sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Música, Cinema, TV, Ao Vivo - Os Melhores de 2012

Ouvi, vi e assisti aquilo que foi possível. Não sei quem são os Alt-J nem o Frank Ocean. Desconheço o valor dos últimos filmes do Steve McQueen ou do Ben Affleck. Também não posso avaliar o momento actual de Mad Men ou Sherlock, e tambén não fui ver Radiohead nem Bruce Springsteen. Pelo que assim, estes são os meus eleitos para os melhores deste ano, de entre aqueles que achei dignos de menção, ou seja, de um universo de apenas 24 discos, 17 filmes, 13 séries e 14 concertos. 

Discos



1- Leonard Cohen - "Old Ideas"
2 - Sharon Van Etten - "Tramp"
3 - RNDM - "Acts"
4 - Diabo Na Cruz - "Roque Popular"
5 - Cat Power - "Sun"
6 - Lana Del Rey - "Born To Die"
7 - B Fachada - "Criôlo"
8 - Japandroids - "Celebration Rock"
9 - Deftones - "Koi No Yokan"
10 - Beach House - "Bloom"

Filmes



1- "Moonrise Kingdom"
2 - "The Cabin in the Woods"
3 - "The Dark Knight Rises"
4 - "Prometheus"
5 - "The Avengers"
6 - "End of Watch"
7 - "21 Jump Street"
8 - "The Hunger Games"
9 - "To Rome With Love"
10 - "Ted"

Séries



1 - "Homeland"
2 - "Breaking Bad"
3 - "Fringe"
4 - "Game of Thrones"
5 - "Dexter"
6 - "The Walking Dead"
7 - "Portlandia"
8 - "Community"
9 - "Misifts"
10 - "Weeds"

Concertos




1 - Pearl Jam (noite II) @ Ziggo Dome, Amsterdão
2 - Pearl Jam (noite I) @ Ziggo Dome, Amsterdão
3 - Pearl Jam (noite II) @ MEN Arena, Manchester
4 - Pearl Jam (noite I) @ MEN Arena, Manchester
5 - Ornatos Violeta @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
6 - Eddie Vedder @ Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
7 - Resistência @ Campo Pequeno, Lisboa
8 - Feist @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
9 - Sharon Van Etten @ Lux, Lisboa
10 - B Fachada @ Lux, Lisboa

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Now the cities we live in could be distant stars

and I search for you in every passing car.

http://youtu.be/cNdqoQWz34E

4ªfeira vou beber um copo a 1992

Sem cor nem deus nem fado, eu estou desalinhado. 

Os Resistência, esse supergrupo do rock português, que ali durante uns meses em 92 ou 93, eram a minha banda favorita. No próximo dia 19 voltam aos palcos para assinalar os 20 anos da estreia ao vivo, numa data única no Campo Pequeno. 



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

121212 Concert for Sandy Relief: Colaborações

Como era de esperar, o concerto de angariação de fundos para as vítimas do furacão Sandy que teve lugar ontem à noite no Maddison Square Garden de Nova Iorque, foi pincelado por belas colaborações entre os artistas participantes. Estas foram as 3 melhores.

Bruce Springsteen + Jon Bon Jovi - "Born To Run"

Chris Martin + Michael Stipe - "Losing My Religion" (REM)

Paul McCartney + Dave Grohl + Kirst Novoselic + Pat Smear - "Cut Me Some Slack" 

E a cereja no topo do bolo, a prova que a voz de Eddie Vedder tem um toque de Midas, reparem só nesta versão do clássico dos Pink Floyd.

Roger Waters + Eddie Vedder - "Comfortably Numb"

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Zeca maior que o pensamento

Há quem viva sem dar por nada
Há quem morra sem tal saber






*de Mulher da Erva (1971)

Boards + Bands

A ideia partiu de Ben Harper, entusiasta do skateboarding, activista e um dos directores da Tony Hawk Foundation. Pedir a um skater de topo uma tábua usada e que elegesse uma das suas canções favoritas. De seguida, os autores dessas canções foram contactados para escreverem a letra nessa tábua, criando uma peça única a ser leiloada para recolher fundos para a construção de skate parks em zonas desfavorecidas e ajudar jovens em risco. Dos itens a leilão destaca-se um conjunto de 4 tábuas escritas por Adam Yauch, dos Beastie Boys, apenas algumas semanas antes da sua morte no passado mês de Maio e a tábua escrita por Sir Paul McCartney que tem, em conjunto com a de Yauch, a licitação mais alta de todas: mais de dez mil dólares.

