terça-feira, novembro 30, 2010

A FARSA COMUNISTA DENUNCIADA



Nem mais a propósito esta intervenção, creio que de um deputado do PSD , sobre a hipocrisia da posição do PCP sobre a alteração dos Hipermercados aos domingos à tarde.


Nos últimos dias inaugurou no concelho do Barreiro mais um megalómano como desnecessário e esquizofrénico Shopping . Agora para disfarçar chamam-lhe outra coisa, Retail Park ou Retail Planet ou em que fantochada de marketing pretendem esconder esta subserviência aos grandes grupos económicos da distribuição.

Para além disso, e NO ESPAÇO DE UMA SEMANA NO CONCELHO DO BARREIRO FORAM INAUGURADAS DUAS GRANDES SUPERFÍCIES, PARA ALÉM DE UM JUMBO , NO TAL RETAIL PLANET FOI INAUGURADO MAIS UM HIPERMERCADO DA SONAE/CONTINENTE.

Não posso estar mais de acordo com o vídeo da Assembleia da República e com aquela intervenção, que já tem dois anos, mas que não podia estar mais actual ... mais uma contradição em que o PCP é apanhado. Aqui trouxemos duas em dois dias.

Cada tiro, cada melro !

segunda-feira, novembro 29, 2010

A FARSA COMUNISTA APANHADA NA REDE ... NATURA



Senhor deputado Tiago, nós no Seixal sabemos onde está a Rede Natura 2000 e a autarquia também!


Então porque é que no Seixal abrem mão da sua destruição.

Vale a pena ver esta intervençãodo senhor deputado Tiago (não vão dizer que é uma montagem do a-sul...pois não ?) e observar a incoerência ambiental, politica e ética do que é feito numa autarquia onde o PCP tem a maioria deste as primeiras eleições autárquicas, já lá vão quase quarenta anos, e o que é apregoado no Parlamento pelos senhores Deputados da foice e martelo

Senhor deputado Tiago, na próxima deslocação à AR ,na sua qualidade de eleito saia no nó do Fogueteiro e veja o que está a ser feito no Sítio Rede Natura que todos sabemos onde é... e os que não sabem , ficam a saber, é onde a autarquia pretende construír um Hospital, onde a autarquia pretende abrir mão para a construção, onde a autarquia do Seixal tem fechado os olhos a várias construções clandestinas, onde foram recentemente cortados em massa pinheiros e sobreiros.

domingo, novembro 28, 2010

REDE NATURA 2000



Mais um exemplo em Itália de um Sítio Rede Natura 2000, onde biodiversidade e ambiente significam riqueza e qualidade de vida.

Compare com o que está a ser feito no Seixal.

sábado, novembro 27, 2010

REDE NATURA 2000


Compare o que temos denunciado da destruição de Rede Natura 2000 no Seixal e a forma como na Europa é gerida esta riqueza, neste vídeo Itália .

sexta-feira, novembro 26, 2010

A DESTRUIÇÃO DA REDE NATURA 2000 NO SEIXAL


O silêncio à volta da destruição do Sítio Rede Natura 2000 (link) Fernão Ferro Lagoa de Albufeira e da zona protegida em PDM da Flôr da Mata é um silêncio ensurdecedor por parte de TODOS os quadrantes politicos.

A população assiste atónita à passagem de uma auto-estrada pelos seus quintais, destruindo a floresta e fora da zona prevista no PDM e do espaço canal reservado para tal, sem que haja da parte da autarquia uma explicação razoável.

Há uma desmatação brutal de toda a zona por parte de uma empresa que cometeu o mesmo crime ambiental no que pretende ser mais uma mega urbanização no nó de Belverde cuja saída , com prolongamento para a Av.do Mar foi recentemente chumbada.

Há, aparentemente , depois de ter havido uma quase que compulsiva mudança de proprietários , na Flor da Mata , uma orientação de mudar o Plano Director Municipal , retirando protecção ambiental ao nível non edificandit para a abertura à construção em massa , já tentado com o projecto de mega bairro social para a Flor da Mata, o que a acontecer revelará que a corrupção estará instalada ao mais alto nível na Câmara Municipal do Seixal e lanço desde já o apelo para uma auditoria geral a todos os negócios que envolvem terrenos na Flôr da Mata.

