domingo, 10 de junho de 2007

Jardim andaluz em Évora








Em Évora, há um jardim que se renova todos os dias. Espaço particular, lembra os jardins andaluzes. A hortelã e a alfazema povoam este belo poema, escrito todos os dias pela Ana Paula, com mãos, pás, terra, sementes, esperança, energia.Falei deste território de afecto e sonho há semanas atrás. Os cágados continuam frenéticos lá em baixo, ao fundo, nos alguidares vermelho e cor de rosa, bebendo toda a luz, felizes por terem nascido ali, no mágico Alentejo...
Texto e fotos de LFM

De "ÁGUAS DO SUL"
Postado por oasis dossonhos às 20:14 2 comentários

COMENTÁRIOS
Fernando Pinto disse...
Belo jardim! A hortelã é uma erva milagrosa, no que concerne à saúde.Abraço,
FM
12 Junho, 2007 00:45
mag disse...
Quem me dera ter um jardim como este...mas não é para pobre450 euros ordenado mínimo nem para hortelã.Interessante o teu blog...gostei e volto
mag
22 Junho, 2007 09:54

terça-feira, 5 de junho de 2007

Segredos da Praça da Armada em Lisboa




Segundo Fátima Sá, o prédio nº 21 da Praça da Armada, tem tantos andares para baixo, como tem para cima. Nesses subterrâneos, guardam-se segredos. Conta quem desceu, que existem túneis e paredes com argolas, para amarrar os burros que vinham carregados de contrabando desde o rio Tejo.
Foi-me dito que quem dirigia as operações dos contrabandistas era o Duque de Palmela e que a rua e o beco se chamam "dos Contrabandistas"por esse motivo...
Ao lado do 31 da mesma Praça, há um prédio com frontaria em azulejo, que também possui um subterrâneo. Parece que apareceu um túmulo, quando andaram a limpar o espaço para um restaurante guardar aí materiais. Com receio da intervenção do ex-IPPAR, o proprietário desse restaurante (entretanto falecido e substituído por descendentes) escondeu o achado com cimento.
Será que algum dia estes mistérios estarão disponíveis ao público, como as Termas Romanas da Baixa?
Texto e fotos de LFM
______________________________________________
De "ÁGUAS DO SUL"
Postado por oasis dossonhos às 19:45 3 comentários

COMENTÁRIOS
Fernando Pinto disse...
Este teu achado dá para o início de um belo romance histórico, amigo Luís! Muito interessante!P. S. Dediquei-te uma foto no meu «Labirinto de Olhares». Passa por lá quando tiveres tempo. Fica bem!
06 Junho, 2007 23:45
Pete disse...
Coisas engraçadas que se escondem por esses prédios.Um Abraço e bom fim-de-semana.Ps.: Mudei po meu blog para aqui:www.cronicasdopete.info
08 Junho, 2007 01:06
disse...
Antes de mais parabéns pelo blog!Convido-o agora a visitar:http://aguia-de-ouro.blogspot.com/Futebol e política num só!Obrigado!
08 Junho, 2007 01:21

sexta-feira, 1 de junho de 2007

A casa abandonada









Há um património notável que agoniza, ao abandono, um pouco por todo o país.
A casa do barrocal algarvio que hoje apresento, fotografei-a há alguns meses, quando fui visitar a minha amiga Sónia Tomé.
Trata-se de um belo exemplar, citado em publicações sobre a habitação do sul, que exibe uma bela platibanda.
Para ali está, na estrada entre Loulé e Querença, abandonada, degradando-se com a passagem do tempo. Será que ainda há hipótese de salvar a bela residência?

Texto e fotos de LFM

De "ÁGUAS DO SUL"
Postado por oasis dossonhos às 17:13 1 comentários

COMENTÁRIOS
Fernando Pinto disse...
Confesso que gosto destas casas devolutas... Cheiram a argumento de um bom filme, a um bom romance...Amigo Luís, se gostas de pequenos filmes artísticos convido-te a passar pelo meu Fotoblogue. Para além dos meus campinos, aparece lá tem um "link" para um filme animado do meu irmão António Carlos (que é realizador). Vê e vota se gostares. Para mim é pura poesia! Obrigado e boa semana para ti.
Abraço,Fernando Manuel
P. S. Não me esqueci da exposição. Estou a prepará-la aos poucos, com calma e muito carinho. Obrigado por tudo e continua a escrever poesia com a tua pena, ou com a tua lente, porque nós agradecemos!
04 Junho, 2007 00:01