sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Nomes de localidades em azulejos (cont. 28)


Durante esta longa caminhada que a ALDRABA tem percorrido, com vista à recuperação e divulgação das placas toponímicas em azulejos colocadas pelo ACP a partir de 1920, temos tido a preciosa colaboração de amigos e associados que nos fazem chegar fotografias de novas placas que vão encontrando.

Desta vez, foi o amigo Jorge Torres que nos enviou belas 6 placas de azulejos. Dessas, o blogue da nossa associação tinha já publicado, há tempos atrás, as de Arraiolos, de Gralhós, da Lajeosa do Mondego e de Penedono.

Inéditas, as placas da Carrapichana (freguesia do concelho de Celorico da Beira, distrito da Guarda) e de Carvalhal da Louça (localidade da freguesia de Paranhos da Beira, concelho de Seia, distrito da Guarda). Aqui as publicamos hoje, com todo o gosto.

Quanto às quatro que já havíamos publicado, republicamos as de Gralhós (Montalegre, Vila Real) e da Lajeosa do Mondego (Celorico da Beira, Guarda), devido ao facto de as fotografias do Jorge Torres terem muito melhor qualidade que as anteriores.

Muito obrigado pela ajuda do Jorge Torres, que nos permite averbar hoje, com as duas novas placas, um total de 153 exemplares já publicados!

JAF

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Todos a Alcáçovas, com os chocalhos e com as nossas memórias

Voltamos a anunciar que a Associação Aldraba vai realizar o seu XXIX Encontro temático, no sábado 17 de outubro próximo, em Alcáçovas (Viana do Alentejo, distrito de Évora), dedicado à consagração do Património Chocalheiro como Património Imaterial da Humanidade.

O Encontro é efetuado em colaboração com a Associação dos Amigos das Alcáçovas, dez anos passados após a criação da Aldraba e uma primeira presença em Alcáçovas, em 19 de fevereiro de 2005.

O programa do Encontro, com alguns acertos que foi necessário adotar, prevê os seguintes momentos:

10.00h: concentração dos participantes junto à entrada do Museu dos Chocalhos

10.30h: visita ao Museu, construído pelo mestre João Penetra, e em que seremos guiados pelo seu filho

11.30h: reunião nas instalações da Associação dos Amigos das Alcáçovas, cujo presidente da Direção, o amigo André Correia, nos mostrará o trabalho desenvolvido 

12.00h: no mesmo local, o maestro Christopher Bochmann apresentar-nos-á o instrumento chocalhofone, que criou, interpretando algumas peças musicais

13.00h: almoço de convívio no restaurante "O Chocalho"

15.30h: visita guiada ao Paço dos Henriques e Capela dos Embrechados, que estão atualmente num Projecto de Recuperação e Valorização, e em que seremos acompanhados pelo Vereador da Cultura da Câmara de Viana do Alentejo Dr. João Ferreira

17.00h: visita à oficina dos Chocalhos Pardalinho, em atividade

18.30h: fim do Encontro

Renova-se o apelo a todos os associados e amigos da ALDRABA que queiram deslocar-se às Alcáçovas, para que manifestem quanto antes essa intenção, por mail ou telefone, para o LFMaçarico (lmacarico@gmail.com // TM: 96 718 76 54) ou para o JAFranco (jaffranco@gmail.com // TM: 96 370 84 81).

JAF

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

XXIX Encontro da ALDRABA: "Os chocalhos a património imaterial da humanidade" - Alcáçovas, 17out2015 (sáb.)













A Associação Aldraba vai realizar mais um Encontro temático, a levar a efeito no sábado 17 de outubro próximo, em Alcáçovas (Viana do Alentejo, distrito de Évora), em estreita colaboração com a Associação dos Amigos das Alcáçovas.

O mote será a consagração do Património Chocalheiro como Património Imaterial da Humanidade.

Dez anos passados após a criação da Aldraba e a sua primeira presença em Alcáçovas, em 19 de fevereiro de 2005, a Associação cresceu e evoluiu, e reveste-se de um simbolismo particular o seu regresso a esta localidade.

No programa do Encontro, que  em breve será detalhado, prevê-se a concentração dos participantes pelas 10 horas da manhã do dia 17.10.

Pelas 10.30h, começaremos por uma visita guiada ao Paço dos Henriques e Capela dos Embrechados, que estão atualmente num Projecto de Recuperação e Valorização, acompanhados pelo Vereador da Cultura da Câmara de Viana do Alentejo.

De seguida, o maestro Christopher Bochmann apresentar-nos-á o instrumento chocalhofone, que criou, interpretando algumas peças musicais.

O almoço de convívio será no restaurante "O Chocalho", com ementas alternativas que iremos divulgar e um preço global da ordem dos 12€ por pessoa.

À tarde, vamos visitar o Museu do Chocalho, do mestre Penetra, e a oficina dos Chocalhos Pardalinho (em atividade).

Durante o dia, teremos ainda um momento de troca de experiências com a Associação dos Amigos das Alcáçovas, nas suas instalações. 

Todos os associados e amigos da ALDRABA que queiram deslocar-se às Alcáçovas, devem quanto antes manifestar essa intenção, por mail ou telefone, para o LFMaçarico (lmacarico@gmail.com // TM: 96 718 76 54) ou para o JAFranco (jaffranco@gmail.com // TM: 96 370 84 81).

JAF