Mas não só transacções, também as condicionantes que os proprietários agricolas vêm sistemáticamente ser aplicadas em dualidade de critérios face ao concedido aos novos proprietários especuladores , construtores e agentes imobiliários alguns escondidos sob a capa de off shores.

Desafio nomeadamente a que seja feita uma investigação à última das transacções que envolve os antigos proprietários, Familia Quintella , e os novos proprietários ... quem está por detrás da compra ... como foi a transacção permitida ... quando todas as propostas feitas pelos anteriores proprietários recebiam sistemáticamente entraves de "quem de direito " ?

quinta-feira, novembro 25, 2010

SEIXAL DESTRÓI SITIO EUROPEU REDE NATURA 2000




Palavras para quê ?


É a gestão de um Sítio Rede Europeia Natura 2000 (link) no Seixal .

Onde está o estudo de impacto ambiental ?

Onde estão as medidas minimizadoras do impacto no ecossistema ?

Onde estão as razões para a alteração do traçado ?

O que é que a Comunidade Europeia (Rede de Sítios) e o ICN dizem disto ?

Onde anda a QUERCUS ?

"Os Verdes" não têm nada a dizer ?

A oposição do Seixal ? O que acha disto ?
__________________________________________________

25 DE NOVEMBRO

Uma palavra para recordar esta data de 25 de Novembro e de quando foi evitada em Portugal uma guerra civíl instigada em primeira linha pelo Partido Comunista Português dirigido pela subserviência de um Álvaro Cunhal ao serviço dos designios da então União Soviética.

Infelizmente resquícios e tiques do PREC continuam ainda perigosamente presentes no dia a dia de quem reside nestas autarquias comunistas a sul do Tejo.

quarta-feira, novembro 24, 2010

A DESTRUIÇÃO DE REDE NATURA NO SEIXAL


A situação aqui trazida ontem de uma desmatação massiva de uma floresta em Zona Natura 2000 e numa outra considerada Mata e Maciço Arbóreo no PDM do Seixal levada a cabo pela empresa Alves Ribeiro contrastava com a iniciativa subscrita pela sociedade civíl e por quarenta municípios do país dentro das comemorações do Centenário da República.

Enquanto no Seixal se delapidava ambiente , se destruíam ecossistemas e uma mancha verde fundamental à região, no resto do país estava em marcha a iniciativa A Àrvore do Centenário inserida nas comemorações do Dia da Floresta Autóctene .

Perguntamos que fantochada de Concelho e de Região é esta em que vimos renegados os direitos Constitucionalmente inscritos de protecção e defesa do ambiente ?

Nós não precisamos que a câmara se comprometa nas comemorações acima e que pretendem plantar medronheiros, sobreiros,azevinho, pinheiros... no Seixal - onde nunca foi feita nenhuma campanha de florestação - e na Península de Setúbal precisamos é de ver parado o processo de abate em massa destas espécies autóctenes mesmo nos já escassos pontos não betonizados e representados por estes últimos refúgios com protecção ambiental.

O que está a acontecer na Rede Natura do Seixal com o traçado alterado do inicialmente previsto para o IC32 , uma nova autoestrada portajada, é um crime ambiental grave que trará problemas novos à região e aumentará a pressão sobre os espaços naturais ainda existentes.

Curioso é ver que a empresa que tem em mãos esta desmatação e esta fase da obra, é a mesma empresa que desmatou também , à moda de um elefante numa loja de porcelanas , na mesma macha florestal , a zona entre Belverde e a Verdizela e para a qual há um mega projecto imobiliário.

terça-feira, novembro 23, 2010

SEIXAL - DESTRUIÇÃO DE REDE NATURA 2000



Aos cidadãos em geral , ao Sr.Presidente da Câmara do Seixal e à maioria CDU , ao senhor Vereador do Ambiente da CMS, aos VERDES que "fazem parte" da maioria eleita , aos vereadores da oposição, nomeadamente ao Senhor Vereador Samuel Cruz e Paulo Edson Cunha, ao Comando Nacional da GNR .

Ao atropelo de todas as regras , aproveitando o rasgar do espaço canal do IC 32 , está a haver desde este fim de semana uma grande operação de desmatação no Sítio Rede Natura 2000 Fernão Ferro Lagoa de Albufeira na zona denominada Pinhal das Freiras com deposição de pinheiros e sobreiros cortados , bem à vista de todos no local propriedade da GNR junto à A2.

