"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, outubro 30, 2007

YVETTE E FLORENCE





Este Outubro voltei à Tunísia. Tive o privilégio de conhecer no hotel onde estive entre 8 e 29, pagando 14 dinares por dia, com pequeno almoço incluído (1 Euro = 1, 745 dinar), as francesas Yvette e Florence, duas mulheres fabulosas a quem me vou dirigir em Francês:
"Mes cheres: vous me manquez trop, car vous êtes merveilleuses!"
Florence é assistente social, trabalhou em Nazaré e na Colômbia. Yvette foi controladora de qualidade. Foram duas companheiras de viagem inesquecíveis.

segunda-feira, outubro 08, 2007

Outubro


Durante este mês não percam dia 12 na R. Maestro António Taborda, 49, r/c uma exposição de homenagem a Jorge Rua de Carvalho. Outro Jorge de apelido Neves é homenageado todas as semanas às sextas e sábados na Rua do Possolo, 7, na revista à portuguesa "Todos Contentes nos Combatentes", dirigida por Flávio Silva, um jovem de 16 anos, com um elenco muito jovem.
Ainda na primeira quinzena, a colectividade onde a revista mencionada é apresentada, realiza um pic-nic na Tapada das Necessidades.
Dia 29 faço 55 anos, até lá fiquem bem que eu depois conto o que vou fazer nas próximas 3 semanas!!!
Pintura de Rodrigo Dias, foto e texto de LFM

sábado, outubro 06, 2007

Alvaiázere:O Chícharo em Festival














Até domingo é tempo de degustar o vinho da serra de Cicó e os sabores do chícharo, com carne, peixe, em tarte ou licor.
Ontem estive em Alvaiázere com o jornal "Conversas de Café" e o tempo foi escasso para ver de relance a exposição de artesanato e produtos da terra no Mercado, assistir ao concerto de Silvestre Fonseca, à actuação dos coros dos funcionários da CMAlvaiázere e do Ministério da Educação e escutar maravilhado, entre outras, uma comunicação sobre a nova roda dos alimentos, muito bem apresentada e fundamentada, da autoria de uma professora local. Igualmente de uma investigadora do concelho, foi a comunicação seguinte, acerca da leguminosa que dá nome ao festival. Sala repleta, provando que quando o tema é aliciante e bem comunicado, o público acompanha com interesse os oradores, mesmo após um almoço bem regado.
Falaram também dois oradores externos, um deles o professor António Dores do ISCTE que se debruçou sobre o Kephir...
O jovem presidente da autarquia, com um sentido de humor e uma envolvência pouco comuns, apresentou o espectáculo, divertindo e divertindo-se, conferindo ao festival do Chícharo deste ano uma grandeza à escala humana que me apraz registar.
O convívio gastronómico foi outro momento alto e ocorre-me sugerir que se faça qualquer coisa também em Alvaiázere, em torno da maravilhosa broa, que sabe a pão, ao contrário dos sucedâneos de pão que se embalam com chancelas e dúzias de conservantes e chegam a Lisboa sabendo a plástico...
Seria injusto não deixar outra palavra de apreço, desta feita para Guida Loureiro, pela exposição patente no Museu de Alvaiázere, recentemente inaugurado. Trata-se de Piano Fortíssimo, uma mostra de mais de uma dezena de pianos, correspondentes a performances de outros tantos artistas internacionais.
Pedro Barroso, Chícharo - Mor e Guilherme de Melo participaram nas diversas iniciativas de ontem, tal como António Pinho director do "Conversas de Café", Eduardo Ventura, empresário do restaurante "AlbaPólvora" e José Alberto Franco e Luís Maçarico, da Aldraba - Associação do Espaço e Património Popular.