quinta-feira, 30 de junho de 2022

FOME E FARTURA


Aeroporto de Lisboa: Governo avança primeiro para Montijo e depois para Alcochete

Público

Dois aeroportos na margem sul? O que é que o 'Jamais' pensará disto?

 

KUNDERA




 https://www.rtp.pt/play/p10061/milan-kundera-odisseia-das-ilusoes-traidas

quarta-feira, 29 de junho de 2022

SUGESTÃO

Conhecida por muitos como a «consciência moral da Rússia», Anna Politkovskaya foi correspondente do jornal russo Novaya Gazeta, tendo sido galardoada com vários prémios pela sua escrita. É autora de A Dirty War e A Rússia de Putin. Foi assassinada em Moscovo em outubro de 2006.
 

MAIS UM FEITO HERÓICO DO ASSASSINO DA LUBIANKA

Míssil russo atinge centro comercial em Kremenchuk. Pelo menos 18 mortos

Mais de 50 pessoas ficaram feridas na sequência do ataque ao centro comercial, indicam os serviços de emergência da Ucrânia. (DN)

 

terça-feira, 28 de junho de 2022

O FIM DA TAP? ONDE O CHEGA CHEGA HÁ SEMPRE CHEIRO A MORTE

 

TAP: Clima de tensão entre pilotos e companhia aérea

DN

"Apesar da estima que tem pelos pilotos, Marques Mendes refere que a são dos trabalhadores mais bem pagos em Portugal, razão pela qual sustenta que, se houver greve, é uma greve que “entrará no Guiness”, além de muito impopular e imoral."

Expresso

Candidato próximo do Chega vai liderar sindicato dos pilotos

Os pilotos escolheram Tiago Faria Lopes para liderar o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC). Comandante da TAP, foi recentemente eleito membro da assembleia de freguesia de S. Domingos de Rana pela lista do Chega nas últimas eleições autárquicas.


Luís Villalobos (Público)

26 de Novembro de 2021

CUIDADO COM O ASSALTO AO PALÁCIO RATTON

 


Jane Fonda «La Cour suprême est devenue un cloaque d’extrême droite »

Le Monde

(O Supremo tribunal tornou-se uma cloaca de extrema direita).


Por estas e por outras é que deve ser revista a legislação que permite, em Portugal, a cooptação opaca de juízes para o Tribunal Constitucional. Já tivemos, e em data recente, um aviso muito sério.

AFINAL, QUANTOS NAZIS FORAM CONDENADOS?


 

Caso Hammerskins: 19 de 27 arguidos condenados (Sol)

Caso Hammerskins: 23 dos 27 arguidos condenados (Visão)

Caso Hammerskins: 22 arguidos condenados (SICN)




segunda-feira, 27 de junho de 2022

OS NAZIS E A IRRESISTÍVEL POLÓNIA...




Rússia bombardeia a 30Kms da Polónia

Expresso
 

TURISMO CHUNGA

André Ventura encontra-se com ministra da Justiça húngara para preparar reunião com Orbán



São as ligações do Chega/Chunga ao fascismo internacional e à Opus Dei que fazem dele um abcesso político que pode degenerar em tumor maligno. Sem esses apoios, a agremiação do Ventura não seria mais do que um epifenómeno a merecer, eventualmente, uma atenção especial da Direcção Geral de Veterinária.  

 

ESCRAVATURA XXI

Vânia Maia, jornalista da VISÃO, venceu o Prémio Lorenzo Natali, na categoria Europa, com uma reportagem sobre a exploração de trabalhadores imigrantes, em Odemira. Publicada a 6 de maio de 2021, a peça aborda o esquema de contratação precária e as condições muitas vezes desumanas em que vivem estas pessoas. 

Visão

domingo, 26 de junho de 2022

A INSUPORTÁVEL HIPOCRISIA DOS TRUMPÓFILOS

Nos Estados Unidos da América, chegou ao fim o direito constitucional de interrupção voluntária da gravidez. Mantém-se o direito de comprar armas para massacres em escolas e infantários.