Exmos Senhores , há uma explicação a ser dada sobre o que ali se está a passar e ao crime ambiental que ali está a acontecer ainda por cima é notória uma certa má-fé porque a acção está a sewr camuflada por se manterem as àrvores da periferia quando se arrasa com o interior da floresta.

Quem o não fizer está óbviamente a actuar em cumplicidade ou em omissão.

A população merece um cabal esclarecimento do que se está ali a passar.

segunda-feira, novembro 22, 2010

PIRATAS

Têm aparecido ultimamente por aí , certamente com o apoio de gente bem colocada e recorrendo a informação privilegiada, empresas, algumas com o pé em África , outras registadas em convenientes off-shores, a quererem tomar posse "ad-hoc" de apetecíveis terrenos desde sempre propriedade de gente honesta e com prova de vida , seriedade e honestidade dada, algumas até , notáveis figuras públicas.

Andam para aí, frenéticas a demarcar por própria iniciativa terrenos, e a tomar registo administrativo dos mesmos.

Nada me convence que não há , devidamente posicionada , gente que devia servir o bem público, conivente para esta abordagem de mapa e caneta em riste a substituír-se à capa e espada de antigamente.

Há também quem pague em géneros (terrenos convenientemente "congelados " ) , a gula que devia ser sancionada a favor do bem publico e não de alguns .

Duas razões de vulto para esta abordagem, a construção de uma nova estrada , convenientemente alterada no seu traçado , as expropriações associadas, com prejuizo para o Estado, e para o ambiente com projectos já engatilhados para zonas florestais e agricolas e com protecção ambiental ... com o habitual jackpot ( para alguns ) da alteração de uso do solo , agora ecológicamente protegido , para permitir esses mesmos investimentos a quem há muito, bem colocado, e internamente informado , tem "capital empatado" , ao mesmo tempo bloqueando projectos e transacções de outros fora deste esquema nitidamente mafioso e corrupto que se tenta justificar politicamente (perante os seus militantes) ) utilizando uma suposta quanto igualmente ilegítima, moralização ideológica e de classe.

Enfim, um verdadeiro exemplo de comprometimento do desenvolvimento sustentável e do Estado de direito», como se lê no site https://simp.pgr.pt/dciap/denuncias/.

Verdadeiros piratas do nosso tempo.

sábado, novembro 20, 2010

ECO-SOLUÇÕES


Apresentamos uma solução eficiente em prática , por exemplo em Curitiba e em estudo em muitas outras cidades, aqui o exemplo de S.Francisco.


Chama-se BRT

sexta-feira, novembro 19, 2010

TRANSPARÊNCIA ? SOMOS TODOS RESPONSÀVEIS


A Procuradoria-Geral da República (PGR) disponibilizou a partir da passada quinta-feira no seu 'site' na Internet uma página para a denúncia de atos de corrupção e fraudes, podendo o autor da comunicação manter o anonimato.

As denúncias, que serão tratadas pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), podem ocorrer no âmbito das atividades de entidades ou serviços públicos, do setor privado, do comércio internacional e da atividade desportiva.

«A corrupção é uma ameaça à estabilidade e segurança das sociedades, na medida em que mina as instituições e os valores da democracia, os valores éticos e a Justiça e na medida em que compromete o desenvolvimento sustentável e o Estado de direito», lê-se no site https://simp.pgr.pt/dciap/denuncias/.

Diário Digital / Lusa

quinta-feira, novembro 18, 2010

TRANSPARÊNCIA OU O SEU CONTRÁRIO ?


Como se pode falar em transparência neste caso do traçado do IC 32 em Pinhal dos Frades quando o mapa publicado pela autarquia em sede de Boletim Municipal está ERRADO , tem dados fundamentais FALSOS que impedem ou ludibriam a participação civica , como aqui alertámos em 26 de Maio ? Nesse mapa Pinhal dos Frades não é sequer afectado. Cito o post de então:
« Na politica , quer nacional, quer local , grassa a mentira generalizada em promessas eleitorais não cumpridas , na ficção do real , e até para camuflar a objectiva violação da lei e da ética.

Diz a lei que grandes projectos com impacto significativo no ambiente e nas populações carecem de aprofundados estudos de impacto ambiental e social, acompanhados de esclarecedora e participada participação publica.

