
Elegemos aqui como facto/instrumento do ano de 2005 o Google-Earth pelo que significa de acesso à informação geográfica global e o que tal significa e sua aplicação prática em termos locais permitindo aplicar à letra o lema "pense global, aja local".
A informação geográfica até agora limitada a serviços institucionais (e muitas vezes por eles instrumentalizada - caso de algumas autarquias) , passou a estar (GRATUITAMENTE!) ao alcance de Todos . E2stando ao alcance de Todos, Todos podem , em tempo actualizado ver o que se passa no espaço geográfico que o rodeia, suas transformações e projectos que se pretendem aplicar e enquadrá-los histórica e espacialmente.

Exemplo Península de Setúbal.
O Google-Earth permite ainda, que a nível local e geral se analisem transformações ao nível do ordenamento, da natureza, da orografia, permite conhecer melhor o espaço que nos rodeia e assim exigir responsabilidades, alertar para irregularidades, fundamentar queixas, omissões e ilegalidades.

Exemplo Torre de Belém e Restelo(clique na imagem para aumentar)
Claro que permite também explorar turisticamente locais distantes, programar férias ou "viajar" ludicamente enquanto se "navega" na net, mas , e sobretudo permite conhecer o espaço que desconhecemos porventura mais, aquele que nos rodeia e nos passa despercebido no dia a dia, do alienante casa-trabalho-casa, e que é afinal aquele que mais influi no nosso dia a dia e no dos nossos filhos.
Um instrumento para consultar, usar, actuar e exigir!