Ilustríssima senhora Lúcia Leiga de Oliveira, diretora do colégio Metodista Izabela Hendrix,
Ilustríssima senhorita Vêronica Alves Mota, representante da coordenação do curso de Agroecologia e demais autoridades.
Estimados companheiros, pais, professores, funcionários, amigos e demais presentes por ocasião desta formatura.
Serei breve em minhas palavras, embora as memórias destes três últimos anos não possam se reduzir a esses poucos minutos. É uma grande tarefa que cá já os agradeço por ter me sido proporcionada.
Afinal, neste momento tenho a oportunidade de recordar nossa estrada, que vejo no brilho dos olhos de cada colega. Estou certa de que é recíproco o orgulho de hoje ao olharmos para o nosso lado, vermos um amigo construindo mais um pouco de sua história, e de que somos parte disso.
Entre ter que abrir mão de antigas prioridades, aguentar o sufoco dos prazos, as noites mal dormidas, as escolhas difíceis, a opinião alheia aparentemente inflexivel e o cansaço do labor, nos deparamos com uma gama de ideais e conceitos que, possivelmente farão parte do nosso futuro acadêmico e certamente serão ainda essenciais a vida de cada um.
A priori, nós ainda ingênuos quanto ao conhecimento que nos era ministrado, fomos quebrando pacientemente a dormência da semente que brotava em nosso peito: Mais que a missão de termos hoje nossos diplomas em mãos, despertamos a vocação de observar o caminho, conviver bem... e olhar o planeta como um organismo vivo, como esta esfera que dinamiza a sociedade, seus anseios e deveres para a perpetuação do equilibrio natural das coisas.. Faço minhas as palavras de Drummond em sua Canção Amiga "aprendi novas palavras, tornei outras mais belas".
Mas eis que chega o dia tão esperado. Dia que obscuramente faz com que tenhamos saudade de todos aqueles extintos dias de espera. Doravante nossa missão é trazer ao mundo algo novo pois o conhecimento nos torna responsáveis. Somos agropioneiros, somos vanguarda na batalha do "pensar o mundo ecologicamente" em seu sentido mais intrínseco, e da luta interior pelo crescimento em direção a nós mesmos.
Meus queridos amigos, é nosso tempo de travessia e se não ousarmos fazê-la teremos ficado para sempre à nossa própria margem.
Não obstante, já somos vitoriosos, pois se hoje estamos aqui é porque lutam melhor os que tem belos sonhos. Alcançaremos grandes vôos à luz da inspiração que aquele prédio, as formas do 14 bis, nos concedeu.
Agradeço a perseverança motivadora, a amizade disponível, as boas risadas e ao colo nas boas e más horas.
Só me resta desejá-los o melhor...
Meus companheiros de lida, sejam felizes e sejam justos!
Sejam firmes sem perder a ternura!
Tudo o mais virá naturalmente.
ܜܔܢܜܔAGROPIONEIROSܔܢܜܜ
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Agricultura Biodinâmica
Olá companheiros!
Dia desses me deparei com o tema que dá titulo ao post e achei que era um bom assunto a se tratar.
A Agricultura Biodinâmica surgiu a partir de um ciclo de palestras nos idos de 1924, dada a agricultores na Polônia, pelo filósofo húngaro Rudolf Steiner. Sua idéia era de que a construção de uma agricultura biodinâmica tem como conseqüência natural à renovação do manejo agrícola, a cura do meio ambiente e a produção de alimentos condignos ao consumo humano.
Esse impulso quer devolver à agricultura sua força original criadora e fomentadora cultural e social, força que ela perdeu no caminho à industrialização direcionada à monocultura e à criação em massa de animais fora do seu ambiente natural.
"A Agricultura é o fundamento de toda cultura, ela tem a ver com todos".