Só que do legislado, à realidade vai uma enorme distância.


As autarquias dispõem hoje de meios de informação que podendo ser utilizados para manter as populações informadas, servem sim para omitir, para enganar, para manter na ignorância instituindo a dúvida e a confusão, para finalmente apresentar ... O FACTO CONSUMADO !

Com o traçado da CRIPS - IC32, mais uma vez o presidente da autarquia se esquiva a dar a cara e a discutir com a população , mais uma vez a informação disponibilizada mente descaradamente à população,. mais uma vez a apresentação gráfica é omissa em pontos fundamentais no terreno e mais uma vez também , os próprios mapas têm gralhas de tal modo graves que levam a desconfiar do PORQUÊ de tanta incompetência ... são mesmo assim tão BURROS ? É que depois esta incompetência serve às mil maravilhas duas coisas, outros interesses... mais uma vez a coberto do suposto interesse público !!! E a instalação da confusão no seio da população.

Veja-se para começar, e a título de exemplo do que atrás digo, com a localização assinalada no mapa de uma das povoações afectadas pelo ( NOVO TRAÇADO - APRESENTADO COMO DEFINITIVO ) do IC-32 no chamado nó das Laranjeiras.


Um dos « nós » deste processo... chama-se das Laranjeiras, quando este se situa, não nas Laranjeiras - a cerca de quatro quilómetros dali - mas sim na Flor da Mata ... depois veja como está no mapa assinalada a povoação de Pinhal DOS Frades - , não onde realmente existe , a norte do projectado IC 32, mas bem a Sul, no local denominado Flor da Mata 2 ...

Se isto é para ESCLARECER , então já percebi porque razão o autarca destinado a fazer o frete de mentir à população , foi o mesmo responsável por o Seixal ter perdido o acesso a financiamentos do QREN por equivocos quanto à data limite de acesso das candidaturas a esses mesmos fundos... acredito que não seja má-fé, mas tão só INCOMPETÊNCIA !»

quarta-feira, novembro 17, 2010

TRANSPARÊNCIA OU O SEU OPOSTO ? 3


Os esclarecimentos a que temos direito e aqui falados nos últimos dois dias, a que se somam as explicações e compensações que têm de ser dadas aos nossos concidadãos directamente prejudicados com o traçado do IC32 na zona de Pinhal dos Frades são urgentes e o silêncio a que a autarquia se remete começam a ser um ruído demasiado ensurdecedor para ser ignorado.

Até porque há outra questão a considerar, é que não nos esqueçamos que quando uma estrada passa por um terreno, o seu dono ter de ser lógicamente indemnizado ... o que implica também que o cohecimento prévio de determinados traçados , ou a sua alteração beneficiará tanto os bem informados os sortudos e os bem colocados ... os xico-espertos...como prejudica em igual medida os cidadãos honestos , respeitadores da lei, autorizados pelo PDM e que de repente têm um separador central na leira das nabiças ou no fim da cozinha da casa tão custosamente construída.

Pelo que subscrevo e sublinho um comentário anónimo aqui deixado sobre as familias prejudicadas, agradecendo desde já ao seu autor, cito :

«
As casa estão devidamente legalizadas, perante a CMS, que autorizou a sua construção.
Ora, há muito tempo que a CMS tem conhecimento da situação, pelo que seria sua obrigação facultar os meios que dispõe para junto das Estradas de Portugal resolver a questão - a habitabilidade das habitações que licenciou vai deixar de existir - pelo que o ónus da solução do problema não deve ser deixada aos munícipes afectados, mas também à entidade que auferiu proveitos das licenças de urbanização, impostos, taxas e outros, para além dos investimentos efectuados nos imóveis com a expectativa de bens duradouros que as licenças camarárias conferiram.
Assim, a posição de CMS tem sido a de omissão, e ao tempo em que esta situação se arrasta, não pode deixar de constituir dolo sobre as famílias afectadas.»

terça-feira, novembro 16, 2010

TRANSPARÊNCIA OU O SEU CONTRÁRIO ? 2


A questão aqui trazida ontem levanta uma exigência fundamental, na necessidade de , quem de direito , esclarecer a razão pela qual o IC 32 , na zona do Fogueteiro, inflectiu (link) para junto da autoestrada, quando o projecto inicial e o espaço canal reservado tinham em conta um troço praticamente em linha recta entre Belverde e a Flor da Mata (linha a vermelho , aproximadamente ) .