Vivam os fetos, morram as crianças. God bless America!
 

MÚSICA CELESTIAL PARA OS OUVIDOS DOS PUTINAZIS


 


"Não apoiamos este e aquele. Se me perguntam qual é a parte que eu apoio eu digo que nenhuma. Faremos tudo para que seja encontrada uma via pacífica"

Jerónimo de Sousa

UM ESTADO EM MAU ESTADO

Tribunal decidiu há um mês que Jéssica não precisava de proteção

Tribunal de Família e Menores (TFM) de Setúbal decidiu arquivar o processo judicial de promoção e proteção de Jéssica Biscaia, menina de três anos que morreu em consequência de agressões físicas, no passado mês de maio. A equipa da Segurança Social que acompanhava o caso não identificou e reportou ao Ministério Público qualquer situação que pudesse pôr em perigo a menina de três anos. (JN)


sábado, 25 de junho de 2022

"SEM SER E SEM NADA", O NOVO ENSAIO DE GODINHO, MINISTRA, FILÓSOFA E TUDO

"Situações como esta exigem uma avaliação completa e uma reflexão profunda para identificar o que é que se pode fazer mais nas diferentes dimensões"

Ana Mendes Godinho

Ministra

Ora aí está uma frase digna de constar numa 'Enciclopédia do Vazio'. O seu brilho e profundidade são de tal ordem que empurram definitivamente o ensaio filosófico de Jean-Paul Sartre, "O Ser e o Nada", para as profundezas das cavernas. E tem ainda um segundo mérito não despiciendo que lhe atribui um carácter de universalidade: pode ser citada a propósito de um crime monstruoso praticado em Setúbal, das criminosas mortes num lar de Reguengos de Monsaraz, da situação fiscal do seleccionador nacional de futebol, da contratação de um treinador alemão para o Benfica, do impulso imperialista do Putinazi, da vitória da marcha da Madragoa, do processo 'Marquês', das análises e comentários do José Milhazes sobra a guerra na Ucrânia. Resumindo, sobre tudo e sobre nada teremos sempre a imorredoira frase da ministra(!) Godinho para temperar um raciocínio, empapoilar uma frase, brilhar num salão de tias e tios.

Eduardo Lourenço morreu, José Gil não se sente lá muito bem, felizmente, temos a Ana Mendes Godinho que se apresenta cheia de saúde. E fala!     
 

ESPELHO MEU, ESPELHO MEU, HÁ ALGUÉM MAIS 'BESTSELLER' DO QUE EU?


 

BOLETIM DA LEGIÃO PORTUGUESA (VERSÃO 2.0)


 
José António Saraiva (Inevitável)

sexta-feira, 24 de junho de 2022

BEM ME PARECIA...


Selecionador nacional justifica diferença entre o que lhe é transferido pela FPF e o que declara como salário pelo facto de ser um gestor, e não um treinador

Expresso 

OS FUNDOS

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) anunciou esta quarta-feira que estão a decorrer 42 buscas em vários locais do país, designadamente, em Lisboa, Porto, Braga e Aveiro, no âmbito do Quadro de Referência Estratégia Nacional (QREN).

Segundo o DCIAP, os factos “em investigação são suscetíveis de consubstanciar os crimes de fraude na obtenção de subsídio e fraude fiscal qualificada”.

“Estão em causa apoios solicitados por dez sociedades que integram um grande grupo empresarial, no referido âmbito do QREN, através de, pelo menos, 113 projetos aprovados no quadro do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) e do PRO-EMPREGO”, adianta em comunicado.

O DCIAP refere ainda que “os projetos foram executados entre os anos de 2008 e 2014 e cofinanciados pelo Fundo Social Europeu, com o valor imputado de 36.477.778,54 €, suportados por 153.117 despesas submetidas a financiamento”.

