sábado, janeiro 28, 2012

O Cinema de Carlos Saura



EXIBIÇÃO
AUDITÓRIO DO INSTITUTO CERVANTES
2012 | 31 JANEIRO – 20 MARÇO
SESSÕES ÀS 18h30 | 3.ªs FEIRAS



CALENDÁRIO

31 Janeiro
Mamá cumple cien años
Realização: Carlos Saura | Argumento e Guião: Carlos Saura e Elias Querejeta | Intérpretes: Geraldine Chaplin, Amparo Muñoz, Fernando Fernán Gómez, Rafael Aparício, Norman Brisky, Caro Soriano. Produtor: Elias Querejeta. Espanha, 1979 – cor, 100 min. M/13, V.O. em espanhol.
Prémios: Especial, Festival de San Sebastián; Melhor Argumento, Festival de Chicago; da Crítica, Festival de Bruxelas. Nomeado para o Oscar do Melhor filme de língua estrangeira.

A matriarca Aparicio celebra os seus 100 anos de vida e à sua volta, no velho casarão, reúne-se a família. Ana volta a casa, acompanhada pelo seu marido, Antonio. Decorrem os preparativos da festa e com eles as relações entre as várias personagens, com as suas memórias, conflitos passados e presentes, obsessões, alegrias e desencantos. A família, além do mais, está afectada por problemas económicos, de modo que decidem matar a mãe, para poderem vender a quinta e loteá-la para construir uma urbanização…

07 Fevereiro
El amor brujo
Realização: Carlos Saura | Argumento e Guião: Carlos Saura e Antonio Gades. Livre adaptação do ballet de Manuel de Falla | Coreografia: Antonio Gades. Intérpretes: Antonio Gades, Cristina Hoyos, Laura del Sol, Juan Antonio Jiménez, Emma Penella. Produtor: Emiliano Pedre. Espanha, 1986 – cor, 103 min. M/18, V.O. em espanhol.

Amor, baile e morte. Estas são as três causas de El amor brujo. Carmelo está apaixonado por Candela, embora o pai da jovem tenha organizado o seu casamento com José, seguindo a tradição cigana. José, que continua a ver a sua amante, Lucia, mesmo depois de casado, é pouco depois apunhalado e Carmelo acusado e condenado a quatro anos de cadeia. Ao regressar à sua terra, Carmelo vê aterrorizado como Candela dança todas as noites com o espírito de José no local em que este foi assassinado.

14 Fevereiro
Ay, Carmela!
Realização: Carlos Saura | Argumento e Guião: Rafael Azcona, Carlos Saura, segundo a popular peça teatral de José Sanchís Sinisterra | Intérpretes: Carmen Maura, Andrés Pajares, Gabino Diego, Mauricio Di Razza, Miguel A. Rellán, José Sancho. Produtor: Andrés Vicente Gómez. Espanha, 1990 – cor, 102 min. M/18, V.O. em espanhol.
Prémios: 13 dos 20 Goyas da Academia de Cinema Espanhol, 1991. Nomeado para o Oscar do Melhor filme de língua estrangeira.

Ay, Carmela! conta a história de três actores de variedades, Carmela (valente e espontânea), Paulino (pragmático e cobarde) e Gustavete (mudo) que actuam, durante a Guerra Civil, na frente de batalha para os combatentes republicanos. Fatigados, procuram descansar na retaguarda. A caminho de Valência, perdem-se no nevoeiro e entram nas linhas do inimigo. Feitos prisioneiros pelos franquistas, são obrigados, para salvarem as suas vidas, a distrair as tropas nacionalistas num espectáculo de exaltação de valores que chocam com a ideologia que perfilham.

06 Março
Taxi
Realização: Carlos Saura | Argumento e Guião: Santiago Tabernero | Intérpretes: Ingrid Rubio, Carlos Fuentes, Ágata Lys, Ángel de Andrés Gómez, Eusebio Lázaro. Produtor: Javier Castro. Espanha, 1996 – cor, 110 min. M/16, V.O. em espanhol.

Depois de ter reprovado nos exames, a jovem Paz é obrigada pelo pai, taxista, a trabalhar na profissão deste, conduzindo o carro de dia enquanto o pai conduz de noite. O que a jovem não sabe, embora suspeite, é que seu pai é membro de um grupo de extrema-direita, denominado “A Família”, que nas ruas de Madrid busca homossexuais, transexuais e travestis (“peixe”), negros (“merda”) e toxicodependentes (“carne”), para os espancar. O próprio noivo de Paz, Dani, faz parte do bando. Testemunha dos espancamentos, Paz é assassinada por um dos membros do grupo, ex-polícia…

13 Março
Goya en Burdeos
Realização: Carlos Saura | Argumento e Guião: Carlos Saura | Intérpretes: Francisco Rabal (Goya, velho), José Coronado (Goya, jovem), Eulalia Ramón (Leocadia), Maribel Verdú (Duquesa de Alba). Produtor: Andrés Vicente Gómez. Espanha, 1999 – cor, 90 min. M/18, V.O. em espanhol.
Prémios: 5 Goyas.

O genial pintor espanhol Francisco de Goya vive exilado em Bordéus para fugir da política opressora do rei espanhol Fernando VII. Acompanham-no Leocadia, a sua última amante, e a filha Rosario. Apesar de octogenário, Goya continua a pintar. No leito de morte, recorda especialmente o período de juventude:
a sua mente regressa constantemente ao passado, um passado menos amargo em que a mulher da sua vida era a Duquesa de Alba, a Maja.

20 Março
Fados
Por ocasião da eleição do Fado como património imaterial da humanidade
Realização: Carlos Saura | Argumento e Guião: Carlos Saura | Intérpretes: Mariza, Camané, Carlos do Carmo, Lila Downs, Caetano Veloso, Miguel Poveda, Chico Buarque, Lura, Toni Garrido. Produtores: José Velasco (Zebra Produciones) e Luís Galvão Teles (Fado Filmes). Espanha-Portugal, 2007 – cor, 93 min. Versão em espanhol.

‘Fado’ que fecha a trilogia de Saura sobre a canção urbana moderna: ‘Flamengo’ (1995), ´Tango´ (1998).
Com mais de dois anos de investigação sobre o fado, o cineasta reflecte o nascimento da música urbana, portuária, de Lisboa, que é em si mesma uma síntese de toda a música nascida em finais do séc. XIX.


CÓPIAS FORMATO DIGITAL
O programa pode ser alterado por motivos imprevistos.


LOCAL DAS SESSÕES
Auditório do Instituto Cervantes
Rua de Santa Marta, 43 F r/c.
Metro: Marquês de Pombal e Avenida

Entrada livre

Informações
Telefone: 213 105 020
http://lisboa.cervantes.es
cultlis@cervantes.es
http://abc-cineclube.blogspot.com
http://facebook.com/cineclube.delisboa
abccineclube@hotmail.com