Vão dar a desculpa do Hospital blá...blá...blá... e vão-nos atirar com areia, muita areia...para os olhos, mas a realidade é que o novo traçado vai dessa forma favorecer uma mega urbanização de luxo que nascerá no Rego Travesso ( Zona da ETAR) , e causar um maior dano da mancha florestal protegida em PDM da Flor-da-Mata que o previsto inicialmente, pois em vez do IC 32 passar no extremo desta zona, vai passar exactamente na diagonal...

A ver pela movimentação recentes nas transacções daqueles terrenos em que sobre a última parcela foi FINALMENTE... vendida pela familia Quintella ( junto ao Restaurante Flor-da-Mata ) alegadamente constar que serviu para o comprador , enquanto construtor pagar uma divida compensatória e "em géneros" por ter construído ... em demasia noutro local vá-se lá saber a quem , e orientado "ao mais alto nível" por que entidade (???) ...

Se a isto somarmos os interesses de outros proprietários já referenciados no caso dos interesses de urbanizar aquele local da parte dos proprietários off-shore da Medanan Limited , e das empresas ANITEX e LARBRINCA no outro extremo do terreno levanta o povo, compreensívelmente , a lebre de que interesses mais altos que a protecção ambiental defendida actualmente no PDM se levantam e da necessidade de haver um esclarecimento urgente por parte da autarquia
.

segunda-feira, novembro 15, 2010

TRANSPARÊNCIA OU O SEU CONTRÁRIO ?


Qual a moral e como se justifica em Democracia tamanho desplante de membros eleitos numa autarquia remeterem os munícipes para serem estes a inquirir as Estradas de Portugal sobre o facto de uma nova (e desnecessária) autoestrada entrar pelas suas casas adentro.

Como é isto possível, quando deve ser a própria autarquia a explicar PORQUE RAZÃO FOI ALTERADO O TRAÇADO PREVIAMENTE PREVISTO o que veio a provocar as situações agora despoletadas.

Ou explicar quem decidiu e com que argumentos ... afastar o IC32 da futura urbanização de luxo no Rego Travesso e do Restaurante Flor da Mata , sabemos que há quem mova montanhas, mas não sabíamos do poder de mover auto-estradas...para dentro de Rede Natura e de Zonas Arbóreas defendidos no PDM ... claro que depois a mosca cai na sopa de alguém, mas se isso acontecer já sabem, queixem-se às Estradas de Portugal...

Bem me parece que a Judiciária em vez de visitas fugazes, devia era montar gabinete com vista para a Baía !

domingo, novembro 14, 2010

sexta-feira, novembro 12, 2010

UM SENHOR ADEUS


Nas cidades da indiferença, do ódio carregado atrás de cada volante, da bílis despejada em cada buzinadela , onde não há lugar para um cumprimento, ou sequer um sorriso, faz falta gente assim .


Aliás, começo a ter saudades desta geração de valores e gentileza que vai partindo, certamente com o desgosto da má qualidade da geração RASCA , agora no poder , que lhes sucede.

quinta-feira, novembro 11, 2010

EM TERRA DE CEGOS ALMADA AFOGA-SE


Há precisamente dois anos, na véspera da apressada inauguração da bizarra pedonização do centro de Almada, deixámos aqui , de forma construtiva vários alertas.

Um dos alertas era de que todo o sistema de drenagem estava mal dimensionado , mal executado e espante-se, aparentemente sem nenhuma fiscalização, pois a obra foi aceite e inaugurada , apesar de haver sargetas numa cota superior à cota da via Escrevíamos então :


«Uma das questões continua a ser a drenagem de águas pluviais, as sarjetas, na zona referenciada no mapa , são escassas e estão mal colocadas , a linha do metro está numa corta superior a alguns estabelecimentos , o que transforma isto num cocktail que quer localmente, quer nas zonas mais baixas de Cacilhas e Cova da Piedade, terá repercurssões quando chover com maior intensidade , na imagem abaixo, na recém terminada Rua Luiz de Queiroz, vemos os mesmos erros da restante envolvente.»

É sabido que desde que chova com maior intensidade, a questão para a qual alertámos a seu tempo, verifica-se com impedimento de circulação de peões por vezes, aumentando o perigo de circulação , sempre.