Expresso

 

quinta-feira, 23 de junho de 2022

O LOUCO DA LUBIANKA

"Todos os líderes guerreiros são loucos que se tomam por personagens ilustres da História: Napoleão tomava-se por Alexandre da Macedónia, Estaline julgava-se Alexandre Nevsky, Hitler pensava-se como Frederico da Prússia... que nos pode espantar que o louco do Kremlin se tome hoje por Pedro o Grande?"

Luís Castro Mendes (DN)

 

UM APITO EXEMPLAR

Pinto da Costa: “O FC Porto é um exemplo por ter um modelo de negócio claro”

Público

 

quarta-feira, 22 de junho de 2022

PORTO CANEIRO

A BOLA

 

PUTINOCAUSTO


Tem a invasão russa da Ucrânia algo a ver com o Holocausto?

A resposta, particularmente de grande parte do mundo judaico, é claramente um NÃO! Mas é impossível não ver na barbárie do Kremlin algo que nos lembra a Shoah.

Esther Mucznik

Público

 

terça-feira, 21 de junho de 2022

OS CAVACO-SILVISTAS, OS SANTANA-LOPISTAS E OS SOUSA-LARISTAS JÁ NÃO EXISTEM OU NUNCA EXISTIRAM?

“Não concebo que haja um português que não esteja reconciliado com Saramago”, afirma Marcelo

Novo

 

O PEQUENO ADOLFO QUE SONHA SER PEDRO, O GRANDE

"Putin quer ser o Czar Pedro o Grande dos nossos tempos, quando na realidade poderá acabar por ser visto como o pequeno Hitler de 2022."

Victor Ângelo

DN

Ler mais: https://www.dn.pt/opiniao/um-ano-muito-insolito-para-onde-vamos-14946015.html

 

DA GARGALHADA AO SORRISO AMARELO

Berardo perde primeira acção contra fim do protocolo com o Estado no Centro Cultural de Belém

Público

 

segunda-feira, 20 de junho de 2022

TEATRO DE RUA


 

CHUCHIALISMO EM LIBERDADE

Cortes em subsídios de educação especial: Ana Mendes Godinho volta a ser chamada ao Parlamento "com urgência"


TSF

domingo, 19 de junho de 2022

AUXILIAR DE MEMÓRIA PARA VESGOS E DESMEMORIADOS


Falácias, erros e o dilema moral sobre a guerra na Ucrânia

Aquando da guerra do Vietname, identificava-se muito bem os EUA como o agressor, e ninguém esperava que os vietnamitas fizessem um acordo de paz deixando os EUA a ocupar parte do território.

J. Pacheco Pereira (Público)

 

sábado, 18 de junho de 2022

sexta-feira, 17 de junho de 2022

GASTRONOMIA


Sabe o que são “caralhóses”? Aprenda a apanhá-los e confecioná-los em Aveiro.

Expresso 

UMA PORTUGUESA "DE BEM"

PAN confirmou, esta terça-feira, que Cristina Rodrigues, ex-deputada do partido e atual assessora do Chega, foi na segunda-feira "formalmente acusada pelos crimes de acesso ilegítimo e dano", por alegadamente ter eliminado mais de quatro mil e-mails do partido.

TSF
 

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Serviço dos NEGÓCIOS da Saúde 1 - Serviço NACIONAL de Saúde 0

Marta Temido propõe celebração de acordos com privados para dar resposta às necessidades do SNS

 

MALDITA MEMÓRIA

Quando me falam do caos no Serviço Nacional de Saúde, lembro-me da arrogância de Correia de Campos a decidir o encerramento de maternidades e hospitais.

Quando assisto ao caos na Educação, lembro-me da arrogância de Maria de Lurdes Rodrigues a desautorizar e a vilipendiar os professores.

Quando testemunho o triste espectáculo da impotência da Justiça, lembro-me da arrogância de Alberto Costa a querer partir a espinha de quem incomodava.

E quando me recordam os nomes destas vedetas do chuchialismo em liberdade, lembro-me de um dejecto político que anda por aí a poluir o ambiente.

Maldita memória!

