Como eu nasci e me criei em Salvador, acho fascinante observar a mudança de estações. O outono é uma época bonita. As folhas amarelam, caem e deixam uma certa nostalgia no ar. As tardes esfriam e o final do horário de verão (2 de novembro) anuncia o inverno que chegará em breve.
Embora alguns tentem aproveitar ao máximo os últimos dias de quentura, encontramos bem poucas pessoas em nossas caminhadas. Para muitos, agora é tempo ficar em casa e fazer pães.
Essa receita lembra uma
outra da qual gostamos muito. O pão ficou bem dourado (até um pouco demais), macio e perfumadíssimo. Pisquilinha não se conteve e comeu um todinho, ainda quentinho. Um verdadeiro milagre que não acontece todo dia.
Ela está ficando cada vez mais exigente. Hoje, determinou que os pãozinhos aparecessem nas fotos sozinhos. O meu era "muito grandão e tomaria todo o espaço".
Edição: Eu havia mencionado anteriormente que testei a receita para o evento de Rita Palita, mas não sabia que a participação estava condicionada ao uso do logo.
Pão com Queijo Cottage, Endro e Wasabi
2 envelopes de fermento p/ pão (7 g cada)
2 colheres (sopa) de açúcar granulado
2 colheres (sopa) de cebola picada (usei 3)
1 colher (chá) de fermento p/ bolo
4 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (precisei de mais e usei a especial p/ pão, não branqueada)
1/2 xícara (chá) de água morna
2 xícaras (chá) de queijo cottage (usei o desnatado, de grão pequeno)
2 colheres (sopa) de endro fresco picado (mais, se preferir)
2 colheres (chá) de sal (usei apenas uma)
2 ovos
1 colher (sopa) de óleo (usei azeite de oliva)
1/2 colher (sopa) de wasabi em pó (opcional)
Dissolva o fermento p/ pão e 1 colher (chá) do açúcar na água morna. Deixe descansar em lugar abafado por 5 min.
Na batedeira com o gancho ou manualmente, misture o queijo cottage, a cebola, endro, sal, fermento p/ bolo, o restante do açúcar , óleo, wasabi e os ovos. Junte o fermento reservado, que já deve ter crescido. Aos poucos, adicione farinha suficiente para formar uma bolota molenga. Sove, numa superfície untada com óleo, até ficar macia e elástica. Cuidado para não adicionar farinha demais. A massa tende mesmo a ficar ainda pegajosa. Coloque numa tigela untada, pincele com óleo, cubra e deixe crescer em lugar aquecido até dobrar de volume (cerca de 1h).
Desinfle a massa. Divida em duas porções iguais (eu usei formas pequenas também). Abra cada porção com os dedos formando um retângulo. Enrole e belisque a ponta, pressionando bem (como uma costura). Coloque em forma de bolo inglês bem untada, com a "costura" para baixo. Pincele com óleo, cubra com um pano seco e deixe crescer novamente por 1h.
Preaqueça o forno a 200º C. Antes, ajuste a altura das grades. para que fiquem bem próximas. Coloque uma assadeira vazia na inferior. Antes de levar a massa ao forno, borrife um pouco de água na assadeira para formar vapor. Asse os pães por 30 minutos, até dourarem bem. Pincele-os com azeite de oliva ou manteiga derretida (como eu usei ovos batidos, pincelei antes de saírem do forno) e deixe esfriarem numa grade.
Adaptado de: Cooks & SlashFood