Veja-se a elucidativa imagem acima, publicada para ilustrar este post do blogue EM Almada.

quarta-feira, novembro 10, 2010

METRO SUL DO TEJO VAI REDUZIR "OFERTA"


Ora aí está, o anúncio por parte do Governo de "cortes na oferta" , considerada "excessiva" do Metro Sul do Tejo.

E é óbvio que assim seja. As composições do Metro andam vazias a maior parte do dia ... e porquê ? Não porque o Metro tivesse sido uma má opção para a margem sul, mas sim porque a opção de rede escolhida foi verdadeiramente errada, e assim se matou um bom projecto!

Óbviamente que estas culpas têm de ser assacadas fundamentalmente aos autarcas Comunistas da Margem Sul e sobretudo à autarca de Almada, óbviamente que estes autarcas ainda em funções têm de explicar e assumir os erros de palmatória cometidos e que tiveram primordialmente uma preocupação propagandistica, antes da opção prática e objectiva de servir a população dando ao mesmo tempo lucro à concessionária e aliviando o peso financeiro do estado.


Como isso não aconteceu, é o projecto que fica em causa e a sua expansão necessária e fundamental para as populações .

Já sabem a quem agradecer!

terça-feira, novembro 09, 2010

DEMOCRACIA... NÃO É CÁ !



Via Blogue Olhão Livre uma instrutiva reportagem sobre os trabalhos no Parlamento Sueco e a demonstração do quanto longe estamos do verdadeiro desenvolvimento e seriedade , não só na politica, e na governação do bem público, como na vida .

segunda-feira, novembro 08, 2010

COM A MÃO NA MASSA !!!


Serão já consequências do trabalho em "open space" no novo edifício das paredes de vidro ?

Notícia LUSA / Correio da Manhã


Seixal - Suspenso funcionário suspeito de corrupção passiva O funcionário da divisão de fiscalização municipal da câmara do Seixal, detido sexta-feira pela Polícia Judiciária (PJ) foi suspenso de funções e está obrigado a apresentações periódicas na PSP.

Ontem, na sequência da detenção, o gabinete de imprensa da Câmara disse à agência Lusa "desconhecer os factos e os indícios imputados ao funcionário" e acrescentou que vai, por isso, "proceder à abertura de um processo de inquérito".

Segundo informação divulgada pela PJ em comunicado, o homem, de 57 anos, suspeito de corrupção passiva, "foi detido em flagrante delito e presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas".

O gabinete de imprensa disse ainda que o funcionário foi detido durante o horário de trabalho mas sublinhou que a autarquia não conseguiu apurar se o homem estava em exercício de funções", e sabe apenas que "a deslocação do trabalhador até ao local" [onde ocorreu a detenção] não foi "determinada por superiores".

sexta-feira, novembro 05, 2010

MORALIZAÇÃO E JUSTIÇA - REFORMA OU SALÁRIO ?

ALFREDO MONTEIRO (Seixal ) , SALÁRIO's OU PENSÃO ?

Maria Emilia Sousa (Almada) , SALÁRIO's ou PENSÃO ?


João Lobo ( Moita ), SALÁRIO's ou PENSÃO ?
___________________________________________________________


Numa altura em que muitos arrastam a sua «juventude» a recibos verdes, e que vêm o seu futuro agriolhado pelas decisões das gerações instaladas , aquelas que continuam a fazer tudo por porrogar os seus privilégios.


Como se os "direitos adquiridos" não bastassem , ainda têm a lata de além de se terem reformado cedo , vai-se lá saber porquê ... não largarem nem por nada o poder e o desempenho de funções em empresas e em autarquias, ou empresas de autarquias... e que agora despoduradamente ( mas no enquadramento da lei ) acumulam salários e pensões.


Por isso , é de mínima justiça social e solidariedade a medida agora posta em prática e que em muito afectará gente nossa conhecida e o partido que servem e alimentam ...

- Ah pois é...

quinta-feira, novembro 04, 2010

A MANIA DOS EXOTISMOS


Uma girafa como imagem de marca da Câmara Municipal de Santiago do Cacém não é só mau gosto, é a demonstração cabal da anormalidade das cabeças que gerem estes concelhos a Sul do Tejo.

Parece ser a promoção a uma entidade privada , o Badoca Parque, por isso não nos admiremos de ver um leão do Circo Chen nos autocarros da Câmara de Setúlal , ou a águia Vitória nos da Câmara do Seixal.