 
 

VODKA PURO E O PLANO NAZIPUTINESCO

Dmitri Medvedev diz que Ucrânia pode deixar de existir em dois anos


DN

 

quarta-feira, 15 de junho de 2022

O NOTÁRIO


"É óbvio para toda a gente que, na seleção, Ronaldo é convocado quando quer, joga quando quer e é dispensado quando quer. A arte de Fernando Santos tem sido a de se sintonizar com as vontades do jogador a fim de dar a impressão de que é ele, o selecionador nacional, quem decide. Não é. Ele é o notário de Ronaldo. O homem que carimba as decisões da estrela."

Bruno Vieira Amaral

Expresso

 

A PESADA HERANÇA DO PASSOS-COELHISMO

CTT alvo de 79 queixas diárias no primeiro trimestre do ano

Anacom aplica coima de 154 mil euros aos CTT relativa a 41 contraordenações

Multa foi aplicada por incumprimento de "objetivos de densidade da

 rede postal e de ofertas mínimas de serviços".

segunda-feira, 13 de junho de 2022

OS SEGREDOS DA JUSTIÇA



Pelos mesmos crimes e com as mesmas provas, um tribunal de 1ª instância (Almada) absolveu o acusado; um outro tribunal, o Supremo, aplicou-lhe uma pena de vinte e quatro anos de prisão.

Não restam dúvidas: um dos tribunais enganou-se grosseiramente.

 

PRÉMIO

Mário de Carvalho vence Grande Prémio de Literatura Biográfica da APE

A obra "De maneira que é claro..." foi a vencedora do

 Prémio da Associação Portuguesa de Escritores.

 (TSF)

 

DEMOGRAFIA

 


Luís Magalhães: "Sabem qual é o concelho em Portugal que tem mais portistas? É o Conselho de Arbitragem"

O Jogo


domingo, 12 de junho de 2022

COMBATE À PESTE SUÍNA

Preventiva para negacionista que atirou bombas ao Parlamento

Um homem de 30 anos, ligado a um conjunto de negacionistas do qual faz parte o ex-juiz Fonseca e Castro – foi expulso da magistratura judicial -, foi detido pela Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT) da Polícia Judiciária. Na madrugada de 2 de janeiro atacou a Assembleia da República com cinco engenhos incendiários conhecidos como "cocktails molotov" (garrafas de vidro contendo combustível e um rastilho de pano que é incendiado). O homem, já com antecedentes criminais, ficou esta quarta-feira em prisão preventiva.
CM

 

PUTINAZISMO



O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos defendeu hoje que a condenação à morte, por autoridades separatistas pró-Rússia, de combatentes estrangeiros que lutaram ao lado dos ucranianos constitui "crime de guerra" 

Visão

sábado, 11 de junho de 2022

OPUS DEI, OPUS CHUNGA

Deputados do Chega e PSD pegam-se no corredor da Assembleia e quase chegam a vias de facto

 

HALLO, DUMMKOPF, SIEH DIR DER BALLON


Do you mind if we tell the truth, dear Queen and dear prime-minister?


Sandra Felgueiras
Sábado

 

DIVULGAÇÃO


 Com curadoria de António Pedro Pita e Odete Belo, a exposição “propõe a (re)descoberta de um pensamento teórico e prático, importante no período cronológico em que se desenvolveu e muito relevante para entender as aspirações e os problemas, as tensões e as possibilidades, os obstáculos e os impasses que marcaram o século XX português. A exposição resulta em grande parte de pesquisa no espólio do ensaísta. Sonda tumultuosas profundidades, recupera a voz de Mário Sacramento, sugere a mesa do trabalho teórico: artigos e apontamentos, anotações em livros, desenhos, sucessivas reformulações de textos entretanto publicados, interlocuções decisivas, a extensão no tempo de uma maturação relativamente frustrada, verso e reverso de uma situação dramática: um intelectual português que adentra problemas centrais da sua época sem condições para elaborar integralmente as respostas entretanto intuídas. O regresso de Mário Sacramento permite re-visitar, para repensá-lo, esse drama que marcou o século XX”.

sexta-feira, 10 de junho de 2022