011.03.04

domingo, 13 de fevereiro de 2011

O reservatório da Patriarcal

Como o jardim era dantes:

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Um ano em defesa do Jardim.

O nosso blogue faz hoje, dia 2 de Fevereiro de 2010, um ano. Um ano de incansável luta pela defesa e preservação do Jardim e envolventes. Embora o primeiro 'post' deste blogue seja datado de 10 de Dezembro de 2009, na prática só a partir de 2 de Fevereiro de 2010, com a cobertura da célebre visita guiada ao Jardim realizada em 31 de Janeiro, é que ganhou vida activa.




O blogue tem, desde então, feito uma denúncia sistemática dos atropelos realizados num dos espaços que consideramos ser dos mais belos de Lisboa e dado voz às preocupações de todos os que sentem essa degradação.
Continuaremos atentos às intervenções que venham a ser realizadas neste espaço aplaudindo as que mereçam aplauso e denunciando as que mereçam ser denunciadas.