Vamos aqui então aos 10 mandamentos da agricultura biodinâmica:
(1) Correção do Solo (com o intuito de apenas "ensinar" as plantas a mobilizarem e produzirem o que elas precisam.)
(2) Biofertilizantes e Compostos (acelerar o processo de vivificação do solo e/ou nutrir plantas novas.)
(3) Preparo do Solo, Plantio e Tratos Culturais (Plantio Direto, peletização de sementes, consórcio girassol)
(4) Sistemas Agroflorestais (Manter espécies, ex: Açoita Cavalo e a Palmeira que solubilizam o fósforo.)
(5) Manutenção e Diversificação das Espécies (Aumentar a produção e reciclagem da biomassa, aumentar a diversificação de espécies, criar novo eco-nichos e criar modelo de sucessão de ecossistemas.)
(6) Planejamento Paisagístico ( Projetar bem as construções, caminhos, etc)
(7) A vida econômica da Individualidade Agrícola (Escolha criteriosa das linhas produtivas, visando a sustentabilidade econômica da individualidade agrícola, harmonizando as inclinações pessoais com as necessidades sociais e as predisposições naturais da região)
(8) A Individualidade Agrícola como o novo Templo (O sítio ou fazenda torna-se local da verdadeira comunhão da Terra com o Cosmo, a saber, um Templo erguido na natureza.)
(9) Dinâmica do Cosmo e Calendários Agrícolas ( ex.:Se quisermos folhas e massa verde, por exemplo, para a adubação verde, devemos semear em dias de folha, mas um pouco antes da Lua cheia. Se quisermos plantar grãos, como milho e feijão, devemos escolher dias de fruto, mas depois da Lua cheia para evitar que as sementes colhidas carunchem.)
(10)Preparados Biodinâmicos (Uso de preparados a base de chifre, estreco e silica)
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Visão geral sobre o cultivo da Uva
Foram trazidas para o Brasil pelos primeiros imigrantes europeus. Acredita-se que as uvas originaram-se na Ásia, tendo sido introduzidas na Península Itálica e na Europa pelos povos gregos. É uma planta trepadeira lenhosa, com gavinhas de fixação e Atinge até 7 metros de comprimento. Frutifica a partir do 3º ano após o plantio de outubro a fevereiro. Existem diversas espécies de uva, porém as mais conhecidas no Brasil são: uva Itália, Niágara e Paulista.
Deve ser instalado em regiões de temperatura em torno de 22ºC, adapta-se a diversos tipos desolos, mudas para plantio comercial não são sugeridas, e sim o plantio direto do porta-enxerto e após, o enxerto.
Períodos de evolução da uva:
Herbáceo: Vai desde a formação do grão até a mudança de cor da película da baga, Mudança de cor: a baga torna-se túrgida, adquirindo certa elasticidade e amolecendo, à medida que a maturação avança, Maturação: Vai da mudança de cor da uva até a colheita. Dura de 35 a 65 dias, dependendo da cultivar e da região de cultivo e Sobrematuração:Essa fase caracteriza-se por certo dessecamento da uva, com conseqüente perda de peso.
Cuidados com a videira: Herbáceo: Vai desde a formação do grão até a mudança de cor da película da baga, Mudança de cor: a baga torna-se túrgida, adquirindo certa elasticidade e amolecendo, à medida que a maturação avança, Maturação: Vai da mudança de cor da uva até a colheita. Dura de 35 a 65 dias, dependendo da cultivar e da região de cultivo e Sobrematuração:Essa fase caracteriza-se por certo dessecamento da uva, com conseqüente perda de peso.
Desbrota: A eliminação do excesso de brotos promove uma melhor distribuição dos mesmos. Desponta: A remoção da extremidade dos brotos, equilibrando a vegetação, aumentando o peso médio dos cachos e a qualidade da uva. Desfolha: a remoção de folhas que encobrem os cachos. Eliminação ou desbaste de cachos: São eliminados os cachos de ramos mais fracos, sua finalidade é equilibrar a produtividade e Amarração dos Ramos: fixar as brotações aos arames do sistema na de condução, evitando que as mesmas sejam danificadas ou se quebrem pela ação dos ventos.