"Born to Win" Jimmy Cliff + Lance Mountain

"Blowin' in the Wind" Bob Dylan + Jamie Thomas

"Burn One Down" Ben Harper + Bob Burnquist

"Burn One Down" Ben Harper + Rodney Mullen

"Motorbreath" James Hetfield + Steve Caballero

"Blackbird" Paul McCartney + Tony Hawk

"I Won't Back Down" Tom Petty + Mike Vallely

"Bodhisattva Vow" Adam Yauch + Bucky Lasek









quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sandy Relief


O concerto de angariação de fundos para ajudar as pessoas afectadas pela passagem do furacão Sandy pela costa leste dos EUA conseguiu reunir um cartaz impressionante. E a transmissão em directo na AMC está assegurada, pelo que no dia a seguir já haverá bons vídeos com as actuações. Espero uns duetos porreiros e umas versões bacanas de grandes êxitos. 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Disco da semana: Parklive


A edição digital já anda aí há muito e os vídeos do show também podem ser vistos no youtube, mas agora sai em edição física o CD duplo + DVD do concerto dos Blur no Hyde Park de Londres, em Agosto, no fim dos Jogos Olímpicos. A artwork e o trocadilho com o nome do mítico álbum "Parklife" estão muito bons, o alinhamento é de luxo e deixa ainda mais água na boca para o concerto da banda no Primavera Sound do Porto, no ano que vem. 

Se não se armarem em pseudo reis do indie como os Black Keys que ainda ontem era uns saloios quaisquer do Ohio e quando dou por eles estão a pedir 36 euros para um concerto no Atlântico

Vamos ter de ir ver estes meninos.
Beach House vêm à Europa em 2013 e passam por Lisboa e Porto em Março de 2013, para apresentar o novo "Bloom".
Um bom show para ver fora do circuito de festivais.

Beach House - "Myth" (Live @ Letterman 2012)

Tenho andado a ver Mad Men


domingo, 25 de novembro de 2012

Vi finalmente o último Batman


"The Dark Knight Rises" é um rico filme, muito bom mesmo, a vários níveis. Não atinge é a mestria do anterior, que para mim é o melhor filme baseado numa BD que já vi. Mas fecha bem a trilogia e a porta da bat-caverna fica agora encostada, até que daqui a 10 anos voltem a pegar no morcego. Vai ser complicado fazer melhor que Christopher Nolan.

A carregar a série às costas


É o que está a fazer o Rudy (Joseph Gilgun) na 4ª temporada dos Misfits, agora com uma nova turma e apenas um elemento do cast original. Tinha a tarefa hercúlea de fazer esquecer o mítico Nathan (Robert Sheehan), mas com o tempo conseguiu-o. É o melhor actor que já passou pela série e enquanto houver Rudy, há Misifts! 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Se quiserem oferecer-me um livro

Pode ser este: 


Mas vejam lá, não se cheguem todos à frente ao mesmo tempo senão fico com uma carrada de exemplares cá em casa. Obrigado, bem hajam. :)

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Entre Pearl Jam e Soundgarden: Matt Cameron

Sempre temi pelo regresso dos Soundgarden, desde que Matt Cameron se estabeleceu como o baterista a tempo inteiro dos Pearl Jam. Tinha para mim, que se eles voltassem, o Matt deixaria os PJ para voltar à sua banda de sempre, deixando mais uma vez a banda sem baterista. Ele que tinha estado com os Soundgarden até 1997, e que no Verão de 1998 foi convidado pela turma Jeff, Ed, Stone e Mike para os safar, depois de Jack Irons ter-se chegado aos membros dos PJ e ter dito algo do género: "Pessoal, sabem aquela tour americana com uns 25 concertos que temos agendada para começar daqui a umas semanas? Epá, não vai dar para ir. Sinto-me sem saúde nem vontade para o fazer, desculpem lá mas vou bazar da banda. Depois combinamos para ir beber um copo. Adeus."
Matt disse que não tinha nada de especial para fazer nesse Verão, pelo que  aceitou o convite e em 15 dias aprendeu 80 canções. Durante a tour, surgiu o convite para se tornar num membro permanente da banda, ao que ele anuiu, tornando-se o quinto baterista dos PJ, e o recordista em termos de longevidade, 14 anos and counting. 