Mas numa coisa me agrada a imagem que a Câmara de Santiago revela do seu municipio, e que é exactamente a mesma das autarquias CDU do distrito, é que para elas, a Margem Sul e a Península de Setubal mais não são que um daqueles enclaves Comunistas Africanos com uma peculiar interpertação da democracia e onde grassa o despotismo e a corrupção, isto à vista de todo o mundo, mas onde ninguém parece querer ver.

Foto Blogue Alentejo Litoral

quarta-feira, novembro 03, 2010

A MANIA DAS GRANDEZAS



É uma Estrada Nacional , liga o Seixal a Sesimbra , mais, é uma Estrada Nacional que num país civilizado e minimamente interessado em turismo deveria ter o estatuto de via turistica.

Era uma liagação fantástica cheia de natureza ,. alternando floresta com campos de cultivo , de um lado e de outro.

Mas foi completamente abandonada por quem de direito e transformada numa feira e num eixo de nucleos urbanos de génese ilegal.

É uma via perigosa, com muitos acidentes , sem uma ciclovia que proteja minimamente os inúmeros ciclistas que diáriamente fazem aquele percurso, muitos até estrangeiros.


Mas o que mais interessa pelo menos à Câmara do Seixal, não é pôr ordem naquele estado de coisas , mas sim
"encanar a perna à rã" parafraseando o camarada Jerónimo e qual foi a sua grande preocupação... "transformar" uma Estrada Nacional numa AVENIDA !!!

Há coisas fantásticas não há ?

terça-feira, novembro 02, 2010

SEIXAL , O DESERTO!


Pois aí está, e havia dúvidas ? O Seixal, sede de concelho está :

- Um deserto , envelhecido , que o Seixal cresceu muito em construção nova , mas não reabilitou os núcleos mais antigos.

- Um deserto de passantes desde que o terminal fluvial se mudou para bem longe.

- Um deserto no comércio porque o Rio Sul / Continente, o Leclerc, os Pingo Doce ... secaram tudo à volta .

- Um deserto paisagistico porque se construíu em tudo o que tinha verde e espaço para um manjerico , e se entaipou de prédios a baía.

- Um deserto em termos de náutica com as margens da Baía transformadas em cemitério de embarcações e as praias em depósitos de lixo.

- Um deserto nos Serviços porque Tudo se mudou para fora do núcleo histórico.

- Um deserto na dinamização cultural porque o Forum e a biblioteca fugiram também para a "nova centralidade".

- Um deserto de pessoas que ainda vai piorar com a "pedonização" prevista e a alteração de circulação toda orientada para as variantes directas à Quinta da Trindade e aos Estágios da Caixa Geral de Depósitos .

- Até as urbanizações de luxo têm sido um verdadeiro "flop" ...

A propósito de urbanizações de luxo, ainda não há muito se prometiam mundos de projecção e desenvolvimento no Seixal com o Centro de Estágios e com a Cidade maravilha projectada para a Quinta da Trindade e anunciada em primeira mão por essa referência chamada Vale e Azevedo em parelha com Alfredo Monteiro...

A realidade e a verdade aí estão.

Afinal o deserto da Margem Sul sempre existe , é o Seixal !

segunda-feira, novembro 01, 2010

ECO-SOLUÇÕES


«Há dois anos, a Google lançou o desafio: enviar para a empresa as melhores ideias para o mundo se transformar num sítio melhor, ajudando o maior número de pessoas possível.

A “cenoura” era um cheque de dez milhões de dólares. Foram apresentadas mais de 150 mil ideias oriundas de 170 países a este concurso baptizado de Project 10^100. Finalmente, conheceram-se há poucos dias os cinco projectos finalistas, que privilegiam a divulgação científica, a transparência governamental e um meio de transporte citadino totalmente “verde”
.

Trata-se de um meio de transporte original, em que cada pessoa se instala - praticamente deitada - numa cápsula transparente agarrada a um monocarril superior e que, para avançar, precisa que os seus utilizadores dêem aos pedais.

É um meio de transporte alternativo para as cidades, totalmente ecológico, que funciona apenas com a energia gerada pela propulsão humana.


Montante atribuído
: 1 milhão de dólares Site: http://shweeb.com/ (Fonte Público)