Colheita:
É realizada de 120 a 150 dias depois da poda. A Colheita manual utiliza tesouras especiais, deve-se evitar o contato das mãos com as bagas para não retirar a cera natural da fruta (Segurar os cachos pelo pedúnculo). A uva é uma fruta que resiste pouco ao transporte a longas distâncias, de modo que o mesmo deve ser evitado,também resiste muito pouco ao armazenamento. Assim, ao chegar à indústria, deve ser imediatamente processada.
A produção de vinhos, suco de uva e derivados do mercado está concentrada no Rio Grande do Sul, onde são elaborados 300 milhões de litros de vinho e mosto como média anual, representando 95% da produção nacional. No mercado interno, o produtor convive, em alguns anos, com o excesso de oferta no pico das safras. Isto provoca uma significativa redução de preços na lavoura, que se estende para o consumidor.No mercado externo, existem durante o ano duas janelas (períodos) bem claras para a exportação da uva brasileira, quando a oferta de países concorrentes é bem menor. A primeira vai de abril a junho, quando se comercializa normalmente um terço do volume exportado pelo país, e outra, de outubro a dezembro, quando se embarca os demais dois terços do volume total das exportações.
Uva é uma fruta indicada para benefícios de curar diversas doenças.
A uva, rica em sais minerais, vitamina C e do complexo B, é vitalizadora, calmante, antirreumática, depurativa do sangue, diurética, laxante, tônica para o sistema nervoso, purificadora do sangue, regulariza a circulação, males do fígado, bronquite, refresca os intestinos, melhorando as diarréias, disenterias, distúrbios gástricos, ácidos estomacais. Auxiliam nas hemorragias das gengivas, inchaço, dores nas articulações, nos males pulmonares e cardíacos.
domingo, 10 de outubro de 2010
Palavras do Norte de Minas
Olá amigos!
Pelos caminhos que tomamos nessa vida conhecemos muita terra boa, habitada por gente igualmente boa.
É com esses versos que começa a carta que recebi do amigo que fiz na Agriminas deste ano.
As palavras são de Geraldo Gomes, agricultor dedicado de Porteirinha no norte de Minas, guardião da biodiversidade e da cultura popular.
Além de tudo o Geraldo tem uma coleção de sementes crioulas (O que são sementes crioulas ?) com mais de 200 variedades, sendo elas 46 só de feijão e 17 de milho. Nada de semente híbrida, transgênica. Aliás, tudo na roça dele, que tem mais de 25 anos, é feito sem aplicação de agrotóxico. Ele faz o plantia consorciado e experimenta muito para conseguir controlar os insetos e as ervas daninhas. Ele também dá preferência as plantas nativas, já adaptadas: umbú, siriguela, amora, pitanga, cajá, tamarindo.. E aproveita as flores dos cultivares criando também abelhas que lhe fornecem mel, cera e própolis. Sucesso garantido!
Muito bom receber experiências agroecológicas dos mais diferentes lugares desse Brasilsão. Queria aqui agradecer ao amigo por ter me mandado os boletins do Programa Uma Terra e Duas Águas, Material do Sindicato Rural de Porteirinha, Revista da Articulação no Semiárido Brasileiro, Jornal do Milho, Conjuntura da Terra, DVD da Articulação Nacional de Agroecologia e outros. Quem quiser o material basta deixar um comentário aqui!
Quem também quiser ser mais um elo dessa corrente, envie seu material ou me escreva contando sua experiência na Agroecologia, fique a vontade:
Jéssica Danuza Gonçalves Cruz
Av. Universo n°494 Copacabana - Belo Horizonte, MG
Cep: 31.540-550
ou EMAIL
Pelos caminhos que tomamos nessa vida conhecemos muita terra boa, habitada por gente igualmente boa.
"Vem nascendo um novo dia.
Com alegria eu quero ver
o amor em cada coração renascer
Eu quero ver,
Eu quero ver.."
É com esses versos que começa a carta que recebi do amigo que fiz na Agriminas deste ano.
As palavras são de Geraldo Gomes, agricultor dedicado de Porteirinha no norte de Minas, guardião da biodiversidade e da cultura popular.
Além de tudo o Geraldo tem uma coleção de sementes crioulas (O que são sementes crioulas ?) com mais de 200 variedades, sendo elas 46 só de feijão e 17 de milho. Nada de semente híbrida, transgênica. Aliás, tudo na roça dele, que tem mais de 25 anos, é feito sem aplicação de agrotóxico. Ele faz o plantia consorciado e experimenta muito para conseguir controlar os insetos e as ervas daninhas. Ele também dá preferência as plantas nativas, já adaptadas: umbú, siriguela, amora, pitanga, cajá, tamarindo.. E aproveita as flores dos cultivares criando também abelhas que lhe fornecem mel, cera e própolis. Sucesso garantido!
Muito bom receber experiências agroecológicas dos mais diferentes lugares desse Brasilsão. Queria aqui agradecer ao amigo por ter me mandado os boletins do Programa Uma Terra e Duas Águas, Material do Sindicato Rural de Porteirinha, Revista da Articulação no Semiárido Brasileiro, Jornal do Milho, Conjuntura da Terra, DVD da Articulação Nacional de Agroecologia e outros. Quem quiser o material basta deixar um comentário aqui!
Quem também quiser ser mais um elo dessa corrente, envie seu material ou me escreva contando sua experiência na Agroecologia, fique a vontade:
Jéssica Danuza Gonçalves Cruz
Av. Universo n°494 Copacabana - Belo Horizonte, MG
Cep: 31.540-550
ou EMAIL
"Sertão, sabe o senhor. Sertão é onde o
pensamento da gente se forma mais forte que o poder do lugar."
Guimarães Rosa
Pátria Minas!
Pátria,
Pátria é o fundo do meu quintal.
É Broa de milho,
E o gosto de um bom café.
Pátria,
É cheiro e colo de mãe.
É roseira branca,
Que a vó semeou no jardim.
Se o mundo é grande demais,
Sou carro de boi,
Sou canção e paz,
Sou montanha entre a terra e o céu,
Sou Minas Gerais.
São águas, montanhas e um fogão a lenha,
A cerâmica e o canto do Jequitinhonha;
São igrejas, são minas;
É o barroco, é Ouro Preto;
É maria fumaça.
Êta trem bão mineiro!
Diamantina, Caraça, Gruta de Maquiné,
Cascadanta caíndo, Congonhas do Campo,
São João Del Rei, Sabará, Tiradentes,
Igrejinha da Pampulha,
Minha Belo Horizonte.
Se o mundo é grande demais,
Sou carro de boi,
Sou canção e paz,
Sou caminho entre a terra e o céu,
Sou Minas Gerais.
(Marcus Viana)
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Imagens..
Formandos da 1ª turma de Agroecologia em nível técnico de Minas Gerais pelo IMIH
Formandas das turmas de Agroecologia e Gastronomia do Instituto Metodista Izabela Hendrix
Por que construir um galinheiro para criação doméstica ?



Por que construir um galinheiro para criação doméstica ?




Instalação



Imagem: Galinheiro Móvel
Aspectos a serem observados






Divisões estruturais por fase de criação
Reprodução (postura e incubação), Cria, Recria e Terminação.

EXEMPLO
Plantel com:





Postura





Cria

Recria


Terminação


Assepsia de instalações e equipamentos:

Imagem: Tabela de Custo Médio
Cuidados




Imagem: Construção de Galinheiro em meio a Horta Mandala

Controle de Doenças



Alimentação

Imagem: minhocário acoplado à galinheiro
Fontes


Assinar:
Postagens (Atom)