Quis o destino que em 2011 os Soundgarden voltassem a juntar-se para tocar, o que acabou por dar azo à gravação de um novo disco - o muito recomendável "King Animal", que saiu ontem e mostra uma banda em grande forma, até a voz de Chris Cornell parece ressuscitada - e com ele a necessidade de mais concertos.
Diz que Matt disse logo de caras aos colegas de SG que não iria abandonar os PJ, mas que estava muito empenhado em trazer de volta a banda de "Spoonman". Assim, de um momento para o outro, Matt Cameron tornou-se no baterista com mais trabalho do mundo; ora estava na Alemanha com os Soundgarden como estava na Florida com os Pearl Jam.
Por agora, e até Fevereiro estará em tour com os Soundgarden pela América do Norte, aproveitando a paragem dos Pearl Jam, que dá tempo para a tour a solo de Eddie Vedder por estes dias nos EUA, como para Jeff Ament levar para a estrada a sua nova banda, RNDM; também Stone Gossard, envolvido com os seus Brad, que vêm à Europa em 2013 vai estando entretido, até o Mike McCready aproveita para tocar com Star Anna, Shadow e dar palestras sobre o sistema nacional de saúde americano.
Em Março, os Pearl Jam vão à América do Sul, e depois disso é que é a incógnita. Matt Cameron já desmentiu os rumores de uma tour conjunta de PJ/SG, o que o faria tocar umas 5 horas por noite, ele que faz 50 anos no fim do mês. Assim, e com o burburinho de um show de Pearl Jam em Berlim no Verão de 2013, mas também com os Soundgarden a quererem apresentar na Europa o seu comeback show, veremos o que decidem as bandas e Matt Cameron principalmente.
Fiquemos com uma das duas canções do catálogo dos PJ que contam com letra e música de Matt Cameron.

Pearl Jam - "Get Right" (2002)

Feist e a versão fantasma de Closing Time

Do filme "Take This Waltz" não se tiram grandes coisas. É um filme que cai numa temática demasiado batida sem conseguir sair dos seus lugares comuns, que pelo caminho prova que o redondo Seth Rogen é claramente apenas um actor cómico mas que a Michelle Williams é mesmo boa actriz.

Porém, existe algo neste filme que suplanta tudo o resto em qualidade. Falo da versão de Miss Leslie Feist de "Closing Time", origninal do mestre Leonard Cohen (que também empresta a canção que dá o titulo ao filme). Infelizmente, esta canção anda armada em fantasma, pois não se deixa ver em lado nenhum. Nem na banda-sonora do filme, que aparentemente não existe em qualquer formato, nem foi ainda liberada por parte de Feist ou outra qualquer fonte. Assim, a única forma de escutá-la é vendo a cena do filme em que a canção está inserida. E para isso ainda bem que há o iutubi.


Feist - Closing Time" (2011)

sábado, 10 de novembro de 2012

Mudar de Vida

O documentário de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo sobre a vida e obra de José Mário Branco está à procura de crowdfunding. Por 10 euros podemos contribuir e fazer parte de um documento sobre um dos maiores artistas e autores da música portuguesa. Acho que é bom negócio. Bom fim-de-semana. 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Os discos da semana

É que não é por ser a banda nova do Jeff Ament, baixista dos Pearl Jam, mas este som dos RNDM, assim como todo o disco "Acts", é uma bela surpresa. Gosto bastante. 

RNDM - "Modern Times" (2012)


O disco da semana por estes lados, juntamente com o novo "King Animal" dos Soundgarden, que também conta com outro membro dos PJ, o baterista Matt Cameron. Não dá para fugir. Esta aqui é muito boa:

Soundgarden - "Non-State Actor" (2012)

Os Olhos Também Ouvem

 #1: Uma dúzia de gajas giras do indie rock

Aqui começa uma série de posts para mostrar que também é possível uma miúda ser gira e conseguir ao mesmo tempo fazer boa música. Apresento-vos os primeiros doze exemplos disso, colheita "indie dos anos 00", sem qualquer ordem específica. 

Laura-Mary Carter (Blood Red Shoes)
Beth Cosentino (Best Coast)
Eleanor Friedberger  (The Fiery Furnances)
Madeline Follin (Cults)
Emily Haines (Metric / Broken Social Scene)
Alexis Krauss (Sleigh Bells)
Isobel Campbell (ex-Belle & Sebastian)
Annie Clark (aka St. Vincent)
Jenny Lewis (Rilo Kiley)
Marina Diamandis (Marina & The Diamonds)
Heather D'Angelo (Au Revoir Simone)
Lykke Li

terça-feira, 6 de novembro de 2012

The holy grail of all our treasures, not in our hands, but in our sights...

Paper Lions - Lost The War (2010)

5 facts about reading*

Michelle Williams

Fact: Reading can make you a better conversationalist.
Fact: Neighbours will never complain that your book is too loud.
Fact: Knowledge by osmosis has not yet been perfected. You'd better read.
Fact: Books have stopped bullets - reading might save your life.
Fact: Dinosaurs didn't read. Look what happened to them.

*roubados de um mail da abebooks.co.uk

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Eddie Vedder & Sean Penn

A relação entre Eddie Vedder e Sean Penn começa em 1995, quando o vocalista dos Pearl Jam contribuiu com duas canções para o filme que deu a Penn a primeira nomeação para um Oscar, "Dead Man Walking". Voltam a encontrar-se de novo em 2001, quando Sean Penn pede a Eddie Vedder para contribuir com uma versão dos Beatles para o filme "I Am Sam", mais um grande papel de Penn e mais uma nomeação ao Oscar.
Tornaram-se bons amigos ao longo dos anos, pelo que foi com naturalidade que surgiu, em 2006, o convite de Penn para o amigo de Seattle colaborar na sua última aventura na realização, "Into The Wild". 


Mas segundo reza a história, a primeira ideia de Sean Penn era ter Eddie Vedder como actor no filme, ainda antes sequer de começar as filmagens. 
Eddie pediu alguns dias para pensar, e acabou por responder através de uma canção, até agora nunca divulgada, que chamou "I Can't", nas quais explicava as razões para ter de declinar o convite de representação. 
O tempo passou, Penn fez o filme, e quando já tinha uma versão quase final do mesmo, inclusive com trilha sonora, encontrou-se com Vedder e mostrou-lho. No fim do filme, Sean pergunta ao vocalista dos Pearl Jam se ele acha que pode contribuir com algo para o filme. Eddie fica surpreso, responde que o filme está óptimo e que não vê o que poderia acrescentar. Penn deixa-lhe a cópia do filme e diz-lhe que tente inspirar-se. "Just go with it, go see what happens." Eddie acabou por criar um conjunto de canções e instrumentais que encaixassem na perfeição no filme, não só no tema e tom das canções, como na própria duração das mesmas, feitas à medida para a trama do filme. Passadas umas semanas apresentou as primeiras demos a Penn, que ficou estupefacto. O resultado final é uma das melhores bandas-sonoras originais de sempre, na minha opinião facciosa é mesmo a melhor que já se fez. 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

NYC devastada: ficção e realidade

A "Big Apple" já passou por maus bocados no cinema. 
                                        
Apocalipse zombie em "I Am Legend" (20007)
NYC geladinha em "The Day After Tomorrow" (2004)
A estátua da liberdade decepada em "Cloverfield" (2008)
Mega-tsunami em "Deep Impact" (1998)
NYC invadida por aliens em "Independence Day" (1996)


Mas a realidade do furacão Sandy consegue ser igualmente destruidora: